Pular para o conteúdo principal

"NOSFERATU", O Clássico do Terror Ganha Uma Nova Visão Por Robert Eggers

O conto “Drácula” de Bram Stoker sempre atraiu a atenção do público. Um ser imortal que precisa de sangue para sobreviver, ao mesmo tempo, um encanto para atrair pessoas. Misturando misticismo e romance, o conde da Transilvânia ganhou sua primeira versão para o cinema em 1922 por FW Murnau, a película se tornou um marco do expressionismo alemão. Sendo considerado um clássico do terror e sendo referencia para cineastas como Robert Eggers. Conhecido por filmes como “A Bruxa (2015)” e “O Farol (2019)”, ele nos brindou com sua visão sobre o cinema de horror e suspense. Renovando o gênero, onde mescla o que foi feito antigamente com a tecnologia de hoje. 

Os citados anteriormente parecem ser “filmes antigos”, Eggers traz o analógico de uma forma moderna sem perder sua essência. É assim que chegamos à sua versão para o clássico “Nosferatu (2024)”. Adaptando o roteiro escrito por Henrik Galeen e a história de Stoker, agora com Bill Skarsgärd (o Pennywise da franquia “It”) como o conde Orlok. Que está de saída do seu lar na Transilvânia para ir morar na idílica cidade de Wisborg (Alemanha). Ele tem como contato com o agente imobiliário Knock (Simon McBurney) que envia o ambicioso Thomas Hutter (o jovem mutante Fera Nicholas Hoult). 

Este tem como missão levar os documentos que o conde precisa assinar os documentos de posse da propriedade, uma antiga mansão abandonada. Com a promessa de Knock, que será promovido dentro da empresa. Thomas se casou com Ellen (Lilly-Rose Depp, a filha do pirata Johnny Depp). Ela tem um passado obscuro, já que na sua juventude invocou o espirito de Orlok. Que clama por este vinculo, onde ela deve deixar o mundo dos vivos para ratificar a união deles. Contrária a viagem de Thomas, ela fica sob a proteção do casal Friedrich e Anna Harding, vividos por Aaron-Taylor Johnson (“Kraven: O Caçador, 2024”) e Emma Corin (a jovem Princesa Diana na série “The Crown”) respectivamente. 


Durante o percurso, Thomas sente que há de errado. Mesmo assim sente em frente, para cumprir sua tarefa. Ao chegar na morada de Orlok, sente na pele sua influencia maligna. O contrato assinado não é da propriedade. E sim um documento que abre mão de seu casamento e cedendo Ellen para Orlok.  É aprisionado no castelo, enquanto o conde se dirige à Wisborg. Ellen sente sua presença, em seus sonhos descobre que o perigo está se aproximando. O casal Harding acreditando que sua amiga está enlouquecendo, chamam o medico Wilhelm Sievers (Ralph Inelson) para ajuda-los. Ele vê a situação de Ellen vai além das suas capacidades. Por isso chama seu mentor, o professor Albin Eberhart Von Franz, com o veterano Willem Dafoe no papel. 

Além da medicina se especializou em ocultismo. Ele percebe que uma má presença com eles, incorporada em Ellen. Assim temos o mote para “Nosferatu”, que vai além de ser uma refilmagem. Eggers mostra seu estilo único para representar o terror e o horror para enfrentar tal criatura. Fazendo uso das sombras e o clima soturno das localidades. O Conde vai surgindo em meio a isso, acentuando o clima de suspense e medo. Onde só vemos sua persona no tenso ato final. Skarsgärd está perfeito como o príncipe das trevas. Sua entoação vocal assusta até o espectador mais desatentado. Causando um frio na espinha ao falar. O destaque fica para Lilly, ela é a força motriz do filme. Os momentos em que Orlok domina seu corpo, são de arrepiar. E vendo sua culpa, já que foi Ellen que evocou este espirito do mal e entendendo que ela precisa se sacrificar para evitar o pior para a cidade e seu amado Thomas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...