Pular para o conteúdo principal

Em "ANIMAIS FANTÁSTICOS: OS SEGREDOS DE DUMBLEDORE", A Saga Se Intensifica

O Mundo Bruxo realmente ganhou seu espaço na sétima arte. Com a saga Harry Potter celebrando seus vinte anos desde o lançamento de “Harry Potter & A Pedra Filosofal” em 2001. Comentamos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2011/07/uma-decada-de-magia.html. Com os fãs tirando dos guarda-roupas suas vestimentas temáticas e varinhas e a HBO lançando o especial “20 Anos de Harry Potter: De Volta à Hogwarts” no final de 2021. Para saber mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2022/02/o-especial-20-anos-de-harry-potter-de.html

Que reuniu o trio Daniel Radcliffe, Rupert Grint & Emma Watson, que não se viam desde o fim das filmagens de “Harry Potter & As Relíquias da Morte Parte II” em 2011. Juntos a eles, temos todo o elenco original e equipe que participaram da saga bruxo, comentando com alegria e saudade sobre sua participação. Em meio a isso, tivemos o spin-off “Animais Fantásticos & Onde Habitam” em 2016. Baseado no livro de mesmo nome escrito pela própria criadora de Harry Potter, J.K. Rowling.

A partir da memorias do zoologista e bruxo Newt Scamander sobre a fauna exótica de Hogwarts. Aqui ele ganha o rosto de Eddie Redmayne (Oscar de Melhor Ator por “A Teoria de Tudo, 2015”). Em sua pesquisa, Newt vem ao nosso mundo e sem querer acaba se envolvendo no conflito entre o Ministério da Magia dos EUA (MACUSA) e o bruxo revolucionário Gellert Grindewald. Este deseja dominar os dois mundos, o bruxo e dos trouxas. Discutimos o filme no link: https://cyroay72.blogspot.com/2016/11/animais-fantasticos-onde-habitam.html

Numa trama mais complexa, Newt deseja continuar seu trabalho, mas é impedido pelo Ministério da Magia Britânico de viajar. Pois é necessária sua permissão, assim clandestinamente viaja a pedido de seu velho professor na escola de magia, Dumbledore. Personificado por Jude Law (o Watson da franquia “Sherlock Holmes”). Para impedir os planos de Grindelwald (feito por Johnny Depp), Newt precisa encontrar Creedence (Ezra Miller, o Flash de “A Liga da Justiça de Zack Snyder, 2021”) e impedir que ele se alia com o vilão do momento. Já que Dumbledore não pode lutar contra ele.  


Assim temos “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018)”, mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2018/11/animais-fantasticos-os-crimes-de.html. Assim chegamos à terceira aventura de Next, “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore (Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore, 2022)”. Seguindo os eventos vistos ao final do segundo filme, Creedence se juntou a Grindelward, agora interpretado por Mads Mikkelsen do aclamado drama dinamarquês “Druk: Mais Uma Rodada, 2020”. 

Com o auxílio do irmão Teseu (Callum Turner) e o amigo trouxa Jacob (Dan Floger), este ganha uma varinha de Dumbledore. Onde é assessorado pela professora “Lally” Hicks (Jessica Williams), com quem terá um curso relâmpago sobre magia. E é uma aliada na luta contra Grindelwald e seus seguidores. A assistente de Newt, Bunty Broadacre (Poppy Corby-Tuech), também se faz presente no confronto.


Logo na abertura, vemos como a relação entre Albus Dumbledore (Law) e Gellert Grindelwald (Mikkelsen) vai além da amizade. Confirmando um rumor que os fãs já suspeitavam na saga Harry Potter. O diretor da escola de magia Hogwarts é homossexual. O pacto de sangue deles os impede de atacar um ao outro. Por isso, a presença de Newt (Redmayne) e Creedence (Miller) ao lado deles. Já o segundo, faz parte de um dos segredos do mago professor. Como bem diz o subtítulo desta nova aventura da franquia “Animais Fantásticos”, “Os Segredos de Dumbledore”. Com Jude sendo a escolha perfeita para assumir o papel em sua versão mais jovem. Exibindo toda dualidade do personagem.


