Pular para o conteúdo principal

Denzel Washington é "ROMAN J. ISRAEL, ESQ (2017)"

O mundo dos tribunais de justiça na terra do tio Sam, sempre ótimos gerou filmes como os “Doze Homens & Uma Sentença (1957)”, “Testemunha de Acusação (1957)”e “O Sol É Para Todos (1962)” por exemplo. Além de autores de sucesso como John Grisham que teve seus principais romances adaptados para o cinema como “O Dossiê Pelicano (1993)”, “A Firma (1993)” e “O Júri (2003)”. Seguindo essa linha, tivemos mais recentemente, “Luta por Justiça (2019)” e “Os Sete de Chicago (2020)”. Já em 2017 foi a vez do roteirista Dan Gilroy se aventurar no gênero. Conhecido por trabalhos como “Gigantes de Aço (2011)” e “O Legado Bourne (2012)”. Estreando na cadeira de diretor em “O Abutre (2014)”.


Em seu segundo filme como cineasta, temos “Roman J. Israel, Esq (2017)” e ao seu lado o polivante Denzel Washington como o idealista advogado que dá título à película. Ele trabalha numa firma que auxilia pessoas de baixa renda em seus casos na justiça. Há mais de 20 anos é consultor dos advogados de lá e por isso, pouco pisou em um tribunal. Inteligente e perspicaz conhece cada caso do escritório nos mínimos detalhes. Uma pessoa excêntrica com suas manias e temperamento forte, mas sempre disposta a ajudar seus colegas.


A situação muda quando seu melhor amigo e sócio, William Jackson, na firma sofre um ataque cardíaco. É hospitalizado e fica entre a vida e a morte. Pois este era o rosto da empresa diante do público, já que Roman não possuía a empatia de seu colega. Assim, o escritório é incorporado ao do principal advogado da cidade, George Pierce. Este é feito pelo garoto enxaqueca Colin Farrell. Fazendo com que Roman saia da sua zona de conforto e retorne para linha de frente no mundo judiciário. Assim conhece novas histórias e pessoas do meio que confrontam com sua vida profissional. Ocorrendo um grande debate e desacordo entre as partes.


O acaso faz com que Roman aja de modo impulsivo. Além de seu rígido código moral, que é colocado à prova ao se encontrar um potencial cliente, o jovem Derrell Ellerbee (DeRon Horton), preso por assassinato. Sendo assim julgado para prisão perpetua. Isso deve ocorrer após o depoimento de Carter “CJ” Johnson (Amari Chearton). Há uma recompensa de 100.000 dólares pelo seu paradeiro. Para se ajudar e ao seu cliente, Israel faz a denuncia anonimamente. Conhecendo as brechas do sistema legal, acredita que não saberão que foi ele que fez a ligação. Assim temos o mote para “Roman J Israel”. Onde temos a desconstrução de um personagem.


Denzel faz um trabalho excepcional, como uma pessoa inteligentíssima, integra à sua ideologia e código moral, pode se corromper e ao mesmo tempo se questionar a respeito. Por isso é intransigente com aquele que discorda de suas opiniões. Ouvindo diariamente o que há de melhor do soul e funk dos anos 70 ao longo da película, Roman percebe que tudo aquilo que acredita foi por água abaixo e buscando um meio de corrigir seu erro. Para assim voltar a ser como era em seus princípios, antes de mudar drasticamente seu modo de vida e seus ideais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Millie Bobby Brown é "ENOLA HOLMES (Netflix)"

Sherlock Holmes é um dos personagens da literatura mais adaptados, tanto no cinema quanto na televisão. O mítico ator Peter Cushing imortalizou o personagem e mais tarde o Homem de Ferro Robert Downey Jr. assumiu o cachimbo e o violino nos filmes “ Sherlock Holmes (2009)” e “ Sherlock Holmes: Jogo de Sombras (2011)”. Junto a ele, antes de se tornar o mago Doutor Estranho do UCM, Benedict Cumberbatch interpretou Holmes na serie britânica “ Sherlock (2010 a 2017)”.  Inclusive houve uma versão para os dias de hoje com o seriado “ Elementary (2012 a 2019)” com Jonny Lee Miller (o Sick Boy de “ Trainspotting: Sem Limites , 1996”) no papel.  Agora chegou a vez do Homem de Aço Henry Cavill dar a graça como o detetive mais perspicaz e inteligente do planeta.  Só que desta vez ele não é o principal. No caso, sua irmã mais nova Enola. Feita por Millie Bobby Brown , a Eleven da série Netflix “ Stranger Things (desde 2016)”. Onde ela retoma a parceria com o canal das redes socia...

O Provocativo "TITANE"

O cinema francês sempre surpreende, com obras que nos fazem refletir sobre a condição humana. Seja com François Truffault ou movimento Novelle Vague com Jean Luc Goddard, trouxeram um novo olhar sobre o que é ser uma pessoa na sociedade que vivemos. Estamos falando dos anos 60 e 70, onde tivemos uma revolução cinematográfica tanto no velho continente como nas Américas. Agora no século XXI, uma nova geração formada por Julia Ducournau com sua perspectiva sobre a humanidade em “ Titane (2021) ”. Ela se destacou no primeiro trabalho “ Grave ” em 2016, onde temos uma jovem estudante de medicina interessada em canibalismo.  Agora com “ Titane ”, Ducournau nos traz a pequena Alexia em viagem com pai e por distrai-lo, sofrem um acidente de carro.  Ela bateu a cabeça e precisou de uma cirurgia de emergência para colocar titânio para reconstruir seu crânio. Ganhando uma bela cicatriz acima da orelha. Após passar por uma longa recuperação, ao ver o carro que quase a matou, ela simples...