Pular para o conteúdo principal

O Provocativo "TITANE"


O cinema francês sempre surpreende, com obras que nos fazem refletir sobre a condição humana. Seja com François Truffault ou movimento Novelle Vague com Jean Luc Goddard, trouxeram um novo olhar sobre o que é ser uma pessoa na sociedade que vivemos. Estamos falando dos anos 60 e 70, onde tivemos uma revolução cinematográfica tanto no velho continente como nas Américas. Agora no século XXI, uma nova geração formada por Julia Ducournau com sua perspectiva sobre a humanidade em “Titane (2021)”. Ela se destacou no primeiro trabalho “Grave” em 2016, onde temos uma jovem estudante de medicina interessada em canibalismo. Agora com “Titane”, Ducournau nos traz a pequena Alexia em viagem com pai e por distrai-lo, sofrem um acidente de carro. 

Ela bateu a cabeça e precisou de uma cirurgia de emergência para colocar titânio para reconstruir seu crânio. Ganhando uma bela cicatriz acima da orelha. Após passar por uma longa recuperação, ao ver o carro que quase a matou, ela simplesmente o abraça e o beija logo em seguida. De repente um corte, estamos em uma instalação de arte. Na pista, carros espalhados e com mulheres dançando no seu entorno e em cima deles. De longe, uma linda mulher loira fazendo sua performance em um Cadillac. Mais perto descobrimos que é Alexia adulta. Aqui feita por Agathe Rousselle. Extremamente sexy chama atenção de todos e quando vemos na pessoa que se tornou, o choque é imediato. 


Violenta e sem qualquer tipo de emoção. Ao conversar com um dos seus admiradores, de início amistosa. Para logo em seguida, ela o mato sem dó. Joga o corpo no banco de trás do carro e indo tomar um banho. Ao sair do chuveiro, ouve uma batida. Ela sente que o Cadillac está a chamando. Ao entrar, ele começa a pular. A câmera em sua direção e pelo teto solar, vemos Alexia se relacionando intimamente com o automóvel. Uma transa fugaz e plenamente satisfatória para Alexia. Mais tarde se encontra sua amiga dançarina Justine (Garance Marrilier).

As duas possuem um relacionamento. Vão para casa dela e Alexia sente que sua barriga está crescendo junto a um mal-estar. Faz o teste rápido e descobre que está gravida. Ela simplesmente surta, mata a amante e todos que moram com ela. Voltando para a própria casa, coloca fogo nas roupas que a incriminam. Ao mesmo tempo, se alastra por toda residência e Alexia tranca os pais no quarto. Ela foge com a polícia no seu encalço. Na estação de trem, vê anúncios de pessoas desaparecidas e lá enxerga uma alternativa. Uma criança procurada pelo pai e com os traços faciais semelhantes aos de Alexia, quando adulta. Ela corre contra o tempo para ficar parecida e notificar as autoridades e o pai, o socorrista e bombeiro Vincent (Vincent Lindon). 


Este corre para o posto e vê Alexia como o filho Adrien. Ela se disfarçou muito bem, escondendo os seios e a barriga proeminente. Vincent tenta se aproximar, mas Alexia exibe repulsa. Enquanto isso, sozinho injeta hormônios para esconder a idade e adquirir volume corporal. Porem sem reconquistar a força física de quando era mais jovem. Ele integra Alexia à equipe de socorristas, já o cadete Rayane (Lais Salameh) desconfia sobre sua verdadeira identidade. Dai o mote inicial de “Titane”. Onde Ducournau dilacera o intimo das pessoas. Alexia, além da personalidade forte possui sangue frio para se livrar das pessoas que não lhe fazem bem, as descartando com a maior facilidade. 

Vincent é o típico indivíduo que não aceita a própria idade e se idealiza como nos tempos de sua juventude. Sem perceber com o que toma, está prejudicando sua saúde física e mental. A película pode causar certo incomodo com a franqueza de seus interpretes em cena. Como a cena de sexo entre Alexia e o Cadillac, bem como a violência e a frieza dela contra aqueles que lhe desagradam. Ao mesmo tempo, é sagaz ao usa-las para beneficio próprio. Ou seja, o pior do ser humano. Tendo como referencia o cinema fantástico de horrores de David Cronenberg, a transformação de Alexia com o passar do tempo é de arrepiar. O menino com feições femininas, onde precisa esconder a gravidez cada vez mais aparente. O momento que Alexia tem o bebê é de assustar os mais desavisados. Assim “Titane” foi o grande vencedor da Palma de Ouro no ultimo Festival de Cannes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...