Apesar de ser uma boa pessoa e respeitosa. Dumbledore comete atos que questionam sua índole. Michael Gambon e o veterano Richard Harris, personificaram isso muito bem. Aqui entendemos o arrependimento de Dumbledore relacionado à morte da sua irmã Ariana. Bem como a animosidade com o irmão Abelforth (Richard Coyle). Na saga bruxo, ele foi feito por Ciarán Hinds (o Pops de “Belfast,2021”). Este também tem um segredo revelado no filme. Mads tem se especializado em fazer vilões, como vimos no seriado televisivo “Hannibal (2013 a 2015)” e no filme Marvel “Doutor Estranho (2016)”.  


Agora trazendo toda arrogância e petulância de seu personagem, que possui a varinha das varinhas. A película conta com a participação especial da brasileira Maria Fernanda Candido, como a bruxa Vivência Santos. Ela está concorrendo a vaga como líder no Ministério da Magia. Grindelwald deseja esta posição e tenta ludibriar a todos para consegui-la. Caso tenha sucesso, iniciar a guerra entre magos e trouxas, para ter total domínio nos dois mundos. 

Assim temos a trama inicial de “Os Segredos de Dumbledore”, com David Yates na direção e trazendo referencias da saga HP com a Escola de Magia Hogwarts fazendo parte do conto. Onde temos oportunidade de ver Dumbledore ensinando seus alunos e Minerva McGonagall iniciando como professora. Aqui feita por Fiona Glascott, aqui reprisa o papel, já que atuou em “Os Crimes de Grindelwald”.


A união entre bruxos e trouxas é simbolizada no relacionamento entre Jacob e Queenie (Alison Sudol). Eles se amam verdadeiramente, suas diferenças os afastam. Ele luta ao lado de Newt, a amizade deles possui um vinculo muito forte. Já ela convencida pelas palavras de Grindelwald, acredita que é melhor se separar da pessoa que lhe completa emocionalmente.

Com muito bom humor e mesclando perfeitamente drama com a pegada de aventura dos filmes do jovem bruxo. “Os Segredos de Dumbledore” se aproxima dos embates entre Harry e aquele que não pode ser pronunciado. Com Grindelwald e Dumbledore sendo os oponentes que lutam por seus ideais. Onde o radicalismo e o bom senso se opõem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Millie Bobby Brown é "ENOLA HOLMES (Netflix)"

Sherlock Holmes é um dos personagens da literatura mais adaptados, tanto no cinema quanto na televisão. O mítico ator Peter Cushing imortalizou o personagem e mais tarde o Homem de Ferro Robert Downey Jr. assumiu o cachimbo e o violino nos filmes “ Sherlock Holmes (2009)” e “ Sherlock Holmes: Jogo de Sombras (2011)”. Junto a ele, antes de se tornar o mago Doutor Estranho do UCM, Benedict Cumberbatch interpretou Holmes na serie britânica “ Sherlock (2010 a 2017)”.  Inclusive houve uma versão para os dias de hoje com o seriado “ Elementary (2012 a 2019)” com Jonny Lee Miller (o Sick Boy de “ Trainspotting: Sem Limites , 1996”) no papel.  Agora chegou a vez do Homem de Aço Henry Cavill dar a graça como o detetive mais perspicaz e inteligente do planeta.  Só que desta vez ele não é o principal. No caso, sua irmã mais nova Enola. Feita por Millie Bobby Brown , a Eleven da série Netflix “ Stranger Things (desde 2016)”. Onde ela retoma a parceria com o canal das redes socia...

O Provocativo "TITANE"

O cinema francês sempre surpreende, com obras que nos fazem refletir sobre a condição humana. Seja com François Truffault ou movimento Novelle Vague com Jean Luc Goddard, trouxeram um novo olhar sobre o que é ser uma pessoa na sociedade que vivemos. Estamos falando dos anos 60 e 70, onde tivemos uma revolução cinematográfica tanto no velho continente como nas Américas. Agora no século XXI, uma nova geração formada por Julia Ducournau com sua perspectiva sobre a humanidade em “ Titane (2021) ”. Ela se destacou no primeiro trabalho “ Grave ” em 2016, onde temos uma jovem estudante de medicina interessada em canibalismo.  Agora com “ Titane ”, Ducournau nos traz a pequena Alexia em viagem com pai e por distrai-lo, sofrem um acidente de carro.  Ela bateu a cabeça e precisou de uma cirurgia de emergência para colocar titânio para reconstruir seu crânio. Ganhando uma bela cicatriz acima da orelha. Após passar por uma longa recuperação, ao ver o carro que quase a matou, ela simples...