Pular para o conteúdo principal

Dwayne Johnson é "ADÃO NEGRO"

Uma coisa podemos dizer sobre Dwayne Johnson, sua persistência e força de vontade.  Com o mundo dos quadrinhos ganhando mais espaço e relevância na sétima arte com o Universo Cinematográfico Marvel e o Universo Estendido DC. As duas franquias conseguem deixar seu recado, com a primeira sendo melhor sucedida em seus quatorze anos de existência. Já a segunda tem seus altos e baixos, só mais recentemente está conseguindo rivalizar com o UCM. A versão atualizada de Zack Snyder para sua “Liga da Justiça” em 2021, os filmes do herói de Atlântida “Aquaman (2018)” e da princesa amazona “Mulher Maravilha (2017)” e “Mulher Maravilha 1984 (2020)”. 

Voltando a Johnson, ele sempre deixou bem claro que se chamado faria o anti-herói Adão Negro. Desejo atendido. Depois de muitas idas e vindas acompanhadas da pandemia Covid 19, ele anunciou o filme. Em 2021, no evento online DC Fandome tivemos as primeiras imagens e confirmação da estreia de “Adão Negro (Black Adam)” para outubro de 2022. Com sorriso de orelha a orelha, Dwayne finalmente pode falar oficialmente sobre o filme dirigido por Jaume Collet-Serra, com que trabalhou na aventura Disney “Jungle Cruise (2021)”. Para viver o personagem, o campeão de Kahndaq Teh Adam, que lutou contra a opressão do rei Anh-Kot. Há cinco mil anos atrás, escravizou o próprio povo em busca do minério Eternium para criar a coroa de Sabbac. 

Ele possui conexões com magia negra e quer dominar o mundo. Adam ganhou seus poderes dos mesmos deuses de “Shazam”, com o retorno de Djimon Hounsou ao papel, e liderando as pessoas contra Anh-Kot. O derrotando e destruindo seu palácio, para logo em seguida desaparecer sem deixar vestígios. Nos dias de hoje, o país (fictício) é dominado pela Intergangue. Formada por mercenários e déspotas de outros países, a arqueóloga Adriana Tomaz (Sarah Shahi) que está em busca da coroa com o auxílio do irmão Karim (Mohammed Amer). Com o filho Amon (Bodhi Sabongui) por perto para dar um suporte.

E assim libertar seu povo da opressão. Seguindo uma pista com o amigo de profissão Ismael (Marwan Kenzari), eles se dirigem às minas dominadas pela Intergangue. Lá veem inscrições que indicam haver por lá.  Eles encontram a coroa e algo mais. A tumba de Adam e como acorda-lo. Adriana consegue pega-la, quando surgem membros da Intergangue. Subjugada, desperta Adam (Johnson) para se salvar. Sem qualquer senso moral, aniquila um a um sem misericórdia. Suas ações não passam despercebidas pela implacável Amanda Waller, mais uma vez interpretada pela Mulher-Rei Viola Davis. Convocando o herói Gavião Negro / Carter Hall (Aldis Hodge) para capturar e prender Adam. O pretexto perfeito para termos a Sociedade da Justiça no UEDC. 

Com o aposentado Senhor Destino / Kent Nelson, feito pelo ex-James Bond Pierce Brosnan, velho parceiro de luta do Gavião Negro e os novos membros, o Esmaga Átomos / Al Rothstein (Noah Centineo) e a Cyclone /Maxine Hunkel (Quintessa Swindell). Kent por causa de seu capacete é capaz de enxergar o futuro brevemente. Al herdou seus poderes e o traje de seu tio, o herói original. Maxine além de manipular o vento, é uma habilidosa hacker. Eles precisam deter Adam e vão até Kahndaq. Em meio a isso, o campeão do país está se adaptando aos novos tempos. Amon é seu principal interlocutor e Adriana tenta entender sua história de vida. Vendo nele o campeão que Kahndaq necessita mais uma vez para se livrar da opressão. Daí o mote inicial de “Adão Negro”. 

Com Dwayne encarnando bem a sisudez do personagem, no decorrer da película, vemos sua origem e a razão da Sociedade da Justiça ir ao seu encalço. O verdadeiro campeão é o filho Hurut (Jalon Christian). Ele que tomou a frente, convocando as pessoas a lutarem contra Anh-Kot. Quando ganhou os poderes de Shazam, Hurut toma a forma do campeão (Talia’uli Latukefu). Adam arrependido por não ter agido como o filho, este repassa seus poderes para ele. Após isso, Hurut é morto pelo exército de Anh-Kot. Adam comete os atos que o tornam a lenda que conhecemos. Os roteiristas Adam Sztykiel, Rory Gaines & Sohrab Noshirvani aproveitam as lendas e o misticismo do Oriente Médio, nos aproximam de suas tradições e dilemas por aqueles que vivem na região.  

Assim Collet-Serra aproveita sua veia vinda dos filmes de suspense e policial como “A Órfã (2009)”, “Desconhecido (2011)” e “Águas Rasas (2016)”, adicionando um tom mais sombrio para o conto. Fazendo bom uso do CGI nos embates entre Adam e a Sociedade da Justiça. Em especial contra o Gavião Negro e o confronto definitivo contra o demoníaco Sabbac no seu ato final. Como se tornou praxe nos filmes baseados nas HQ’s temos a famigerada cena pós-credito. Onde vemos Amanda Waller através de uma vídeo-chamada intimando Adam a não sair de Kahndad. Senão sofrerá as consequências por isso. Ele diz que não há ninguém que pode detê-lo. Destrói o drone com a imagem de Waller, em meio a fumaça, enxerga-se um vulto. Eis que surge o Homem de Aço dizendo que os dois precisam conversar. Trazendo de volta Henry Cavill ao papel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

O Provocativo "TITANE"

O cinema francês sempre surpreende, com obras que nos fazem refletir sobre a condição humana. Seja com François Truffault ou movimento Novelle Vague com Jean Luc Goddard, trouxeram um novo olhar sobre o que é ser uma pessoa na sociedade que vivemos. Estamos falando dos anos 60 e 70, onde tivemos uma revolução cinematográfica tanto no velho continente como nas Américas. Agora no século XXI, uma nova geração formada por Julia Ducournau com sua perspectiva sobre a humanidade em “ Titane (2021) ”. Ela se destacou no primeiro trabalho “ Grave ” em 2016, onde temos uma jovem estudante de medicina interessada em canibalismo.  Agora com “ Titane ”, Ducournau nos traz a pequena Alexia em viagem com pai e por distrai-lo, sofrem um acidente de carro.  Ela bateu a cabeça e precisou de uma cirurgia de emergência para colocar titânio para reconstruir seu crânio. Ganhando uma bela cicatriz acima da orelha. Após passar por uma longa recuperação, ao ver o carro que quase a matou, ela simples...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...