Pular para o conteúdo principal

O Clássico da Literatura "O MORRO DOS VENTOS UIVANTES" por Emerald Fennell

Uma das obras mais celebres da literatura mundial, o romance “O Morro dos Ventos Uivantes” de Emily Bronte. Escrito originalmente em 1847, o conto traz a paixão avassaladora entre Heathcliff e Catherine Earnshaw. Os dois se conhecem na infância e criaram uma conexão muito forte.  Ele e o pai trabalham para a família de Catherine. A relação sofre uma virada quando a jovem é oferecida para um casamento arranjado. Fazendo que Heathcliff sumir da vista de todos. Passados alguns anos, ele retorna como um homem de posses e adquire a propriedade do pai de Catherine. Todo um plano muito arquitetado por Heathcliff para se vingar de seus algozes. Até de Catherine, que foi convencido que ela não o amava como antes. Assim temos o mote inicial deste clássico da literatura mundial. Sendo adaptado tanto para o cinema quanto para a televisão. 

Em 1939 tivemos a versão dirigida por William Wyler e estrelado pela lenda do cinema, sir Laurence Olivier. Em 1992 tivemos a versão com o jovem Ralph Fiennes (antes de se tornar Aquele Que Não Pode Ser Nomeado na saga Harry Potter) e a futura musa do cinema francês Juliette Binoche. Já nos anos 2000, a minissérie (2009) com Tom Hardy e Charlotte Riley. Com isso dito, temos a nova versão adaptada e dirigida por Emerald Fennell (Oscar de Melhor Roteiro Original por “Bela Vingança, 2020”). Seu olhar diferenciado e perspicácia trouxe um frescor à sétima arte. A visão feminina de um modo mais visceral e cheia de atitude. A barbie Margot Robbie assume o papel de Catherine e o Frankenstein Jacob Elordi é Heathcliff. Fennell deixa o tom da trama focado no sofrimento do casal que se ama intensamente, desde a infância. 

Com o destino sempre se pondo no caminho deles. Não ficam juntos e infelizes dentro de si. O afastamento só piora e mais fragilizada, Cathy sente que pode ama-lo. Já que ele retornou, se tornou um homem de posses, adquirindo a propriedade que era do pai dela. Cathy se casou com Edgar Linton (Shazad Latif) e Heathcliff viajou pelo mundo. A união dela lhe proporcionou riqueza. Vivendo do bom e o melhor ao lado de Edgar e se tornando a melhor amiga da irmã dele, Isabella (Alison Oliver). Um ar de inocência que esconde perfeitamente sua verdadeira persona. Já o pai dele, lord Earnshaw (Martin Clunes), perdeu toda sua fortuna no vicio em jogatina. 

Vivendo às custas de Edgar e exibindo os dois lados da nobreza local. A vida suntuosa de Edgar e Cathy contrasta com as ruinas da moradia de Earnshaw. Antes disso, vivenciamos com ela e Heathcliff se aproximaram. Adotado pelo lorde, ele se torna o brinquedo de estimação da menina. Aqui vividos por Owen Cooper (da minissérie “Adolescência, 2025”) e Charlotte Mellington respectivamente. São vigiados de perto por Nelly. Aqui feita por Vy Nguyen na adolescência e Hong Chau (“A Baleia, 2022”) já adulta. Esta se torna o olhar do espectador para acompanharmos as idas e vindas do casal. Que se apaixonam quando crianças e na vida adulta, não consumam a relação. 

Robbie está excelente como a menina mimada, cheia de marra. Ao mesmo tempo, manipuladora. Que faz uso da sua beleza e carisma para encantar a todos. Já Elordi é o Homem Bruto (como é chamado por Cathy nos 136 minutos da película). Que não sabe ler e escrever, mas tem a perspicácia para ver quem sua amada é. Ao mesmo tempo, se aproveitar de Isabella. Ciente que ela não tão santa quanto aparenta ser. A trama criada por Fennell tem como base o texto de Bronte, nos proporcionando sua visão sobre a obra. A opulência da mansão de Linton contrasta com as ruinas do castelo de Earnshaw. Além do jogo de intrigas entre os envolvidos. Com Nelly alimentando a discórdia.

Tendo ao fundo, o excelente trabalho da designer Suzie Davies e a equipe da direção de arte liderada por Caroline Barclay. Um embate entre as cores quentes e frias, representada pelo vermelho na residência Lunton. Somada aos tons pasteis da direção de fotografia de Linus Sandgren e o figurnino criada por Jacqueline Durran. Os vestidos usados por Margot são de encher os olhos e a sobriedade do vestuário masculino com Jacob. O destaque fica para a atuação de Owen. Como o jovem que sofre os piores tipo de abuso (em especial, psicológico), para exibir seu amor incondicional a Cathy.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...