Pular para o conteúdo principal

O "FAROESTE CABOCLO", a épica canção da Legião Urbana na sétima arte


O ano de 2013 está sendo muito especial para os admiradores de Renato Russo e da sua Legião Urbana, em maio tivemos a sua cinebiografia “Somos Tão Jovens (2013)” e agora em cartaz nas salas de cinema próximas de seu lar, uma película baseada em um dos seus maiores sucessos, a épica “Faroeste Caboclo”. O diretor René Sampaio, em sua estreia cinematográfica, vindo do mundo da propaganda e marketing, mostrando a que veio com canção de Renato adaptada para a tela grande do cinema.

Pelos roteiristas José Carvalho e Paulo Lins, para contar a história de João de Santo Cristo e Maria Lúcia. Interpretados por Fabrício Boliveira e Ísis Valverde, respectivamente. Apesar de não ser uma adaptação literalmente da canção, o filme consegue pegar a sua essência. Contando a infância pobre de João com ódio crescendo em seu coração pela morte do pai pelo policial da cidade que morava,  posteriormente sua vingança sobre o mesmo e sua prisão na fundação Casa.


Solto ao completar 18 anos, pega o ônibus para a capital Brasília e encontrar um primo que nunca conheceu. Em uma comunidade humilde, encontra Pablo (César Troncoso). Um peruano que trafica drogas da Bolívia e as vende na periferia da cidade.  Daí é um pulo para João trabalhar com Pablo na venda das drogas. E na sua primeira venda, João é perseguido pela polícia local até entrar pela janela do quarto de Maria Lúcia. Seu encontro não poderia ser mais impactante para ambos. Ele nunca tinha visto uma menina tão linda e pura. 

E ela, ao mesmo tempo, assustada e admirada pela coragem dele invadir seu quarto e não fazer nada que pudesse machuca-la. Assim, o romance entre eles é inevitável, como declama Renato na canção. Uma história como esta sem vilões não tem graça e eles são vividos por Felipe Abib e Antônio Calloni, o traficante e playboy local Jeremias e o policial corrupto e padrinho Marco Aurélio (criado especialmente para o filme) respectivamente. 


O filme toma algumas liberdades artísticas em pró do mesmo. Porém, citações como a Winchester 22, arma usada por João e o encontro marcado para o duelo final entre ele e Jeremias na Ceilândia Lote 14 estão lá. Se você perceber uma certa influência de Quentin Tarantino em determinadas sequências, não é coincidência. O próprio Sampaio admitiu sua admiração por ele. 

Faroeste Caboclo” acerta na reconstituição de época, final dos anos 70 e inicio dos 80, excelente. Assim como no figurino. A trilha musical pontuada com o mais puro rock setentista e oitentista internacional e nacional. O destaque fica para a química do casal formado por Boliveira & Valverde. E sem deixar de mencionar a participação especial do saudoso Marco Paulo (01.03.1951 – 11.11.2012) como senador e pai de Maria Lúcia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Millie Bobby Brown é "ENOLA HOLMES (Netflix)"

Sherlock Holmes é um dos personagens da literatura mais adaptados, tanto no cinema quanto na televisão. O mítico ator Peter Cushing imortalizou o personagem e mais tarde o Homem de Ferro Robert Downey Jr. assumiu o cachimbo e o violino nos filmes “ Sherlock Holmes (2009)” e “ Sherlock Holmes: Jogo de Sombras (2011)”. Junto a ele, antes de se tornar o mago Doutor Estranho do UCM, Benedict Cumberbatch interpretou Holmes na serie britânica “ Sherlock (2010 a 2017)”.  Inclusive houve uma versão para os dias de hoje com o seriado “ Elementary (2012 a 2019)” com Jonny Lee Miller (o Sick Boy de “ Trainspotting: Sem Limites , 1996”) no papel.  Agora chegou a vez do Homem de Aço Henry Cavill dar a graça como o detetive mais perspicaz e inteligente do planeta.  Só que desta vez ele não é o principal. No caso, sua irmã mais nova Enola. Feita por Millie Bobby Brown , a Eleven da série Netflix “ Stranger Things (desde 2016)”. Onde ela retoma a parceria com o canal das redes socia...

O Provocativo "TITANE"

O cinema francês sempre surpreende, com obras que nos fazem refletir sobre a condição humana. Seja com François Truffault ou movimento Novelle Vague com Jean Luc Goddard, trouxeram um novo olhar sobre o que é ser uma pessoa na sociedade que vivemos. Estamos falando dos anos 60 e 70, onde tivemos uma revolução cinematográfica tanto no velho continente como nas Américas. Agora no século XXI, uma nova geração formada por Julia Ducournau com sua perspectiva sobre a humanidade em “ Titane (2021) ”. Ela se destacou no primeiro trabalho “ Grave ” em 2016, onde temos uma jovem estudante de medicina interessada em canibalismo.  Agora com “ Titane ”, Ducournau nos traz a pequena Alexia em viagem com pai e por distrai-lo, sofrem um acidente de carro.  Ela bateu a cabeça e precisou de uma cirurgia de emergência para colocar titânio para reconstruir seu crânio. Ganhando uma bela cicatriz acima da orelha. Após passar por uma longa recuperação, ao ver o carro que quase a matou, ela simples...