Pular para o conteúdo principal

O thriller "OS PEQUENOS VESTÍGIOS"

Os filmes de sobre serial killers ganham a tela do cinema com o premiado “O Silêncio dos Inocentes” em 1991 e o elogiadíssimo “Se7en: Os Sete Pecados Capitais” em 1995, assim criando um novo gênero. Indo além do suspense, thriller e policial, eles trouxeram uma nova gama para o entretenimento. Seriados televisivos ganharam mais notoriedade como as franquias C.S.I., Criminal Minds, True Detective e com a série Netflix “Mindhunter (2017 e 2019) ”, que adaptou os arquivos do FBI escritos pelos investigadores John E. Douglas & Mark Olshaker, quando estes trabalhavam para a agencia.

E mais recentemente com “O Boneco de Neve (2017)” e “Millennium: A Garota na Teia da Aranha (2018)”, agora chegou a vez de John Lee Hancock se aventurar no gênero. Conhecido por trabalhos como “Sonho Possível (2009)”, “Fome de Poder (2016)” e “Estrada Sem Lei (2019)”, agora traz “Os Pequenos Vestígios (The Little Things, 2021)”. Inicialmente era para ser lançado em 2020, mas devido à pandemia da Covid-19, teve que ser adiada. Só saindo via streaming no canal HBO Max este ano e algumas salas de cinema selecionadas.


Estrelado pelo incansável Denzel Washington como o policial Joe Deacon, Rami Malek (o Freddie Mercury da sétima arte) é o detetive Jim Baxter e Jared Leto (Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por “Clube de Compras Dallas, 2013”) faz o faxineiro Albert Sparma. O acaso junta os três em uma investigação pela morte de jovens mulheres com requintes de crueldade. Baxter é o encarregado pelo caso, que vem assustado a cidade de Los Angeles. Já Deacon, tinha o cargo de Baxter, por problemas pessoais e no trabalho, foi rebaixado. Indo trabalhar na cidade pequena Bakersfield. Quando é chamado para buscar uma evidencia em LA, seu passado vem à tona. E coincide com a investigação de Baxter.


Revendo velhos colegas e conhecendo Jim, Joe vê nele um reflexo como era no passado recente. Implacável e perspicaz, por todos era considerado um detetive excepcional. Mas devido uma falha em seu último caso, perdeu tudo. O prestigio e a família. Baxter fica intrigado por isso e o chama para acompanhar um chamado. Foi encontrada mais uma vítima do serial killer, como observador Joe repara nos “pequenos detalhes” (nota: tradução original do título do filme), contidos na cena do crime. Lembrando os tempos como detetive; os respingos de sangue, a posição do corpo da vítima e o que tem dentro da geladeira. 

Repara que do outro lado do prédio, há um galpão abandonado. Se dirige até ele, mais exatamente na vitrine que fica de frente para o prédio da vítima. No salão interno, há uma cadeira caída. Ao coloca-la de pé e olhando pela vitrine, percebe que de lá se vê todo o apartamento. Enxergando uma conexão e achando um meio de concluir aquilo que deixou em aberto, quando foi suspenso. Baxter sente que pode ganhar muito com o conhecimento de Deacon. Onde se tornam parceiros por conveniência. 


Mas o que o personagem de Jared Leto tem a ver com isso? Tudo e ao mesmo tempo, nada. Joe pede afastamento do departamento de Bakersfield, para investigar o caso na Cidade dos Anjos. Onde uma pista leva outra, chegando em Sparma (Leto). Apesar de não terem provas sobre sua relação com crimes, os dois acreditam que ele seja quem estão procurando. Daí o jogo de rato e gato em “Os Pequenos Vestígios”. Denzel com a competência de sempre, é o policial veterano em busca de redenção pelo o que houve no passado e usa toda sua experiência para ajudar Baxter. 

Ao contrário da eloquência como Freddie, Rami numa atuação mais contida e introspectiva. O oficial incorruptível e determinado em resolver o caso, mas solta toda sua angustia no ato final da película, quando confronta Sparma. Leto, nos poucos momentos em cena, traz na memória o personagem vivido por Kevin Spacey em “Se7en”. De poucas palavras, astuto e que não se deixa levar pela perseguição implacável de Joe e Jim. Um exemplo, quando Deacon segue Sparma pelas estradas da cidade. Acredita que não será percebido. Ledo engano: a tensão está no ar. O jogo se inverte e a caça vira o caçador. Os carros se encontram numa intersecção e a troca de olhares entre eles é fulminante.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Simplemente "TINA"

O que pode ser dito sobre Tina Turner ? Conhecida como a Rainha do Rock e a dona das mais belas pernas do mundo da musica. Hoje aos 81 anos, não faz mais shows como antigamente. Aproveita a aposentadoria para cuidar da sua saúde. Após sofrer um derrame, vencer o câncer e uma insuficiência renal onde precisou se submeter a um transplante em 2017. Sobreviver e lutar pela vida faz parte do dicionário pessoal de Tina.  Desde o casamento abusivo com Ike Turner e a traumática separação, onde precisou começar do zero sua carreira. Ainda tendo que lidar com  o preconceito da indústria fonográfica, que não acreditava no seu talento sem a presença de Ike. Na época, tinha 39 anos.  Comprovado em 1984 com o sucesso mundial do disco “ Private Dancer ”. Dai sua carreira deslanchou de vez, consolidada com o tema musical composta para “ Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985)”, “ We Don’t Need Another Hero ( Thunderdome )”. Onde inclusive atuou fazendo a vilã da película, Auntie Enity....