Pular para o conteúdo principal

O Mago Steven Spielberg & "OS FABELMANS"

Steven Spielberg sempre se notabilizou pelo seu olhar apurado e a intuição para cativar o público. Surgido com o suspense “Tubarão” em 1975, que originou o termo “Blockbuster” no cinema. Onde um filme atinge a margem de um milhão de dólares arrecadado em bilheteria no cinema. Nos dias de hoje, isso já foi totalmente superado com filmes como “Avatar (2009)” e do Universo Cinematográfico Marvel. Mesmo assim, seus trabalhos encantam a todos. Desde a scifi “Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)”, passando pela aventura “E.T.O Extraterrestre (1982)”, o intrépido arqueólogo Indiana Jones em “O Templo da Perdição (1984)” e o filme de guerra "O Resgate do Soldado Ryan (1998)".

Esse fascínio surgido na infância quando os pais o levaram para ver “O Maior Espetáculo da Terra (1952)” de Cecil B. DeMille. Desse modo o então pequeno Steven se encantou pela sétima arte. Exemplificada na sequência de abertura do seu novo trabalho, o autobiográfico “Os Fabelmans (The Fabelmans, 2022)”. Desde que foi anunciado, a expectativa era grande em saber mais como Spielberg se tornou o cineasta renomado que é hoje e quais foram suas referências. Aqui ele se torna Sammy Fabelman, feito por Mateo Zoryan na infância. Michelle Williams (da franquia “Venom”) faz sua mãe Mitzi e Paul Dano (o Charada de “Batman, 2021”) é o pai Burt. Ambos são baseados nos pais de Steven, Leah Adler e Arnold Spielberg. 

Incentivado por Mitzi, uma pianista clássica, Sammy usa a câmera Super 8 de Burt, para recriar a impactante sequência do filme que viu com os pais. O descarrilamento do trem. Ele exibe para Mitzi o que fez e ela se impressiona. Enxergando seu talento e assim o incentiva. A partir daí, Sammy produz pequenas curtas com as irmãs mais novas Natalie (Alina Brace) e Reggie (Birdie Borria). Ambas têm como base as irmãs de Steven, Nancy e Anne respectivamente. Ao lado deles temos o tio e o melhor amigo de Burt, Bernie (o comediante Seth Rogen). Sammy já adolescente, interpretado por Gabriel LaBelle, traz o olhar do cineasta que bem conhecemos. Na escola produz curtas ao lado dos amigos e posteriormente são exibidos em sessões especiais.


Daí vem a nostalgia, ao contrário do que é visto hoje, onde os filmes são editados digitalmente. Antigamente isso era feito à mão. Assim vemos a sensibilidade de Sammy refletida no próprio biografado. Já visualizando o que estava filmando e a ideia para fazer o som dos tiros nos curtas baseados nos filmes de faroeste e de guerra. Aqui Spielberg aproveita para rever a própria carreira com “E.T.” e “O Resgate do Soldado Ryan”, por exemplo. Junto a isso, todo amor e afeto que seus pais sentem um pelo outro. Apesar de suas diferenças, como bem diz Mitzi, que a família é formada por artistas e cientistas. E que Sammy faz parte do time dela, já que Burt é um engenheiro da computação. Assim temos o mote inicial de “Os Fabelmans”. Com o cineasta em seu filme mais pessoal e intimista, prestando um tributo à memória dos pais e o momento vivido em Phoenix (Arizona). 

Marcando também sua ultima parceria com o maestro John Williams. Com quem trabalhou nos filmes citados anteriormente e praticamente em toda sua carreira. Escrito por ele ao lado do dramaturgo Tony Kushner, que roteirizou “Munique (2005)”; Lincoln (2012)” e “Amor Sublime Amor (2021)”. Vemos sua formação e a influência dos pais. Um retrato como era seu relacionamento com os dois. Apesar de todo amor, havia conflito. Conforme crescia, Sammy entendia a forte personalidade de Mitzi e suas contradições. Ao mesmo tempo, o distanciamento do pai. Que apesar de reconhecer o talento do filho, prefere incentiva-lo a fazer outra atividade. Para o mesmo garantir seu futuro. Além de se aceitar como judeu e tentar superar todos os obstáculos relacionados a isso.

Como na mudança para o Saratoga (Califórnia), conhece novos colegas de escola. Onde sofre com o racismo deles em relação à sua religião. Bem como a descoberta do primeiro amor. Somado a um segredo de família, que foi determinante para Sammy / Steven seguir com sua vida fora das câmeras. Temos as participações especiais do veterano Judd Hirsch (o pai de Jeff Goldblum na franquia “ID4 Independence Day”) como o tio avô Boris, e o inusitado David Lynch, que nos trouxe a mítica serie dos anos 90 “Twin Peaks (1990 /91)”, como a lenda do cinema John Ford. No ato final da película, aconselha o jovem Sammy a como ser um cineasta como ele ficar atento aos pequenos detalhes quando está filmando e o que ocorre na indústria cinematográfica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Simplemente "TINA"

O que pode ser dito sobre Tina Turner ? Conhecida como a Rainha do Rock e a dona das mais belas pernas do mundo da musica. Hoje aos 81 anos, não faz mais shows como antigamente. Aproveita a aposentadoria para cuidar da sua saúde. Após sofrer um derrame, vencer o câncer e uma insuficiência renal onde precisou se submeter a um transplante em 2017. Sobreviver e lutar pela vida faz parte do dicionário pessoal de Tina.  Desde o casamento abusivo com Ike Turner e a traumática separação, onde precisou começar do zero sua carreira. Ainda tendo que lidar com  o preconceito da indústria fonográfica, que não acreditava no seu talento sem a presença de Ike. Na época, tinha 39 anos.  Comprovado em 1984 com o sucesso mundial do disco “ Private Dancer ”. Dai sua carreira deslanchou de vez, consolidada com o tema musical composta para “ Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985)”, “ We Don’t Need Another Hero ( Thunderdome )”. Onde inclusive atuou fazendo a vilã da película, Auntie Enity....