Pular para o conteúdo principal

Em Uma Galáxia, Muito ... Muito Distante ... Ou Não?

Neste final de semana, temos o lançamento mais aguardado em blu-ray no mundo inteiro, a saga STAR WARS ou para os fãs de longa data, GUERRA NAS ESTRELAS. Voltando um pouco no tempo, vemos George Lucas preocupado com sua saga espacial. Percebendo que as futuras gerações não sabiam o que era “Guerra nas Estrelas”, lança em 1997 as edições especiais de seus filmes e dando um novo (e velho) nome: “Star Wars  Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)”; “Star Wars  Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)” e “Star Wars  Episódio VI: Retorno de Jedi (1983)”, em comemoração aos 30 anos da trilogia.

Além da restauração do som e imagem, Lucas adicionou novas imagens e falas que agradaram uma nova legião de fãs e criou um clima de desagrado entre os fãs mais velhos. Vamos citar algumas em ordem cronológica: “Uma Nova Esperança”: Quando Luke vai até Mos Eisley, temos uma visão do alto da cidade e vemos o landspeeder de Luke percorrendo uma avenida, dentre outros detalhes como, cidadãos e robôs cruzando o seu caminho.

O Império Contra-Ataca”: Ao sair de Cloud City, Darth Vader diz: “Bring my Shuttle! (tradução: “Tragam minha nave”)” e na edição especial foi substituída por “ Alert the Star Destroyer to prepare for my arrival! (tradução: “Avise o Star Destroyer sobre a minha chegada”)” com um voz mixada que lembrava a de James Earl Jones (voz oficial de Vader na saga). Um pecado para os fãs mais radicais.

Retorno de Jedi”: A cena final do filme em que a celebração pela vitória sobre o Império é mais longa com uma nova música é composta e nas imagens mostrando os planetas em que se passaram as aventuras de Luke e seus amigos. Temos também pela primeira vez a cidade imperial de Coruscant que até então só citada nos filmes. Mas em 2004, no lançamento da saga em dvd, Lucas comente o maior pecado entre fãs ao alterar a cena final em que mostra a redenção de Darth Vader, antes conhecido como Anakin Skywalker, ao lado de seus mestres Obi-Wan Kenobi & Yoda, temos o ator Sebastian Shaw representando esta imagem.  Mas a versão em dvd, temos a imagem de Hayden Christensen em substituição à de Shaw. A desculpa de Lucas é que esta é última lembrança de Anakin antes ir para o lado negro da força, quando era um cavaleiro jedi.


Daí temos a nova trilogia contando como Anakin Skywalker se torna Darth Vader. Conhecida como “Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)”, “Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (2002)” e “Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)”. Apesar de não ter o charme da clássica trilogia, conta bem a sua história. Infelizmente deixa alguns pontos que podiam ser mais explorados, como as guerras clônicas e outros que podiam ser esquecidos, como Jar-Jar Binks. Voltando ao lançamento em blu-ray, temos tudo isso e muito mais. As famosas cenas deletadas dos filmes clássicos como em “Retorno de Jedi” a cena de resgate de Han Solo é mais longa onde temos a imagem de todos entrando na Millenium Falcon e Luke em seu caça X-Wing, em meio uma tempestade de areia. Vemos também, Luke construindo o seu novo sabre de luz.

Como não poderia faltar, Lucas faz alterações nos Episódios I e II. Vendo problemas nas cores da imagem do lançamento em dvd e mudando o visual de Yoda entre os filmes, deixando-o mais “jovem”. Mas não para por aí, temos um “Não!” mais prolongado na cena em Darth Vader joga o Imperador no reator de energia da estação especial Death Star em “Retorno de Jedi”. Por essas e outras, me pergunto: “Vale o investimento?

            Para esta questão, como diz mestre Yoda: “Meditar sobre isso, eu irei...”


Comentários

  1. O george lucas ta cheirando legal ultimamente...
    Voces viram a cena original da ordem 66 do Blu-ray?
    Serio, quero socar o GL por ter tirado aquilo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Simplemente "TINA"

O que pode ser dito sobre Tina Turner ? Conhecida como a Rainha do Rock e a dona das mais belas pernas do mundo da musica. Hoje aos 81 anos, não faz mais shows como antigamente. Aproveita a aposentadoria para cuidar da sua saúde. Após sofrer um derrame, vencer o câncer e uma insuficiência renal onde precisou se submeter a um transplante em 2017. Sobreviver e lutar pela vida faz parte do dicionário pessoal de Tina.  Desde o casamento abusivo com Ike Turner e a traumática separação, onde precisou começar do zero sua carreira. Ainda tendo que lidar com  o preconceito da indústria fonográfica, que não acreditava no seu talento sem a presença de Ike. Na época, tinha 39 anos.  Comprovado em 1984 com o sucesso mundial do disco “ Private Dancer ”. Dai sua carreira deslanchou de vez, consolidada com o tema musical composta para “ Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985)”, “ We Don’t Need Another Hero ( Thunderdome )”. Onde inclusive atuou fazendo a vilã da película, Auntie Enity....