Pular para o conteúdo principal

A Carta do "THE BOSS" BRUCE SPRINGSTEEN

A empreitada musical do “BossBruce Springsteen continua. Cumprindo uma promessa feita em 2019 de lançar dois trabalhos, recentemente. No ano passado com “Western Stars” que comentamos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2020/03/as-estrelas-ocidentais-de-bruce-boss.html . E retomando agora a parceira com sua velha banda, a E Street Band com “Letter To You (2020)”. Gravado em novembro de 2019 em seu estúdio caseiro, onde pode fazer algo que não fazia desde o antológico “Born in the U.S.A. (1984)”. Todos estavam juntos para tocarem as doze canções que fazem parte do repertorio do álbum. Isso tudo antes da pandemia do novo coronavírus.


Três delas foram compostas em seu primeiro disco “Greetings from Asbury Park, N.J. (1973)”: “Janey Needs A Shooter”, “If I Was A Priest” e “Song for Orphans”, que ficaram de fora na época e sendo aproveitadas agora. Com os velhos parceiros, Bruce traz um trabalho que remete ao seu passado, aos amigos que vão deixar saudades e vendo um belo futuro para si. Como seu assistente pessoal Terrry Magovern (1940 - 30.07.2007), o tecladista Danny Federici (23.01.1950 - 17.04.2008), o saxofonista Clarence Clemons (11.01.1942 - 18.06.2011) e George Theiss (Setembro 1949 - 13.07.2018), com quem tocou em sua primeira banda The Castilles (o embrião da E Street Band). 


Que são lembrados na faixa de abertura, “One Minute You're Here”. Acústica em tom confessional. Já a canção que dá título ao disco, é o exemplo perfeito da química entre Bruce e a E Street Band, rock vigoroso com uma letra que remete a uma carta de amor aos seus fãs. “Burnin’ Train”, pulsante faz se sentir dentro de um trem em movimento. Cairia perfetiamente em "Born to Run (1975)".


Janey Needs A Shooter”, “If I Was A Priest” e “Song for Orphans” representam a sonoridade do Bruce raiz. Isto é, com a característica influência de Bob Dylan aliada à pegada puro rock’n’roll da E Street Band no começo de carreira. Sobre elas, Springsteen comentou para a Rolling Stone: “Eu as resgatei porque queria cantar com voz adulta as ideias da juventude. Algo um pouco louco”.


The Last Man Standing”, reflexos sobre sua vida (o passado, o presente e um futuro incerto). The Power of Prayer”, declama seus versos como se estivéssemos dentro de uma igreja como pastor fervoroso para seu rebanho. Destaque para o saxofone de Jake Clemons, sobrinho de Clarence. Em “House of a Thousand Guitars”, Bruce sendo Bruce. Balada potente.


Rainmaker”, o tom pessimista toma conta do clima. Com “Ghosts”, como bem diz a canção, os fantasmas do passado assombram a memória de Springsteen, mas enxergando isso como um rito de passagem. O tom de despedida toma conta de “I’ll See You in my Dreams”, onde os sonhos de outrora ganham novos com muito rock’n’roll os embalando. 


O saldo final é positivo, como uma ode sobre a vida e a morte. Mesmo por estarmos tristes daqueles que nos deixaram, devemos ver isso como um sinal para seguir em frente. Junto a um sentimento de que como somos frágeis e tirando a sensação de invencibilidade dentro de nós. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Millie Bobby Brown é "ENOLA HOLMES (Netflix)"

Sherlock Holmes é um dos personagens da literatura mais adaptados, tanto no cinema quanto na televisão. O mítico ator Peter Cushing imortalizou o personagem e mais tarde o Homem de Ferro Robert Downey Jr. assumiu o cachimbo e o violino nos filmes “ Sherlock Holmes (2009)” e “ Sherlock Holmes: Jogo de Sombras (2011)”. Junto a ele, antes de se tornar o mago Doutor Estranho do UCM, Benedict Cumberbatch interpretou Holmes na serie britânica “ Sherlock (2010 a 2017)”.  Inclusive houve uma versão para os dias de hoje com o seriado “ Elementary (2012 a 2019)” com Jonny Lee Miller (o Sick Boy de “ Trainspotting: Sem Limites , 1996”) no papel.  Agora chegou a vez do Homem de Aço Henry Cavill dar a graça como o detetive mais perspicaz e inteligente do planeta.  Só que desta vez ele não é o principal. No caso, sua irmã mais nova Enola. Feita por Millie Bobby Brown , a Eleven da série Netflix “ Stranger Things (desde 2016)”. Onde ela retoma a parceria com o canal das redes socia...

O Provocativo "TITANE"

O cinema francês sempre surpreende, com obras que nos fazem refletir sobre a condição humana. Seja com François Truffault ou movimento Novelle Vague com Jean Luc Goddard, trouxeram um novo olhar sobre o que é ser uma pessoa na sociedade que vivemos. Estamos falando dos anos 60 e 70, onde tivemos uma revolução cinematográfica tanto no velho continente como nas Américas. Agora no século XXI, uma nova geração formada por Julia Ducournau com sua perspectiva sobre a humanidade em “ Titane (2021) ”. Ela se destacou no primeiro trabalho “ Grave ” em 2016, onde temos uma jovem estudante de medicina interessada em canibalismo.  Agora com “ Titane ”, Ducournau nos traz a pequena Alexia em viagem com pai e por distrai-lo, sofrem um acidente de carro.  Ela bateu a cabeça e precisou de uma cirurgia de emergência para colocar titânio para reconstruir seu crânio. Ganhando uma bela cicatriz acima da orelha. Após passar por uma longa recuperação, ao ver o carro que quase a matou, ela simples...