Pular para o conteúdo principal

"UMA VIDA OCULTA" de Terrence Malick ("A Árvore da Vida")

Terrence Malick se notabilizou na sétima arte pela sua pegada filosófica sobre a natureza humana e como surgimos em meio a vastidão do universo. Com trabalhos autorais como na sua estreia atrás das câmeras, o drama policial “Terra de Ninguém (1973)" e o romance reflexivo “Cinzas do Paraíso (1978)”. 

Ambos discutem como as pessoas, podemos ser ambíguas em relação aos nossos sentimentos para com o nosso próximo. Bem como convivemos com os quatro elementos que fazem parte de nosso planeta azul (água, fogo, ar e terra). Junto a isso, a nossa espiritualidade (religião).

Passados vinte anos, Malick retorna ao mundo cinematográfico com o filme de guerra “Além da Linha Vermelha (1998)”. Uma reflexão sobre os campos de batalha na Segunda Guerra Mundial. Em 2005, lançou “Um Novo Mundo” contando a história da índia nativa americana Pocahontas. Desde então tem se mantido na ativa com a ode sobre a vida e a morte, “A Árvore da Vida (2008)”; as dúvidas sobre o amor verdadeiro em “Amor Pleno (2013)”; uma auto analise em “Cavaleiro de Copas (2015)” e uma viagem pelo mundo dos festivais de música como Glastonbury em “De Canção em Canção (2017)”. Agora nos traz o conto baseado em fatos reais, “Uma Vida Oculta (A Hidden Life, 2019)”. 


Aqui temos o fazendeiro austríaco Franz Jägerstätter, interpretado por August Diehl (o oficial nazista inconveniente de “Bastardos Inglórios, 2008”). Vivendo tranquilamente com a esposa Fani (Valerie Pachner) e as três filhas no interior de seu país. Mais precisamente no vilarejo de Sankt Radengund. 

Sua paz de espirito é quebrada com o início da Segunda Guerra Mundial e a Áustria sendo invadida pelo exército alemão sob alcunha nazista de Hitler. Chegando lá, seus habitantes devem jurar total fidelidade ao líder alemão e ao Terceiro Reich. Jägerstätter se recusa a faze-lo. Mesmo com o esforço de pessoas próximas, ele está irredutível em sua decisão. Por isso é preso e podendo ser sentenciado à morte.

Contando com o amor e o apoio de Fani, Franz consegue forças para seguir em frente com seus ideais. Sendo levado para Berlim e aguardando seu julgamento em uma prisão local. Sendo assim, os dois trocam cartas. As palavras de Fani o encorajam, não se deixando enfraquecer com as torturas físicas e psicológicas impingidas no seu encarceramento. Daí a trama para “Uma Vida Oculta”, onde Terrence nos faz refletir sobre a condição humana. Como uma pessoa carismática como Hitler consegue convencer um povoado a segui-lo incondicionalmente. 

Enxergam na persona de Franz como um traidor da ideologia do Führer. Onde temos em pé de Igualdade, sua irredutível perseverança no que acredita. Contrário ao nazismo e ao que prega seu líder. A violência contra aqueles que não fazem parte da raça ariana e o causador do Holocausto judeu. Já que Franz prega a igualdade entre as pessoas. Seja pela cor, ideais e principalmente religiosa. 

Pois não acredita que Deus nos colocou no mundo para criar a discórdia e sim, para apaziguar os ânimos e sermos superiores a qualquer tipo de raiva e orgulho em nossos corações. Como é de praxe, o apuro técnico se destaca. As planícies e as vastas plantações do vilarejo justificam a linda passagem pelo olhar apurado de Malick junto ao trabalho do diretor de fotografia Jörg Widmer.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

O Eterno Lex Luthor do cinema GENE HACKMAN (30.01.1930 - 17.02.2025 R.I.P.)

No último dia 27 de fevereiro (quinta-feira), o mundo do entretenimento foi surpreendido com uma noticia inimaginada. O corpo do ator Gene Hackman e de sua esposa Betsy Arakawa foram encontrados mortos em sua residência em Santa Fé (Novo México). A investigação inicial tinha como premissa um roubo seguido de morte, onde inclusive o cão do casal foi alvejado. Indo mais a fundo, descobriu-se que eles já haviam falecido a mais de nove dias. Mais tarde foi divulgado que o marcapasso no coração de Gene parou de funcionar no dia 17 de fevereiro. Hackman tinha 95 anos e Arakawa , 65 anos.  A investigação está em andamento pela polícia local.  Aposentado desde 2004, em sua última entrevista dada a Larry King disse que não tinha projetos futuros e acreditando que sua carreira como ator havia chegado ao fim na época. Mesmo assim deixou sua marca na sétima arte. ganhador de dois Oscar por Melhor Ator pelo thriller policial “ Operação França ” em 1971 e por Melhor Ator Coadjuvante pel...