Pular para o conteúdo principal

A História Real "GUERRA SEM REGRAS" por Guy Ritchie

O cineasta britânico Guy Ritchie chamou atenção por estilo despojado em filmes como “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998)” e “Snatch: Porcos & Diamantes (2000)”. Onde vemos o submundo da terra do agora rei Charles.   O lado marginal de Londres, além do bom humor inglês. Ele retratou seu país, assim como Woody Allen faz com a cidade de Nova York.

Isso é exemplificado por filmes como “Rock’n’Rolla: A Grande Roubada (2008)”, “Rei Arthur: A Lenda da Espada (2017)”, “Magnatas do Crime (2019)” e a franquia “Sherlock Holmes”. Se aventurou na Disney com a versão live-action “Alladin (2019)” e firmou uma parceria com Prime Video nos filmes “O Pacto” e “Esquema de Risco: Operação Fortune”, ambos de 2023. Agora retomada com “Guerra Sem Regras (The Ministry of Ungentlemanly Warfare, 2024)”.

Baseado na história verídica sobre a criação das Forças Especiais do exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial. Na administração do Primeiro Ministro Winston Churchil. Acessando os arquivos oficiais, Guy ao lado dos roteiristas Paul Tamasy, Eric Johnson e Arash Amel também adaptaram o livro “Churchill’s Secret Warriors: The Explosive True Story of the Special Forces Desperadoes of WW II (2014)” de Damien Lewis.  Alternando fatos reais com ficção, Ritchie traz seu ponto de vista sobre este momento da história mundial. 

Em especial, porque o exército nazista está próximo da Inglaterra, prestes a invadi-lo. Para evitar que isso ocorra, Churchill, feito por Rory Kinnear (o Tanner da franquia James Bond com Daniel Craig), e militares da alta cúpula montam a Operação Postmaster. Um grupo de soldados capaz de destruir a ameaça nazista em solo britânico. Um pequeno detalhe: eles fariam algo, mas que moralmente é ilegal. O brigadeiro Gubbins (Cary Elwes) é responsável pela seleção. O primeiro da curtíssima lista é o espertalhão Gus March-Phillips, com o Superman Henry Cavill no papel.

Este recruta Anders Lassen (o Jack Reacher do seriado homônimo do Amazon Prime Alan Richtson), a espiã Marjorie Stewart (Eiza Gonzalez), seu protegido Terry Hayes (Hero Fiennes Tiffin) e Freddy Alvarez (Henry Goulding). Eles têm como missão, impedir que a frota de submarinos alemães UBoat recebam suprimentos e armamentos vindos de um porto espanhol na ilha Fernando Po. Eles tomam o Pacifico e impedem que reforços cheguem até a Europa. Para impedir que Hitler domine o continente, eles formam um grupo inusitado e bem-humorado, que faz uso de técnicas militares não convencionais. 

Qualquer semelhança com “Bastardos Inglórios (2009)” de Quentin Tarantino, não é mera coincidência. De acordo com os relatos secretos que se tornaram públicos em 2016, eles ficaram conhecidos por suas ações enérgicas e de certo modo, audaciosas. Que chegaram a mudar o curso da guerra. De modo não convencional. Além de responderem diretamente à Churchill. Mas antes de ir até a Fernando Po, Gus quer resgatar um velho aliado preso num campo de concentração nazista nas ilhas Canary (Espanha). 

Ele é Geoffrey Appleyard (Alex Pettyfer), um grande estrategista. Com o time completo, Gus e seus amigos partem para sua arriscada missão. Dai o mote de “Guerra Sem Regras”, com Guy exibindo sua veia cinematográfica como bem conhecemos. Sequencias de ação empolgantes e explosivas, com Cavill e Ritchson transbordando carisma em cena. Com o primeiro, mostrando sua veia cômica como bem vimos em “O Agente da U.N.C.L.E. (2015)”. Já o segundo, traz um lado mais bem humorado do que acostumamos vê-lo. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

O Provocativo "TITANE"

O cinema francês sempre surpreende, com obras que nos fazem refletir sobre a condição humana. Seja com François Truffault ou movimento Novelle Vague com Jean Luc Goddard, trouxeram um novo olhar sobre o que é ser uma pessoa na sociedade que vivemos. Estamos falando dos anos 60 e 70, onde tivemos uma revolução cinematográfica tanto no velho continente como nas Américas. Agora no século XXI, uma nova geração formada por Julia Ducournau com sua perspectiva sobre a humanidade em “ Titane (2021) ”. Ela se destacou no primeiro trabalho “ Grave ” em 2016, onde temos uma jovem estudante de medicina interessada em canibalismo.  Agora com “ Titane ”, Ducournau nos traz a pequena Alexia em viagem com pai e por distrai-lo, sofrem um acidente de carro.  Ela bateu a cabeça e precisou de uma cirurgia de emergência para colocar titânio para reconstruir seu crânio. Ganhando uma bela cicatriz acima da orelha. Após passar por uma longa recuperação, ao ver o carro que quase a matou, ela simples...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...