A sétima arte sempre rendeu boas parcerias. O contador de histórias George Lucas e o mago Steven Spielberg, o mestre Martin Scorsese e o icônico Robert De Niro e os galãs George Clooney e Brad Pitt. Destes últimos, podemos citar Matt Damon e Ben Affleck. Amigos de infância que ganharam notoriedade com o drama “Gênio Indomável (1997)”. Escreveram o roteiro e atuaram juntos. Levando para casa, o Oscar de Melhor Roteiro Original daquele ano. Suas carreiras deslancharam. Damon se tornou o desmemoriado Jason Bourne e Affleck se tornou um grande diretor em filmes como “Argo (2012)”. Ele também foi o Cavaleiro das Trevas Batman no Snyderverse do Universo Extendido DC. Em meio a isso, voltaram atuar juntos em “O Último Duelo (2021)” e “Air: A História Por Trás do Logo (2023)”. Agora retomam a parceria com o thiller policial “Dinheiro Suspeito (The Rip, 2026)”. Escrito e dirigido por Joe Carnahan.
Que é baseado num evento real. Através do relato de seu amigo e policial Chris Casiano. Que trabalhava como chefe do tático de narcotráfico da policia do condado de Miami-Dade. De acordo com a operação realizada em 29 de junho de 2016, numa residência localizada no bairro Miami Lakes. A reportagem do Miami Herald, concluiu o que seria uma operação de rotina sobre o trafico de drogas local, se tornou uma descoberta histórica de proporções gigantescas. Numa parede falsa da casa, escondida no seu sótão, sendo ativada através de um mecanismo. Ao arromba-los, se vê 24 baldes de construção civil. Contendo 24 milhões de dólares. Lacrados e contabilizados em notas de cem dólares.
O protocolo é a contagem manual por duas vezes. Para poderem sair de lá e relatarem aos superiores. Chamando atenção é o tempo que Casiano e sua equipe ficaram no local. Mais de 42 horas e o cão que farejou o dinheiro. Ele foi treinado para isso e sentiu o cheiro, antes mesmo dos policiais descobrirem. Isso foi uma parte do ingrediente do conto escrito por Carnahan e Michael McGrate. Com autorização de Chris, fizeram uso do seu drama pessoal. A morte do filho Jake aos 11 anos em 2021, devido a um câncer. Sendo uma das motivações do personagem de Matt, o policial Dane Dumars. Que investiga a morte da capitã Jackie Velez (Lina Esco), já que trabalhavam juntos na equipe tática contra o tráfico. Eles são investigados se houvesse vazamento de informações.
O FBI interroga cada um deles. As investigadoras Numa Batiste (Teyana Taylor de “Uma Batalha Após A Outra, 2025”) e Lolo Salazar (Catalina Sandino Moreno), os detetives Mike Ro (Steven Yeun, o eterno Glenn do seriado “The Walking Dead, 2010 a 2022”) e JD Byrne (Affleck). Este é o principal suspeito, já que ele e Jackie namoravam. Apesar de tudo, Dane e equipe atendem a um chamado. Apreender um montante de dinheiro que pertence ao cartel de drogas. Que pode estar escondido num conjunto residencial na cidade. Chegando lá, conversa com a dona da casa Desi Molina (Sasha Calle). Em meio a isso, Dane conversa separadamente com seus comandados. Quando questionado, sobre os valores, lhes diz somas diferentes. Isso é um indicativo para descobrir quem é o informante. Mais popularmente conhecido em nossa terra brasilis como X9.
Daí a trama inicial de “Dinheiro Suspeito”. Carnahan aproveita para nos trazer um ótimo thriller policial das antigas, como “Serpico (1973)”. Todos são suspeitos, Incluindo Dane. Ele se desentende com JD. Aqui a amizade de longa data se faz presente, Matt e Ben, exibem sintonia em cena. As suspeitas das ações de cada um, podem exibir que seus personagens são corruptos. Assim como Numa e Lolo, são convencidas por Dane, aceitarem a propina. Um verdadeiro jogo de gato e rato, onde as aparências enganam. A tensão crescente só aumenta com a desconfiança dos envolvidos. Como no ataque à casa, que imaginado por eles, foi realizado pelo cartel que controla as drogas. Mas fica a dúvida, se foram mesmo ou não? Envolvente até o ato final, que pode surpreender o espectador mais desatento. Completam o elenco Kyle Chandler como o agente DEA Matty Nix e Scott Adkins é o agente do FBI Del Byrne, irmão de JD.

Comentários
Postar um comentário