Pular para o conteúdo principal

"OS QUATRO PARALAMAS" & 10º Aniversário do Blog

A história do rock no Brasil, bem como da musica popular brasileira, estão entrelaçados. E recentemente um dos seus maiores representantes celebra 40 anos de existência. No caso, o power trio “Os Paralamas do Sucesso” formado por Herbert Vianna (Voz & Guitarras), Bi Ribeiro (Contrabaixo) e João Barone (Bateria). Para comemorar temos o documentário “Os Quatro Paralamas (2020)” dirigido por Roberto Berliner & Paschoal Samora. O primeiro registra a história da banda desde seus primórdios como o primeiro show no Circo Voador (RJ) em 1983. Formado em 1981, os três falam como iniciaram na musica e a duvida fica no ar, por que “Os Quatro Paralamas”?

A resposta é o empresário José Fortes, ele é o Quarto Paralama. Amigo de faculdade de Herbert, um grande apreciador de musica. Como o próprio diz no documentário, sem qualquer tipo de aptidão para tocar um instrumento, aceitou o convite de Vianna para gerenciar o recém-formado grupo. Com total consentimento de Joao e Bi. A amizade surgiu na carona dada por José a Herbert. No aparelho de som instalado no carro, eles ouviam as fitas cassetes gravadas por e perceberam que tinham muito em comum musicalmente.

Assim vemos um forte vinculo de amizade que dura ate hoje. Indo além do profissionalismo, nas palavras de : “Nunca pensei em ver a banda acabar. Nem no acidente do Herbert. Os nossos maiores amigos entre nós quatro somos nós quatro. Isso é raro. Nós vivemos juntos mais do que uma família”. A qualidade das imagens da época registradas por Berliner deixar um pouco a desejar, gravadas via VHS. Unida com os vídeos clips oficiais como “Alagados” e a mítica apresentação na primeira edição do Rock in Rio em 1985. Que impulsou a carreira do trio, onde excursionaram por todo o país. 

E se apresentariam bastante na terra dos Hermanos, Argentina. Num papo aberto e franco, no quarto que ensaiam na casa de Bi. Os quatro deixar a conversa fluir, relembrando os altos e baixos de sua carreira. Ao remexerem o baú de lembranças, fotos do começo. Tiradas pelo próprio Bi e Mauricio Valladares, que se tornou o fotografo oficial deles. Com imagens registradas em todos os álbuns da banda, órgãos de imprensa e redes sociais.  Junto a ele, temos o tecladista João Fera. Que dá seu testemunho ao lado dos Paralamas. Roberto é respeitoso ao falar sobre o acidente que vitimou a esposa de Herbert, Lucy Needham. Ao mesmo tempo, deixou sequelas em Vianna como a paralisia nas pernas. 


O documentário deixou seu recado nos festivais que esteve presente em 2020, mesmo com a pandemia da Covid 19. Transmitido online nas plataformas streaming e agora disponibilizado no canal das redes sociais Netflix. Em “Os Quatro Paralamas” temos um testemunho honesto de uma amizade duradoura, que apesar de todos os percalços que viveram, só a deixaram ainda mais forte e os momentos de alegria vindos dela, a ratificam. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

O Eterno Lex Luthor do cinema GENE HACKMAN (30.01.1930 - 17.02.2025 R.I.P.)

No último dia 27 de fevereiro (quinta-feira), o mundo do entretenimento foi surpreendido com uma noticia inimaginada. O corpo do ator Gene Hackman e de sua esposa Betsy Arakawa foram encontrados mortos em sua residência em Santa Fé (Novo México). A investigação inicial tinha como premissa um roubo seguido de morte, onde inclusive o cão do casal foi alvejado. Indo mais a fundo, descobriu-se que eles já haviam falecido a mais de nove dias. Mais tarde foi divulgado que o marcapasso no coração de Gene parou de funcionar no dia 17 de fevereiro. Hackman tinha 95 anos e Arakawa , 65 anos.  A investigação está em andamento pela polícia local.  Aposentado desde 2004, em sua última entrevista dada a Larry King disse que não tinha projetos futuros e acreditando que sua carreira como ator havia chegado ao fim na época. Mesmo assim deixou sua marca na sétima arte. ganhador de dois Oscar por Melhor Ator pelo thriller policial “ Operação França ” em 1971 e por Melhor Ator Coadjuvante pel...