Pular para o conteúdo principal

O IRA! Está de Volta

Depois de muitas idas e vindas, disse que me disse, o guitar hero tupiniquim Edgard Scandurra e o desbocado vocalista Nasi finalmente resolveram suas diferenças pessoais e profissionais. Com o retorno definitivo da banda que os tornou um dos ícones do rock paulista e brasileiro dos anos 80, o Ira!. Desde 2014, eles remontaram o grupo com Johnny Boy no contrabaixo e Evaristo de Pádua na bateria. Substituindo os integrantes da formação original, Ricardo Gaspa e André Jung respectivamente. Enquanto Nasi e Edgard se acertavam, o mesmo não ser dito no caso de Gaspa e André. As rugas do passado ainda pesam, fora o desacordo sobre direitos autorais.

Apesar de tudo, Edgard e Nasi seguiram em frente com shows, como a temática “IraI Folk”, e a gravação do primeiro disco depois de 13 anos, o homônimo “Ira! (2020)”. O ultimo foi “Invisível DJ” de 2007. Lançado em formato digital nas melhores plataformas streaming e em vinil. Temos dez canções inéditas, com o melhor que a dupla produziu desde os idos de 1981, quando formaram a banda. “O Amor Também Faz Errar” e “A Nossa Amizade” trazem de volta a sonoridade anos 80 que os marcaram. Em “Respostas”, o blues rock se faz presente.

Mulheres A Frente da Tropa”, cantada por Edgard com a participação especial de Virginie Boutaud, vocalista da saudosa banda Metrô, e um coro formado por mulheres. Temos uma delicada balada acústica que reflete sobre o direito da mulher. Seja ela branca, negra, parda e indígena. O rock a la Ira! volta em “Você Me Toca”. “Efeito Dominó” conta mais uma vez com Virginie, agora divide o microfone com Nasi. Balada de amor rompido, com ela cantando em francês. Gravado diretamente de sua morada em Toulouse (França).

Chuto Pedras e Assobio” e “Eu Desconfio de Mim” mantem o padrão Ira! de ser.  Com “O Homem Cordial Morreu”, a veia politica vem à tona e a preocupação com o crescimento da extrema direta ao redor do globo terrestre. Em especial em nosso país tupiniquim. “A Torre” evidencia que Edgard é a força motriz (música e letra) do Ira! e Nasi é sua voz.  

Mais recentemente para celebrar os 40 anos de carreira, lançaram “Ira: Demos 83-84 (2022)”. Em formato vinil, aqui temos as primeiras duas demos do grupo. Com parceria entre a Três Selos e a Nada Nada Discos. Antes de Gaspa e Jung, tivemos Dino Nascimento no contrabaixo e o titã Charles Gavin na batera. O destaque fica para o logo sem o ponto de exclamação característico e a canção “Homem Palestino” de Gavin. Mais tarde aproveitada em “Cabeça Dinossauro (1986)” dos Titãs, com a letra e o titulo atualizados para “Estado Violência”. 

LADO A

SEM NOME

MINHA MENTE AINDA É A MESMA

CONSCIENCIA LIMPA

LEI COMUM

RECEITA PARA SE FAZER UM HERÓI


LADO B

UTI

NASCI EM 62

HOMEM PALESTINO

CORAÇÃO

SONHAR O QUÊ?

A FUMAÇA É MELHOR QUE O AR

O DIA, A SEMANA, O MÊS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...