Pular para o conteúdo principal

"TETRIS (Apple TV+)", Um Jogo Que Marca Gerações

Quem não se encantou com o joguinho de blocos chamado Tetris. Juntá-los para serem deletados, logo em seguida, para formarem um novo e impedir que o jogo chegue ao seu fim. Criado pelo programador russo Alexey Pajitnov como uma forma de entreter seus amigos no trabalho. Já que passavam horas e horas, enfiados no trabalho para sustento próprio e da família. O jogo se tornou uma febre no país e chamando atenção do governo soviético. Que correu contra o tempo para evitar que ele se propagasse ainda mais e causando um colapso nas redes de comunicação, já precárias na época.

Um pequeno detalhe: Estamos na Guerra Fria. Sim, no final dos anos 80 e início dos 90, com o governo de Mikhail Gorbatchov em fim de seu mandato e o comunismo cedendo espaço ao capitalismo. Já que repúblicas da então União Soviética estavam reivindicando sua independência. Funcionários do governo como Robert Stein enxergaram uma oportunidade de vender o jogo para fora do país. No caso, os EUA. Em meio a isso, o jovem empreendedor e programador Henk Rogers adquiriu os direitos do jogo para console no Japão e uma parceria com a Nintendo. Porem ele descobre que isso será mais complicado do que imaginava. Daí temos o mote inicial para “Tetris (2023)”. Dirigido por Jon S. Baird e roteiro de Noah Pink, para contar como desenrolou esse conto verídico com altas doses de suspense acompanhadas de muito bom humor.

Como Henk, temos o Elton John do cinema Taron Egerton no papel, e Alexey é feito por Nikita Efremov.  Henk ao lado da esposa Akemi (Ayane Nagabuchi) e das filhas tocam suas vidas em Tókio. Eles dirigem uma pequena empresa de software e ele está numa feira de informática em Las Vegas para promovê-la. O jogo de um expositor chama sua atenção e vendo a oportunidade para prosperar comercialmente. Entra em contato quem tem os direitos de comercialização do Tetris para produzi-lo em massa. Para cumprir o contrato feito com a Nintendo. 

No decorrer do processo conhece, Robert (Roger Allam) e Kevin Maxwell (Anthony Boyle), da Mirrorsoft. Eles detêm os direitos da marca, através de Robert Stein (Toby Jones, o Basil Shaw de “Indiana Jones & A Relíquia do Destino, 2023”). Funcionário do governo soviético que trabalha para ELORG. Empresa de informática ligada à KGB. Semelhante a CIA na terra do tio Sam. Fazendo com que Henk viaje pelos quatro cantos do mundo para salvar a empresa e manter a família segura. Ele penhorou sua casa com o gerente do seu banco Eddie (Rick Yune) para conseguir o empréstimo necessário para cumprir o acordo com a Nintendo. Ao mesmo tempo, vai até a filial nos EUA, para conversar a respeito da licença necessária do Tetris com os advogados. 

Sendo apresentado ao console Game Boy. Tem a ideia de incluir seu jogo na plataforma. Ambos ficam fascinados com ideia. Assim Henk precisa lidar com os reveses para atingir seus objetivos. Ir até a sede da Mirrorsoft, se encontrar com os Maxwell e ver Stein pela primeira vez. Tentar convencê-lo a ceder os direitos para não perder o que conquistou e sacrificou. Em especial o convívio familiar. Até conseguir ir à Rússia para convencer a cúpula da Elorg para conseguir a licença definitiva do jogo. Porem descobre da pior maneira que vai mais difícil do que imaginava. Para aqueles que não conhecem a história o estado soviético, é puro comunismo. O estado era quem tinha domínio sobre as coisas e as pessoas. 


Estas não tinham posses. Seja uma casa ou mesmo a criação de um jogo como Tetris. O filme discute o fim dessa era, com a então União Soviética ruindo com a queda do muro de Berlim e consequentemente o surgimento das repúblicas independentes da Letônia e da Lituânia. Os que tinham poder vinham isso escapar de seus dedos. E para mantê-lo, usavam o pouco que tinham para se fazerem presentes. Exemplificado no personagem Valentin Trifonov (Igor Grabuzov), oficial a serviço da KGB, que faz uso do seu status e a imagem da Cortina de Ferro, para enriquecer sem saibam com a venda do jogo.


O CEO da Elorg Nikolai Belikov (Oleg Shtefanko) acompanha as negociações com Henk, Stein e os Maxwell. Sentindo que Rogers está sendo sincero em suas intenções e vendo a ruina que está por vir para a nação que nasceu e ama incondicionalmente. Taron exibe todo seu carisma, além do talento cômico. Num papel mais sóbrio do que vimos em “Rocketman (2019)”, ele transmite a dramaticidade do personagem. Apesar das idas e vindas, se mantém perseverante que vai conseguir o que deseja. Outro acerto é a trilha sonora, puro anos 80. Isso graças ao compositor Lorne Balfe de “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes (2023)”. Trazendo aquele clima soturno soviético, traduzidos no trabalho primoroso do diretor de fotografia Alwin Küchler, daqueles tempos conturbados. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...