30 de novembro de 1982, uma data que marcou o mundo da música. Quando foi lançado o maior disco daquele ano e um dos maiores de todos os tempos. E perdurou por muito tempo como o álbum mais vendido nos quatro cantos do mundo. Vendeu mais de 100 milhões de cópias. Estamos falando de “Thriller” do King of Pop Michael Jackson. Após fazer parte do conjunto com os irmãos Jackson e partindo para a bem-sucedida carreira como artista solo.
Para muitos rivalizava com o Rei do Rock Elvis Presley. Depois do sucesso de seu primeiro álbum, “Off The Wall” de 1979, a expectativa era grande por um novo trabalho de Michael. 13 anos após seu falecimento, a plataforma Spotify contabiliza mais de 36,7 milhões de streaming das suas canções.
Contando com auxilio do produtor Quincy Jones, Michael trouxe um álbum recheado com a soul music, funk e r’n’b que o marcaram mundialmente, aliado a uma pegada pop daqueles tempos e uma salpicada rock’n’roll. Que vem muito representada pela contagiante “Beat It” com direito a um inspiradíssimo solo de mr. Eddie Van Halen. Sem esquecer a excepcional faixa título “Thriller” que foi a introdução perfeita para o mundo dos vídeo-clips. Com uma temática elaborada e estruturada, fincando de vez a MTV na telinha dos televisores da época.
Somada ao swingue de “Billie Jean” que contou um vídeo-clip inspirado nos velhos filmes de detetive, com os passos de Michael brilhando a cada passo dado na calçada. Além de Eddie, tivemos a participação de sir Paul McCartney na balada “The Girl is Mine”. McCartney retribui o dueto com Jackson na alegre “Say Say Say” do disco “Pipes of Peace (1983)” de Paul.
Ao lado das nove canções que o compõe, “Thriller” vem recheado de material inédito. Para celebrar os 40 anos de seu lançamento. Como as demo para “The Toy”, “She’s Trouble”, “Billie Jean (1981 Home Demo)” e “P.Y.T. (Pretty Young Thing) Demo Version”, por exemplo. Junto aos remixes de Kanye West, Fergie, Akon e will.i.am. para “Billie Jean”, “Beat It”, “Wanna Be Startin’ Something” e “P.Y.T. (Pretty Young Thing)” respectivamente. Que fizeram parte da edição comemorativa pelos 25 anos de “Thriller”.
Em uma entrevista a Rolling Stone, Quincy comentou: “Quando estávamos terminando ‘Beat It’, trabalhamos cinco dias e cinco noites, sem dormir. A certa altura, os alto-falantes começaram a pegar fogo”. Inclusive foi dele a ideia de convidar Paul e Eddie para contribuírem. Há rumores que o clima no estúdio entre Quincy e Michael não era dos melhores.
Mesmo assim, produziram um disco antológico. Desse modo, temos o álbum remasterizado, o disco bônus com canções que não foram aproveitadas e guardadas a sete chaves. Somado ao material disponibilizado nas plataformas de streaming para download. Como balanço final, a importância e a relevância de “Thriller” até os dias de hoje, é imensurável. Reverenciados por artistas como o rapper The Weekend que disse em entrevista recente para a revista GQ, “Michael é alguém que admiro. Ele não é uma pessoa real. Quando comecei no mundo da música, a única coisa a que aspirava era ser como ele”.
Disc 1
1. Wanna Be Startin’ Somethin’ 2. Baby Me Mine 3. The Girl Is Mine 4. Thriller 5. Beat It 6. Billie Jean 7. Human Nature 8. P.Y.T. (Pretty Young Thing) 9. The Lady In My Life
Disc 2
1. Starlight 2. Got The Hots (Demo) 3. Who Do You Know (Demo) 4. Carousel 5. Behind The Mask – Mike’s
Mix (Demo) 7. Can’t Get Outta The Rain 8. The Toy (Demo) 9. Sunset Driver (Demo) 10. What
A Lovely Way To Go (Demo) 11. She’s Trouble (Demo)
Versão
Deluxe (somente por download)
1. Billie Jean (1981 Home Demo) 2. Billie Jean (Long Version) 3. Billie Jean 2008 (Kanye West Mix) 4. Beat It (Demo) 5. Beat It 2008 (with Fergie) 6. Wanna Be Startin’ Somethin’ (Demo) 7. Wanna Be Startin’ Somethin’ (Tommy D’s Main Mix) 8. Wanna Be Startin’ Somethin’ 2008 (with Akon) 9. Human Nature (‘7 Mix) 10. P.Y.T. (Pretty Young Thing) (Demo Version) 11. P.Y.T (Pretty Young Thing) 2008 (with will.i.am) 12. The Girl is Mine 2008 (with will.i.am) 13. Thriller (7’ Special Edit) 14. Thriller (Def Thriller Mix); Thriller Megamix
Comentários
Postar um comentário