Pular para o conteúdo principal

A impactante minissérie "ADOLESCÊNCIA"

A relação entre os nossos jovens com as redes sociais cada vez ganham mais espaço. O debate é quase diário. Onde está o limite para que eles possam acessa-las, sem que interfiram diretamente nas suas vidas? Bem como sua liberdade de escolha e de expressão. A velocidade como a informação chega tanto para você quanto para este que vos escreve é impressionante. Mais rápido que a velocidade da luz. Aí está o porém, o seu formato. Desde o primeiro click, ela foi perdendo sua essência original. Por isso, a juventude atual, passa mais tempo nas redes sociais e se afastando de seus familiares.

Assim chegamos a minissérie “Adolescência (Adolescence, 2025)”, criada por Jack Thorne e Stephen Graham. Onde o ultimo é Eddie Miller, que possui uma empresa de limpeza, que é surpreendido com a esposa Manda (Christine Tremarco) e a filha Lisa (Amelie Please) com a prisão do filho de 13 anos, Jamie (Owen Cooper). Já que sua casa foi invadida pela polícia da sua cidade no interior da Inglaterra. Ele é acusado pelo assassinato de Katie Leonard. Eles estudam na mesma escola, mas não são próximos. No interrogatório, Jamie ao lado do pai e o advogado, o detetive Luke Bascombe (Ashley Walters) e a policial Misha Frank (Faye Marsay), questionam o que fez na noite do crime.

Responde que encontrou com os amigos Tommy e Ryan, e depois ficou andando pelo centro da cidade. Não se recordando quando chegou em casa. Eddie é perguntado, diz que chega em casa depois das oito horas da noite. Viu o quarto do filho com a porta fechando, acreditando que ele já estava em casa. Com imagens gravadas por câmeras de segurança por toda cidade, vemos Jamie seguindo Kate até o fatídico ocorrido. Elas comprovam que os dois se falaram e que o jovem a atacou com facadas que causaram sua morte. Por isso, ele é preso. Fazendo com que o pai tenta apoia-lo e provar sua inocência. 

Dai o mote inicial de “Adolescência”. Ela abre uma discussão que ocorre neste momento. Como os pais de nossos jovens devem acompanhar, sem que interfiram nos seus direitos de ir e vir. Thorne, conhecido pela serie HBO “His Dark Materials (2019 a 2022)” e a franquia Netflix “Enola Holmes”, aqui retoma a parceria ao lado de Graham (ele fez o Scum na franquia “Piratas do Caribe”). Trazendo à tona, algo que ocorre no dia a dia das pessoas. Quando o bullying, a masculinidade toxica, o preconceito racial e de gênero ocorriam na nossa frente. Agora eles estão presentes digitalmente. 

O melhor exemplo é o instagram. Onde postamos fotos do nosso cotidiano. Seja um momento de lazer, seja no horário de trabalho. Deixando bem claro, que nas redes sociais há um dialeto próprio. Onde os pais não entendem seu conteúdo. Isso é exemplificado pelo filho de Bascombe, ao explicar o que significa os emojis nos comentários de Kate nas fotos de Jamie no instagram. Evidenciando uma agressividade da parte dela. O que nos leva aos Incel. Onde ovens que se tornam celibatários involuntários. Uma subcultura virtual, em que dizem incapazes de encontrar seu parceiro. Seja a sério ou casual. 

Sendo formado por sua maioria por homens heterossexuais. Isso é bem exemplificado no terceiro e tenso episódio, na sessão entre Jamie com a psicóloga Briony Ariston (Erin Doherty). Aqui o destaque fica para a atuação de Owen em sua estreia. Ele transmite toda revolta, dor, duvidas e raiva por estar preso. Percebe-se que tenta manipula-la. E vemos como os pais se culpam pela situação do filho. Apesar de suas personalidades fortes, Manda e Eddie tentaram seu melhor para cria-lo. A minissérie foi filmada em plano sequência. Acompanhamos o conto praticamente sem cortes. Graças ao trabalho do diretor Philip Barantini que soube conduzir a equipe e o elenco, que envolve o espectador. Para ter uma perspectiva de todos os lados da história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...