Pular para o conteúdo principal

"JOÃO & MARIA", O Conto de Fadas se torna Um Conto de Aventura & Ação

Nas nossas salas de cinema, em meio aos filmes que estão na corrida pelo Oscar deste ano, temos “João & Maria:  Caçadores de Bruxas (Hansel & Gretel: Witch Hunters, 2013)”. Dirigido por Tommy Wikola e estrelado por Jeremy Renner (o Gavião Arqueiro de “The Avengers :Os Vingadores, 2012”) & Gemma Atherton (“O Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo, 2010”). Seguindo uma fórmula criada pelos estúdios de Hollywood em filmar contos clássicos da literatura infanto-juvenil, transforma-los em películas mais atuais e alterando suas histórias originais (ou seria mostra-los como realmente são?).

Como bom exemplo disso temos “Branca de Neve & O Caçador (2012)” com Kristen Stewart, “A Garota da Capa Vermelha (2011)” com Amanda Seyfrield e “Alice no País das Maravilhosas (2010)” de Tim Burton. “João & Maria” segue a mesma formula. O conto infantil dos irmãos Grimm, onde duas crianças são presas por uma bruxa malvada em uma casa feita de doces para se tornar um filme que mescla ação, aventura e um pouco de terror. 

 
 

Tudo feito na medida certa para entreter o público. Assim ele começa com os dois presos e consequentemente destruindo a bruxa, queimando-a viva no forno da casa. Desse modo, os irmãos João (Renner) e Maria (Atherton) ficam famosos por toda a Europa e se tornando os caçadores de bruxas do título em uma abertura feito em desenho animado que já vale a entrada.

Introduzidos os personagens, eles rumam para uma cidade no interior europeu que está sofrendo ataques de bruxas onde elas estão raptadas as crianças de lá para um ritual, que pode torna-las invencíveis. São comandadas por Muriel, feita por Famke Janssen, a Jean “Fênix” Grey da franquia X-Men. Com isso, “João & Maria” funciona como um filme de aventura com toques de ação, suspense e terror, em especial para o excelente trabalho de maquiagem feito em cima das atrizes que fazem as bruxas. 

Como também no departamento de artes e efeitos visuais, na criação do simpático ogro Edward, que apesar de bruto na aparência tem um carisma que conquista a todos, em especial, Maria. O principal destaque fica para a dupla Jeremy Renner e Gemma Atherton, a química dos dois funciona perfeitamente onde cada um sabe aonde outro está para socorre-lo na hora certa. E o diretor Tommy Wikola que soube montar um roteiro que aproveita as melhores partes da história para criar uma película que diverte a todos na frente da telona.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

O Provocativo "TITANE"

O cinema francês sempre surpreende, com obras que nos fazem refletir sobre a condição humana. Seja com François Truffault ou movimento Novelle Vague com Jean Luc Goddard, trouxeram um novo olhar sobre o que é ser uma pessoa na sociedade que vivemos. Estamos falando dos anos 60 e 70, onde tivemos uma revolução cinematográfica tanto no velho continente como nas Américas. Agora no século XXI, uma nova geração formada por Julia Ducournau com sua perspectiva sobre a humanidade em “ Titane (2021) ”. Ela se destacou no primeiro trabalho “ Grave ” em 2016, onde temos uma jovem estudante de medicina interessada em canibalismo.  Agora com “ Titane ”, Ducournau nos traz a pequena Alexia em viagem com pai e por distrai-lo, sofrem um acidente de carro.  Ela bateu a cabeça e precisou de uma cirurgia de emergência para colocar titânio para reconstruir seu crânio. Ganhando uma bela cicatriz acima da orelha. Após passar por uma longa recuperação, ao ver o carro que quase a matou, ela simples...