Pular para o conteúdo principal

A Reconciliação Familiar em "VALOR SENTIMENTAL"

A vida real e o imaginário as vezes se confundem. Mas os dois estão entrelaçados. Já que algumas lembranças a um certo misticismo, pois as pessoas não se lembram completamente delas. Assim temos a introdução para o drama “Valor Sentimental (Sentimental Value, 2025)”. Dirigido por Joachim Trier, que escreveu o roteiro ao lado de Eskil Vogt. Eles nos trazem o conto de Nora Nora Borg (Renate Reinsve) em sua estreia no teatro e tendo um ataque de pânico. Ao mesmo tempo, ela relembra seus traumas de infância. Ela e a irmã Agnes (Igna Ibsdotter Lilleaas) moravam na casa da família Borg em Oslo (Noruega). Ela relata sua construção e o convívio familiar até o momento em que seus pais Gustav (Stellan Skarsgard, o barão Harkonnen da saga “Duna”) e Sissell (Ida Marianne Vassbotn Klasson) se separaram.

Gustav se tornou um renomado diretor de cinema. Que deixou marcas na sua vida e de Agnes, já que se distanciaram. Praticamente criadas pela mãe, que era psicóloga. Descobrindo os segredos e as histórias sobre a casa. O falecimento dela traz o reencontro com o pai. Tentando se reaproximar de Nora, oferece o papel principal em seu novo filme. Porém, está afastado há quinze anos das câmeras. Os dois discutem, apesar do que Gustav diz. Escreveu o roteiro pensando na filha. Mesmo assim, ela se recusa a fazê-lo. Faz o mesmo com Agnes. Eles mantiveram relativo contato, Nora fazia a pesquisa de campo para o pai. A personagem do filme é baseada na mãe de Gustav, Karin. 

Ela foi presa na Alemanha Nazista de Hitler. Gustav é convidado para uma retrospectiva de seus filmes num festival cinematográfico. Lá conhece a atriz norte-americana Rachel Kemp, feia por Elle Fanning (“Predador: Terras Selvagens, 2025”). Ela se emociona com um dos filmes e os dois conversam. Gustav se convence que ela pode interpretar o papel que a filha recusou. E também um meio para financia-lo com sua presença. No caso, a Netflix. Assim iniciam os ensaios e Rachel vai se conectando. Descobrindo mais sobre a personagem e personalidade Gustav. Este vai percebendo como perdeu o contato com Nora e Agnes. Assim Trier nos leva a essa dinâmica de uma família disfuncional. Já que o pai deixou o convívio com a esposa e as filhas para substitui-las por uma equipe de filmagem. 

Vivenciar o auge como cineasta. Após anos separados e no fim de carreira, assume seu erro tentando recuperar o amor das filhas. O filho de Agnes, Erik, se tornar a justificativa para que isso aconteça. Já que ele lembra de quando Agnes atuou em um dos seus filmes. Foi quando os dois se sentiram contactado como pai e filha. Já Nora teve problemas psicológicos com a separação. Uma aparente tentativa de suicídio, mesmo assim se tornou uma atriz talentosa. A recusa dela se dá pelo ressentimento com o pai, incluindo por não ter lido o roteiro do filme.

A cumplicidade em cena da dupla Stellan e Renate está perfeita. O primeiro cheio de remorso e a segunda exibe todo seu ressentimento. Além do seu abalo emocional. Ao final, os dois se entendem e se perdoam. Ao mesmo tempo, Trier faz uma singela homenagem à sétima arte. Com Gustav refletindo sobre a própria carreira. Já que o tempo em que ficou parado, sua dinâmica mudou bastante. Exemplificado com a presença de seu velho parceiro de trabalho, o fotografo Peter (Lars Väringer) e seu empresário e melhor amigo Michael (Jesper Christensen, o Mr. White da saga James Bond). 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...