Pular para o conteúdo principal

Dia 13 de Julho de 1985, oficializado como "DIA MUNDIAL DO ROCK"

Hoje é o dia mundial do rock. Mas você sabe por quê?

Foi um cara chamado Bob Geldof, vocalista da banda “The Boomtown Rats”, cujo o maior hit é a canção “I Don’t Like Mondays”. Fez uma viagem pela África e deu uma parada em um pequeno país de lá, chamado Etiópia. Comovido pela pobreza extrema deles, em especial, o estado de fome em que ele se encontrava. Ao retornar a Londres, foi para a mídias da época (televisão, jornais, rádios), inclusive foi atrás da então ministra inglesa Margaret Thatcher, pedir ajuda à Etiópia.


Sem conseguir muito retorno deles, partiu para uma iniciativa única. Juntamente com Harvey Goldsmith (empresário de shows da época) e ajuda de amigos, ligou para os principais astros do rock e pop, e assim participarem do maior evento musical de todos os tempos, só comparado a Woodstock. Eles conseguiram fechar dois concertos simultâneos (um em Londres, Wembley Arena; e outro na Filadélfia, JFK Stadium). Apesar de todos os problemas envolvidos na produção dos mesmos, como por exemplo, a data original era no dia 06 de julho, que só foi alterada por causa de Bruce Springsteen. Porque a sua esposa Patti Scialfa, estava grávida e teria um bebê no mesmo dia.


Com todos percalços resolvidos (logística do show, patrocínio, os artistas, etc). Ainda faltava “Grand Finale” para o espetáculo, Geldof queria Paul McCartney para o encerramento do show em Londres e até o presente momento, não optido sucesso na confirmação de sua participação. Até que Bob recebeu uma ligação de Paul, pedindo para ele fosse até a sua casa em Sussex para uma conversa a respeito do show. Para sua surpresa, ao conversar com ex-Beatle, o mesmo confirmou que iria participar mas que a príncipio estava temeroso pois fazia algum tempo que não se apresentava ao vivo.

Para seu conforto, Geldof disse que haveria no palco apenas um piano e Paul tocaria “Let it Be”. Deixando assim McCartney mais tranqüilo a respeito. Com cast completo, temos assim o melhor da música na época e um evento marcado por encontros únicos. Por exemplo, a volta do Led Zeppelin com Phil Collins e Tony Thompson (Chic) nas baquetas. Mick Jagger & David Bowie (“Dancing in the Street”) juntos em Londres e fazendo uma ponte aérea, sir Jagger dueta com Tina Turner (“It’s Only Rock’n’Roll”) na Filadélfia. Queen viajando da Austrália para Londres e estourando o tempo no palco (15 minutos), fazendo como muitos falam, o melhor show do evento.


E assim se sucedeu o maior evento musical de todos os tempos, o Live Aid. Com ingressos totalmente vendidos nos dois shows e uma arrecadação superior de 80 milhões de dólares junto com ligações feitas (estilo criança esperança). Sendo assim, Bob Geldof conseguiu atingir o seu objetivo em ajudar um país em estado extremo de pobreza. Assim temos, o dia mundial do rock.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Simplemente "TINA"

O que pode ser dito sobre Tina Turner ? Conhecida como a Rainha do Rock e a dona das mais belas pernas do mundo da musica. Hoje aos 81 anos, não faz mais shows como antigamente. Aproveita a aposentadoria para cuidar da sua saúde. Após sofrer um derrame, vencer o câncer e uma insuficiência renal onde precisou se submeter a um transplante em 2017. Sobreviver e lutar pela vida faz parte do dicionário pessoal de Tina.  Desde o casamento abusivo com Ike Turner e a traumática separação, onde precisou começar do zero sua carreira. Ainda tendo que lidar com  o preconceito da indústria fonográfica, que não acreditava no seu talento sem a presença de Ike. Na época, tinha 39 anos.  Comprovado em 1984 com o sucesso mundial do disco “ Private Dancer ”. Dai sua carreira deslanchou de vez, consolidada com o tema musical composta para “ Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985)”, “ We Don’t Need Another Hero ( Thunderdome )”. Onde inclusive atuou fazendo a vilã da película, Auntie Enity....