Pular para o conteúdo principal

"ATAQUE DOS CÃES" com o Mago Supremo Benedict Cumberbatch

O Velho Oeste sempre trouxe aquele fascínio com suas vastas planícies e a cavalgada do cowboy em direção do horizonte. Assim tivemos grandes filmes do gênero como “Rastros de Ódio (1956)”, “A Conquista do Oeste (1962)”, “Dança com Lobos (1990)” e exemplos mais recentes “O Regresso (2015)” “Relatos do Mundo (2020)”. Agora é a vez da cineasta neozelandesa Jane Campion se aventurar no gênero com o drama “Ataque dos Cães (The Power of the Dog, 2021)”. Produzido com o canal das redes sociais Netflix, a película é seu mais recente trabalho desde 2009 em “Brilho de uma Paixão”. Adaptando o romance de mesmo nome do escritor Thomas Savage, lançado em 1967.

Aqui temos o conto sobre dois irmãos George (Jesse Plemons, o Todd Alquist de “Breaking Bad”) e Phil Burbank (o mago supremo Benedict Cumberbatch), eles administram a fazenda de gado dos pais, que chamam carinhosamente de “O Velho (Peter Carroll)” e “A Velha (Frances Conroy)”. Possuem características distintas. Quanto George é um homem refinado e educado; já Phil é o típico cowboy norte-americano, ríspido, mal-educado, xinga o irmão quando pode e evita tomar banho. Estamos em 1920. O Oeste já foi desbravado, os brancos dominam e a população indígena sobrevive como pode. 


No caminho da fazenda dos Burbanks, há uma estalagem. Administrada pela viúva Rose Gordon, feita pela eterna Mary Jane Kristen Dunst, e sempre contando com o auxílio do filho Peter (o jovem mutante Noturno Kodi Smit-McPee). Em uma das viagens, George e Phil se hospedam lá. O primeiro se encanta por Rose, já o segundo não perde a chance para tirar sarro com algo que lhe desagrada. Peter é um artista faz desenhos em seu caderno. Aproveita a página de uma revista e faz uma rosa para decorar a mesa de jantar da estalagem. Por ser rude, Phil não entende a beleza da peça e Peter lhe diz que é uma sua criação.

O cowboy cai na risada e não perde a chance de ridicularizar Peter. Rose viu e não gostou, para não perder seus clientes, chora em silencio na cozinha. George percebe que há algo errado e a consola. É o momento para se aproximar e mais tarde pedi-la em casamento. Já o irmão segue sua vida como vaqueiro sem amigos e extremamente grosso com seus empregados. Estes já estão acostumados e apenas cumprem suas ordens. Mais tarde, George o informa sobre seu casamento. Phil se sente traído e deixa bem claro que isso o desagradou. Com o passar do tempo, a convivência entre eles, vai se tornando conveniente. Onde cada um fica no seu canto. Rose se adaptando a vida de uma mulher com posses e Phil reprovando de longe sua presença na casa dos Burbanks. Junto a isso, a chegada de Peter que testemunha tudo isso.


Daí a trama para “Ataque dos Cães”. Diferentemente do que é visto nos filmes do gênero, Campion opta por mostrar as relações humanas. Onde o desejo do ser humano é sua força motriz. Jesse exibe toda fragilidade de seu personagem. Apesar de culto teme morrer sozinho e a mostra quando se declara agradecido à Rose por estar junto dele. Mas é Phil que representa a maldade em pessoa. Sempre é o momento para ridicularizar a cunhada. Como por exemplo, ela tocava piano no fosso do cinema em que trabalhava, na era do cinema mudo. Pressionada por George, volta a tocar. Sozinha na casa, treina e se incomoda com a presença de Phil que fica no seu quarto. A espreita, ele a observa. Ao tentar tocar a partitura, Rose simplesmente não consegue. De longe, Phil aprendeu a melodia e a toca perfeitamente. 

É uma atuação silenciosa, baseada em gestos e olhares acompanhados de perto pela lente de Jane. Cumberbatch mostra a competência e saindo da sua zona de conforto como herói do UCM. Se necessário, solta toda acidez de suas palavras para que for seu alvo. Neste caso, Rose e mais tarde Peter. Como este, a desavença de início vai se tornando uma improvável amizade. Onde Phil enxerga um relacionamento próximo como o que teve com seu mentor, o finado Bronco Henry. Que ganhou um memorial no curral da fazenda com a sela de cavalo que usava e as esporas de suas botas. Kodi com seu olhar introspectivo traz uma persona misteriosa que vai se desenvolvendo nas sombras e que no ato final se revela quem é realmente. “Ataque dos Cães” é dividido em cinco atos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Millie Bobby Brown é "ENOLA HOLMES (Netflix)"

Sherlock Holmes é um dos personagens da literatura mais adaptados, tanto no cinema quanto na televisão. O mítico ator Peter Cushing imortalizou o personagem e mais tarde o Homem de Ferro Robert Downey Jr. assumiu o cachimbo e o violino nos filmes “ Sherlock Holmes (2009)” e “ Sherlock Holmes: Jogo de Sombras (2011)”. Junto a ele, antes de se tornar o mago Doutor Estranho do UCM, Benedict Cumberbatch interpretou Holmes na serie britânica “ Sherlock (2010 a 2017)”.  Inclusive houve uma versão para os dias de hoje com o seriado “ Elementary (2012 a 2019)” com Jonny Lee Miller (o Sick Boy de “ Trainspotting: Sem Limites , 1996”) no papel.  Agora chegou a vez do Homem de Aço Henry Cavill dar a graça como o detetive mais perspicaz e inteligente do planeta.  Só que desta vez ele não é o principal. No caso, sua irmã mais nova Enola. Feita por Millie Bobby Brown , a Eleven da série Netflix “ Stranger Things (desde 2016)”. Onde ela retoma a parceria com o canal das redes socia...

O Provocativo "TITANE"

O cinema francês sempre surpreende, com obras que nos fazem refletir sobre a condição humana. Seja com François Truffault ou movimento Novelle Vague com Jean Luc Goddard, trouxeram um novo olhar sobre o que é ser uma pessoa na sociedade que vivemos. Estamos falando dos anos 60 e 70, onde tivemos uma revolução cinematográfica tanto no velho continente como nas Américas. Agora no século XXI, uma nova geração formada por Julia Ducournau com sua perspectiva sobre a humanidade em “ Titane (2021) ”. Ela se destacou no primeiro trabalho “ Grave ” em 2016, onde temos uma jovem estudante de medicina interessada em canibalismo.  Agora com “ Titane ”, Ducournau nos traz a pequena Alexia em viagem com pai e por distrai-lo, sofrem um acidente de carro.  Ela bateu a cabeça e precisou de uma cirurgia de emergência para colocar titânio para reconstruir seu crânio. Ganhando uma bela cicatriz acima da orelha. Após passar por uma longa recuperação, ao ver o carro que quase a matou, ela simples...