O
cineasta britânico Steve McQueen
(sem qualquer relação com o mítico ator) surgiu com o drama politico “Fome” em 2008 e mais tarde realizou o
psicológico “Shame” em 2011. Mas foi
em 2012, que sua carreira deu um giro de 360° com o histórico “12 Anos de Escravidão (2013)”. O conto
verídico que exibe o preconceito racial nos EUA, em seu pior momento. Quando o
país, então escravocrata, tratava o povo afro-americano como se fossem animais.
De um ponto de vista bem realista dos fatos como pouco se viu pelo próprio cinema
norte-americano. Levando para casa o Oscar de Melhor Filme daquele ano.
Agora
McQueen está de volta com “Viúvas
(Widows, 2018)”. Thriller
policial de ação baseado no romance de mesmo nome escrito por Lynda La Plante e adaptado pelo próprio
ao lado de Gillian Flynn (autora de
sucesso como “Garota Exemplar
(2012)”, que foi levado para o cinema por David Fincher em 2014). Aqui temos a
história de Verônica Rawlings (Viola
Davis, Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Um Limite Entre Nós, 2016”).
Está vivendo o luto pela morte repentina do marido Harry (o cavaleiro jedi Liam Neeson). descobrindo a verdade
sobre a fonte dos rendimentos dele. Harry era um astuto assaltante e num roubo
mal sucedido, ele e sua gangue são pegos pela policia de Chicago.
É cumprimentada
no velório pelo concorrente ao cargo de vereador local Jack Mulligan (o garoto
enxaqueca Colin Farrell) e mais
tarde, em seu apartamento recebe a visita inesperada de Jamal Manning (Brian Tyree Henry). O traficante da
cidade que também deseja a vaga de vereador para legalizar seus negócios. Ele
veio cobrar o roubo de Harry, pois ele foi a vitima de seu ultimo golpe. Mais
de dois milhões de dólares. Exigindo de Verônica, o seu ressarcimento com prazo
de validade. Tem um mês (30 dias) para faze-lo. Desesperada,
ela busca saber mais sobre as atividades de Harry. Seu motorista pessoal Bash (Garret Dillahunt da serie “Fear The Walking Dead, desde 2015”)
entrega a Veronica, um bilhete deixado por Harry caso algo lhe acontecesse. Lendo
suas instruções vai ao encontro com um velho conhecido dele. Este dá em mãos, o
diário de Harry. Com todos os esquemas e desenhos de seus assaltos. Um deles,
que pode render cinco milhões.
Veronica
enxerga a oportunidade de quitar o debito do marido e ainda sair ganhando com
isso. Mas precisa de ajuda. Vai em busca das esposas dos parceiros de crime de
Harry. No caso, Linda Perelli (Michelle
Rodriguez, a Letty da franquia “Velozes
& Furiosos”), esposa de Carlos (Manuel
Garcia-Rulfo), e Alice Gunner (Elizabeth
Debicki, a Ayesha de “Guardiões da
Galáxia Volume 2, 2017”), mulher de Florek (o Justiceiro Jon Bernthal). Elas também passando por
necessidades. Linda perdeu a loja, por causa das dividas de jogo do marido. Já
Alice, uma linda mulher, que apesar das constantes agressões de Florek, se
mantinha fiel a ele. Mas com sua morte, não vê meios de sobreviver sem o mesmo.
Assim
temos o mote inicial de “As Víuvas”. Mulheres que não se
conheciam e precisam se unir para atingir um objetivo final em comum.
Simplesmente sobreviver e dar andamento às suas vidas. De acordo com seu
status. Aqui McQueen deixa sua
marca, a critica social. Aliada a uma trama cheia de reviravoltas, que pode
pegar o espectador mais desatento de surpresa, com as excepcionais sequencias de ação. Como bem-vista
na cena de abertura e no seu ato final.
Verônica
é a mulher de meia-idade e afro-americana com status social e financeiro de
alto padrão. Já Linda é a latina que sofre com o preconceito constante até
mesmo entre seus familiares. Enquanto Alice é uma mulher bonita, que ainda não
enxerga que poderia ser mais do que é. Em especial, pelos seus dotes físicos. Junto
a elas, temos Belle (Cynthia Erivo),
que as ajuda no assalto. Que representa a atual mulher afro-americana. Mãe
solteira que se divide em vários empregos e cuida dos filhos de outros. Enquanto
deixa a própria filha sob os cuidados da mãe. “As Viúvas” conta com as participações
especiais de Daniel Kaluuya (do
ótimo suspense “Corra, 2017”), ele
faz o psicótico e segurança pessoal do irmão Jamal, Jatemme e do veterano Robert Duvall (“O Juiz, 2014”) como o patriarca dos Mulligan, Tom.
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