Pular para o conteúdo principal

"SHAFT (NETFLIX)"


O cinema é um gênero artístico marcado por vários momentos. Como em 1971 com o lançamento do thriller policial “Shaft” chamou atenção de publico e critica.  Não só por sua ótima trama e sim ao trazer um charmoso ator afro-americano como seu interprete principal. Ele é Richard Roundtree. Junto a isso o marcante tema musical composto por Isaac Hayes.

Seu sucesso gerou duas continuações “O Grande Golpe de Shaft (1972)” e “Shaft na África (1973)”. Em 2000, ele volta agora encarnado pelo Nick Fury Samuel L. Jackson. Mais tarde descobrimos que ele é na verdade o sobrinho do icônico detetive, John Shaft II. O filme foi dirigido por John Singleton. Passados dezenove anos, Shaft II retorna agora ao lado do filho J.J. Shaft (Jessie T. Usher de “Independence Day: O Ressurgimento, 2016”). Com roteiro escrito por Kenya Barris, criadora da serie “Black-ish desde 2014” e Tim Story como diretor, da franquia “Policial em Apuros”.


Aqui vemos Shaft discutindo sua esposa Maya (Regina Hall) sobre sua profissão como policial. Trabalhando incessantemente e constantemente ameaçado. Até que eles atacados por inimigos de Shaft com o filho deles recém-nascido no banco de trás do carro da família. Fazendo com que Maya se separa dele e criando J.J., bem longe de Shaft. O tempo passa J.J., agora adulto, está trabalhando como analista no FBI e descobre que seu amigo de infância Karim (Ava Jogia) foi assassinado.

Sem poder se envolver no caso diretamente, pede auxilio para o pai. Policial aposentado e agora detetive particular. De inicio a convivência dos dois é pouco amistosa. Com o passar do tempo, cada um vai entendendo o outro pensa. Assim iniciando uma improvável parceria. Daí o mote para o novo “Shaft”. Nos anos 70, ele lutava pelos direitos iguais entre brancos e negros. 


Além de seu sex-appeal, isso ficou conhecido como blacksploitation. Na película de 2000, as boas seqüências de ação e luta aliadas à intolerância racial daqueles tempos. Agora temos o encontro de três gerações. Sim, o Shaft original (Roundtree) retorna a cena para ajudar a família. O humor e o drama familiar dão o tom do filme. Não deixando de lado a ação característica da franquia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Millie Bobby Brown é "ENOLA HOLMES (Netflix)"

Sherlock Holmes é um dos personagens da literatura mais adaptados, tanto no cinema quanto na televisão. O mítico ator Peter Cushing imortalizou o personagem e mais tarde o Homem de Ferro Robert Downey Jr. assumiu o cachimbo e o violino nos filmes “ Sherlock Holmes (2009)” e “ Sherlock Holmes: Jogo de Sombras (2011)”. Junto a ele, antes de se tornar o mago Doutor Estranho do UCM, Benedict Cumberbatch interpretou Holmes na serie britânica “ Sherlock (2010 a 2017)”.  Inclusive houve uma versão para os dias de hoje com o seriado “ Elementary (2012 a 2019)” com Jonny Lee Miller (o Sick Boy de “ Trainspotting: Sem Limites , 1996”) no papel.  Agora chegou a vez do Homem de Aço Henry Cavill dar a graça como o detetive mais perspicaz e inteligente do planeta.  Só que desta vez ele não é o principal. No caso, sua irmã mais nova Enola. Feita por Millie Bobby Brown , a Eleven da série Netflix “ Stranger Things (desde 2016)”. Onde ela retoma a parceria com o canal das redes socia...

O Provocativo "TITANE"

O cinema francês sempre surpreende, com obras que nos fazem refletir sobre a condição humana. Seja com François Truffault ou movimento Novelle Vague com Jean Luc Goddard, trouxeram um novo olhar sobre o que é ser uma pessoa na sociedade que vivemos. Estamos falando dos anos 60 e 70, onde tivemos uma revolução cinematográfica tanto no velho continente como nas Américas. Agora no século XXI, uma nova geração formada por Julia Ducournau com sua perspectiva sobre a humanidade em “ Titane (2021) ”. Ela se destacou no primeiro trabalho “ Grave ” em 2016, onde temos uma jovem estudante de medicina interessada em canibalismo.  Agora com “ Titane ”, Ducournau nos traz a pequena Alexia em viagem com pai e por distrai-lo, sofrem um acidente de carro.  Ela bateu a cabeça e precisou de uma cirurgia de emergência para colocar titânio para reconstruir seu crânio. Ganhando uma bela cicatriz acima da orelha. Após passar por uma longa recuperação, ao ver o carro que quase a matou, ela simples...