Pular para o conteúdo principal

"O CONDE DE MONTE CRISTO", de Alexandre Dumas ganha uma nova versão para o cinema

Nos últimos anos, a obra do escritor francês Alexandre Dumas tem ganhado novas versões para o cinema. No caso, um dos seus contos mais notórios sobre o jovem D’artagnan e seus amigos mosqueteiros Athos, Porthos e Aramis. Em abril de 2023, sua história é praticamente adaptada na integra com as ótimas sequencias de luta e duelos de espada. Ganhando o título “Os Três Mosqueteiros: D’artagnan”, comentamos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2023/04/a-nova-versao-do-classico-de-alexandre.html. E a conclusão em “Os Três Mosqueteiros: Milady” com D’artagnan realizando seu sonho e lutando ao lado de seus amigos contra uma inimiga mortal em dezembro do mesmo ano. 


Para saber mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2023/04/a-nova-versao-do-classico-de-alexandre.html. Agora retornamos ao mundo de Dumas com o drama romântico “O Conde de Monte Cristo (Le Comte deMonte-Cristo, 2024)”. Dirigido e adaptada pela dupla Matthieu Delaporte & Alexandre de La Patellière. Eles nos trazem o conto do jovem marinheiro Edmond Dantès, vivido por Pierre Niney, que contraria seu capitão, Danglars (Patrick Mille), ao resgatar uma mulher em meio ao mar mediterrâneo. Ela se chama Angèle (Adele Simphal), procurada pelo governo francês por ser simpatizante do deposto Napoleão. 

A suspeita é que a mesma carrega uma carta escrita por ele aos seus apoiadores. De volta à Marselha, Danglars discute em juízo sobre as atitudes de Edmond. O juiz do caso dá razão ao jovem e o capitão é afastado. Dantés é nomeado seu substituto. Feliz, vai ao encontro de sua noiva Mercedes Herrera (Anaïs Demoustier). Ao lado deles, seu melhor amigo Fernand de Morcerf (Bastien Bouillon). Este nutri sentimentos por Mercedes, esconde seu descontentamento com o casamento dela. Ainda mais por ter sido para ser chamado para ser o padrinho deles. No dia do casamento, Edmond é preso. 

Acusado de ser bonapartista, ele alega inocência. O responsável pela acusação Gérard de Villefort (Laurent Laffite) está pressionado. Angèle é sua irmã. Dantes a conhece, para evitar que isso lhe cause problemas se une a Danglars e Fernand. Eles arrumam um modo para acusá-lo como traidor da nação, já que ele estaria de conluio com Angèle. Por isso, é preso em uma pena perpetua na Fortaleza de If. Lá conhece outro prisioneiro, o Abbé Faria (Pierfrancesco Favino). Ele é um homem culto, que ensina Edmond como se portar na alta corte. Além de esgrima e educação formal. Abbé compartilha um segredo, que está planejando a fuga de If. Cavando um túnel entre suas celas em direção ao mar. 

Ao mesmo tempo, comenta sobre o Conto de Monte Cristo. Um homem de fortuna incalculável e sabe a localização exata de sua ilha. Este já falecido, ela nunca foi encontrada. Durante a escavação, o túnel cede. Abbé é atingido e morre devido aos ferimentos. Eles são vigiados diariamente até verem que Faria está morto. É a chance de Edmond escapar e realizar o sonho de seu velho amigo. Mas antes retorna a Marselha, descobre que seu pai morreu e o amor da sua vida se casou com Fernand. A partir daí, planeja sua vingança. 

Chegando à ilha, se autoproclama como Conde de Monte-Cristo. Assim temos a trama da película que adapta o conto de Dumas. Um verdadeiro jogo de gato e rato. Com Edmond agindo nas sombras para atingir seus inimigos do pior modo. Lhes tirando tudo o que é mais precioso, suas fortunas. Na frente de seus desafetos, se apresenta como eles. Pessoas ricas e sem coração. A vingança tomou conta de seu coração e cada passo dado, vai percebendo que se tornou pior do que os próprios. Passando por cima de aliados para atingir seus objetivos. Os jovens Andrea (Julien de Saint Jean) e Haydée (Anamaria Vartolomei).

O primeiro é o filho bastardo de Danglars. Já ela teve o pai assassinado por Fernand, e se apaixona pelo filho dele com Mercedes, Albert (Vassili Schneider). Edmond vê a oportunidade perfeita para se vingar daqueles que mais confiou na vida. Porém, Andrea e Haydé abrem seus olhos, que ele já foi uma pessoa boa e integra. Tomado pela dor, pelo ódio e  bem afortunado. Não medindo as consequências do que está fazendo.  No ato final da película, Dantes reflete que se sacrificou por algo insano e que poderia ter feito diferente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...