Os anos 90 mostraram que o rock’n’roll ganhou novos nomes e outros que apenas buscavam a chamada “fama & fortuna”. Por exemplo, Metallica já estava consolidado como um dos principais nomes da cena trash metal, até se tornar mundialmente conhecido com o álbum homônimo e aclamado por todos como “Black Album” em 1991. Junto a isso o movimento grunge se expandia mundo afora com “Nevermind (1991)” do Nirvana e o disco de estreia do Pearl Jam “Ten (1992)”, somada ao sucesso estrondoso de “Blood Sugar Sex Magic (1991)” dos californianos Red Hot Chili Peppers, em seu cinco álbum de estúdio.
Em meio a esse fenômeno, temos a cantora canadense Alanis Morissette. Que lançou o álbum “Jagged Little Pill” em 1995. Seu terceiro disco como artista, ela se notabilizou em sua terra natal por ser uma estrela infanto-juvenil no melhor estilo Disney nos anos 80. Para se desvencilhar dessa imagem produziu de modo independente o material que viria ser em “Jagged Little Pill”. Este é o mote inicial do documentário “Jagged (2021)”. Dirigido por Alison Klayman para a HBO e produzido para serie “Music Box” de Bill Simmons.
Aqui vemos os bastidores da gravação e com o auxílio do produtor Glen Ballard, Alanis conseguiu gravar o material de forma caseira e mais tarde mixa-lo em estúdio. Assim mostra-lo aos executivos das gravadoras e lança-lo posteriormente. Essas idas e vindas com comentários da própria nos dias de hoje e vídeos caseiras feitos à época, Alanis exibe sua persona forte e perseverante. Onde vemos na parte polemica do documentário, a biografada contesta o conteúdo da entrevista gravada, referente ao abuso sexual sofrido pelo alto escalão das gravadoras. Aos 16 anos, dizendo que estava consentindo a eles o direcionamento sobre sua carreira. Quando na verdade, não estava.
Nas palavras dela, foi o “estupro estatutário”. Não dando nomes, apenas ratifica o que sofreu e por isso, passou anos em terapia após entender o que houve: “Eu sempre dizia que consentindo. Mas fui lembrada: “Ei, você tinha 15 anos, você não estava consentindo aos 15’. Agora eu digo: ‘Oh sim, eles são todos pedófilos. É tudo estupro estatutário’”. Isso ocorre quando há relações sexuais não forçadas entre um adulto e um menor que não tem idade legal. No Canadá, a idade é 16. Completou que falou com outras pessoas a respeito e ninguém lhe deu atenção.
Voltando para a parte musical, “Jagged” exibe certa nostalgia naquele momento nos anos 90. A MTV exibindo exaustivamente o clip de “You Oughta Know” e com as rádios a tocando sem parar. Uma radialista relembrou o impacto da canção, em especial do público feminino. Com a imagem de Alanis sendo ligada ao movimento de libertação das mulheres. Saindo do estereotipo sexista, indo para uma mulher empoderada. Ao mesmo tempo, a musica nos anos 90 mostrando sua relevância: o rock alternativo (Sonic Youth), o indie (Pixies), o grunge e o nu metal (Limp Bizkit) como seus principais expoentes. Com o engajamento de Alanis pelos direitos iguais entre homens e mulheres dentro da indústria da música.
Comentários
Postar um comentário