O
natal é uma época mágica. Toda família reunida e amigos que há tempos não vemos,
retomam o contato. É um momento em que a cultura pop soube aproveitar. Seja no
cinema, seja nos especiais de TV. No último final de semana, o programa
humorístico “Saturday Night Live”
celebrou o natal com um sketch que celebrando os 35 anos de um dos melhores
filmes sobre o tema, “Esqueceram de Mim”. Lançado originalmente
em novembro de 1990. Com a musa pop Ariana Grande em lugar do protagonista original
Macaulay Culkin. Os dois
interpretaram o endiabrado Kevin McCallister. Como você deve se lembrar, ele é
esquecido em pela própria família no fim de semana do natal. Entre tios e
primos, é deixado para trás, já que todos foram para a cidade luz Paris, passar
o feriado.
Absolutamente sozinho, ele aproveita para fazer tudo o que o pai Peter (John Heard) e a mãe Kate (Catherine O’Hara) não deixam fazer. Além de invadir o quarto do seu irmão mais velho Buz (Devin Ratray). Lá tem tudo o que ele não pode mexer, como o lagarto de Buz. Em meio a isso, a dupla de ladrões formado por Harry (Joe Pesci de “O Irlandês, 2019”) e Marv (Daniel Stern) planejam roubar as casas no entorno do bairro próximo à residência dos McCallister. Durante o voo para Paris, Kate faz a checagem com Peter de seus filhos e familiares. Percebe que alguém está faltando e berra desesperadamente: “Kevin!”. Correndo contra o tempo, para conseguir um voo de volta para Chicago. Já o pequeno garoto curte a vida adoidado em casa.
Porém, percebe um movimentação estranha. Uma van parada em frente da sua casa. Por isso, se esconde. Harry e Marv a invadem para verificar se ela está realmente vazia. Faz com que Kevin prepara armadilhas que eles não roubem os pertences da família. Além de conseguir um aliado improvável. Seu solitário vizinho Marley (Roberts Blossom) é tido por todo como um lunático. Assim começa a aventura de Kevin para proteger sua morada em “Esqueceram de Mim (Home Alone, 1995)”. Dirigida por Chris Columbus, que mais tarde realizaria a saga do jovem bruxo Harry Potter, com roteiro e produção de John Hughes.
Este ganhou notoriedade no cinema ao produzir e dirigir filmes sobre a adolescência anos 80 na terra do tio Sam como “O Clube dos Cinco (1985)” e “Curtindo A Vida Adoidado (1986)”. Uma trama voltada para família que traz aquele sentimento de ajudar o nosso próximo. No caso, Marley está sozinho por ter brigado com o filho. Kevin se sensibiliza e busca um meio para reconcilia-los. Já do seu lado, sente falta dos irmãos e dos pais. Em especial, Cate. Esta faz das tripas do coração para reencontrar o filho. Inclusive pegando carona com um grupo de música polca. Entre eles, o saudoso John Candy (31.10.1950 – 04.03.1994). Aqui engrandecendo o vínculo entre mãe e filho. O melhor fica para as armadilhas de Kevin, Harry e Marv sofrendo horrores. Em especial o ultimo com marcas pelo corpo. Em especial, o ferro de passar roupas em seu rosto.
Já Harry fica com a fechadura quente, marcando sua mão. A empreitada rendeu a continuação “Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York (Home Alone 2: Lost in New York, 1992)”. Agora os McCallister estão de viagem marcada para Miami. Desta vez, Kate fica de olho em Kevin. Já que este não está muito animado com a viagem. Porém, seu pai não programa o despertador e todos correm para pegar o voo à tempo. Durante a correria, Kevin acaba pegando o voo para Nova York. Carregando a mochila de Peter com seus cartões e dinheiro. Já sua família ao chegar à Miami, percebem que o esqueceram novamente. Kate descobre o paradeiro do filho e todos vão para Nova York. Kevin aproveita para conhecer a Big Apple indo ao Central Park e se hospedando no Plaza Hotel. O gerente Hector (Tim Curry) fica de olho nele e pede o auxílio do boy Cedric (Rob Schneider). Em seus passeios, conhece uma sem teto (Brenda Fricker) com quem faz amizade.
E como não poderia ser diferente, Kevin atrai confusão. Harry e Marv acabaram de sair da prisão e estão pela cidade. Os caminhos deles se cruzam. Assim a dupla busca se vingar do jovem. Somado ao plano de Harry para roubar a maior loja de brinquedos de NY. Daí o mote inicial em “Perdido em Nova York”, sai da residência dos McCallister em Chicago e trazendo as peripécias de Kevin para dentro do Plaza Hotel. Estendendo as armadilhas para Cedric e Hector, com este buscando uma justificativa para expulsa-lo do hotel. Entre idas e vindas temos a participação especial do atual Presidente dos EUA, Donald Trump. O tom familiar fica mais forte com a presença de Kate e o encontro com Kevin na frente da arvore de natal no Rockefeller Center. Toda família hospedada no Plaza e Peter surpreendido com as despesas do cartão. Gritando: “Kevin!”. Os filmes contam com a presença do irmão de Macaulay, Kieran Culkin, como o primo Fuller. Para posteriormente se destacar como Roman Roy da série HBO “Sucession (2018 a 2023)” e no filme “A Verdadeira Dor (2024)”, pelo qual levou para casa a estatueta do Oscar como Melhor Ator Coadjuvante.

Comentários
Postar um comentário