Pular para o conteúdo principal

A Animação Consciente "ROBÔ SELVAGEM"

Vivemos tempos turbulentos. Sejam por guerras sem fim, seja pelo fato que as pessoas simplesmente descartam as outras. Como vimos recentemente na região metropolitana de São Paulo, um policial jogando uma pessoa de cima de uma ponte. Daí surgem animações como “Robô Selvagem (The Wild Robot, 2024)”, para nos lembrar que a humanidade não está só nas pessoas. Baseado na série de livros escrita de mesmo nome do autor Peter Brown, temos a robô ROZZUM 7134. Que num futuro próximo caiu em uma ilha no meio do oceano. E precisa conviver com a população local formada por animais.  A nave que a transportava e outros como ela, foi atingida por uma forte tempestade.

Abatida, ela caiu sobre um ninho de gansos. Vitimando quase a todos, menos um ovo. Seguindo sua programação ao cuidar de um ser vivo. O pequeno nasce e ganha o nome de Bico-Vivo, apesar de todas suas tentativas, Bico-Vivo não a deixa em paz. ROZ cuida dele do filhote como se fosse sua mãe. Como a se alimentar, nadar e especialmente a voar. Com o intuito que ele esteja preparado para a migração que os gansos fazem na mudança das estações na ilha. Ao protege-lo, conhece a raposa Astuto, que tenta comer Bico-Vivo. A desconfiança inicial vai se tornando um forte vínculo entre os três. 

Assim temos a trama inicial de “Robô Selvagem” dirigido por Chris Sanders, que adaptou o conto com o auxílio de Brown. Conhecido por animações como ‘Lilo & Stitch (2002)” e “Como Treinar Seu Dragão (2010)”. Juntos nos trazer uma história que reflete sobre maternidade, a diferença de raça e de gênero. Temas da atualidade, ao mesmo tempo, a presença da Inteligência Artificial em nosso cotidiano. ROZZ tem a voz de Lupita Nuong’o (a Nakia da franquia ‘Pantera Negra”), o mandaloriano Pedro Pascal é voz da raposa Astuto e o Bico-Vivo ganha a voz de Kit Connor (você vai lembrar dele como o pequeno Reggie Dwight / Elton John de “Rocketman, 2019)”. Para a dublagem brasileira temos Elina de Souza, Rodrigo Lombardi e Gabriel Leone respectivamente.

Nos passando a mensagem como estamos esquecendo que o amor é o que nos une. Mesmo diferentes, ROZZ, Bico-Vivo e Astuto formam uma família disfuncional de início, criam uma ligação forte e indivisível. Trazendo à tona, como a inferência do homem faz mal à natureza. Somada a dependência da tecnologia e a IA, faz com que perca sua humanidade. Praticamente programado para trabalhar e sobreviver. Isso é quebrado com o sentimento crescente de mãe por parte de ROZZ por Bico-Vivo. Ela “quebra” os protocolos de sua programação pelo amor que sente pelo pequeno ganso. 

Deixando bem claro que não importam as dificuldades a sua nossa frente, precisam enfrenta-las. No caso, Bico-Vivo tem asas muito pequenas o que dificultam seu voo. ROZZ faz tudo para que ele consiga voar como se deve para sua sobrevivência. Com a ajuda de Pescoçudo, o líder dos gansos na ilha, Bico-Vivo consegue superar seus problemas de voo. Com a voz do veterano ator inglês Bill Nighy (o pirata Davy Jones da franquia “Piratas do Caribe”) e Carlos Campanile como sua voz brasileira. Catherine O’Hara (“Os Fantasmas Ainda Se Divertem, 2024”) é mãe gambá Cauda-Rosa que aconselha ROZZ na criação de Bico-Vivo e o eterno jedi Mark Hamill faz o urso Thorn. Rosa Maria Baroli e Francisco Junior são suas vozes no Brasil respectivamente.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...