Pular para o conteúdo principal

"STAR WARS: THRAWN" de Timothy Zahn


Desde que a Disney adquiriu os direitos sobre a obra do Criador George Lucas, a saga Star Wars, os fãs não podem reclamar do que ela tem feito a respeito. A nova trilogia iniciada em 2015 com “O Despertar da Força” e o vindouro episodio VIII, “Os Últimos Jedi (a estrear em dezembro deste ano)”. Junto a isso, o anuncio de um novo cânone a partir de “ODDF”. O vasto Universo Expandido foi colocado de lado. Mas às vezes, a Disney recorre a ele para inseri-lo neste novo cenário. Agora ele é conhecido como “Legends”.

Um bom exemplo que temos agora é um dos principais vilões e personagens do velho UE, o Grão Almirante Thrawn. Surgido na trilogia escrita por Timothy Zahn, chamada pelos fãs como “Trilogia Thrawn”. Ela narra o pós dos eventos vistos em “Retorno de Jedi (1983)”, com o fim do Império Galáctico de Palpatine. E as tentativas de Thrawn de reergue-lo das cinzas. Discutimos sobre ela nos links:

HERDEIROS DO IMPÉRIO


Para muitos, essa é a trilogia perfeita para a continuidade das aventuras do ultimo jedi Luke Skywalker e seus amigos Han Solo, a Princesa e irmã Leia Organa, Chewbacca, Lando Calrissian, C3PO e R2D2. Thrawn se destacou por ser um grande estrategista. Antecipando todos os movimentos da Nova República contra ele. Muito se perguntou quando ele seria melhor aproveitado na saga. Seja um filme ou um livro com mais detalhes sobre sua origem. A Disney percebendo seu potencial o reinseriu no universo  Star Wars, o colocando na terceira temporada da animação “Rebels”.

Dai veio a ideia de contar sua história. O anuncio do livro foi feito por Dave Filoni, criador de “Star Wars Rebels” na Celebration Europe 2016 no segundo dia do evento (16.07.2016). Com seu criador Timothy Zahn, responsável pela obra. Simplesmente intitulado “Thrawn”, Zahn nos traz as origens deste personagem que se tornou icônico na saga. O que mais impressiona é que ele não teve participação em filme ou em serie antes de “Rebels”. Se tornando um dos mais marcantes em Star Wars. 


Sinopse:Vivendo em exílio em um planeta distante, o desconhecido guerreiro que atende pelo nome de Thrawn está prestes a ingressar nas fileiras imperiais. Com suas estratégias peculiares e sua inteligência militar inigualável, ele vai se tornar um dos mais sagazes e impiedosos membros do Império Galáctico.

O grão-almirante Thrawn é um dos mais cativantes personagens do Universo Expandido de STAR WARS, e conquistou um lugar de destaque entre os vilões da saga, até se tornar um personagem canônico e indispensável, presente na famosa série Rebels. Mas suas origens e o caminho percorrido na hierarquia imperial sempre foram um mistério. Agora, Timothy Zahn revela os eventos que deslancharam esse mestre estrategista e o transformaram em um perigoso líder militar”.


Em uma leitura envolvente, conhecemos seu começo no Universo SW. Num planeta desconhecido da Orla Exterior, uma tropa de stormtroopers é atacada. O que poderia ser uma legião de moradores de lá, na verdade, era Thrawn. Querendo a atenção dos lideres da tropa. Consegue atingir seu objetivo e explica a eles que foi exilado do seu lar. Impressionados, Thrawn é levado para uma audiência com o Imperador Palpatine.

Um encontro que já deixa uma boa impressão. Zahn nos traz um dialogo criativo e crível, estamos diante de dois grandes articuladores. Cada um exibe seu raciocínio para justificar seus ideais. Sendo plausíveis e importantes para eles.  E a relação com Eli Vanto. O único capaz de entender totalmente a língua dele. Com isso, a amizade entre eles se estreita.


Temos uma visão mais aprofundada dos bastidores do Império Galáctico. Em especial no treinamento de Thrawn e Eli. Como sofreram com o preconceito racial por serem diferentes, daqueles que estavam na academia imperial. O primeiro por ser um alienígena de pele azul e outro por ser da Orla Exterior. Sem adiantar muito da trama, Zahn nos traz um retrato mais apurado da sua criação. Que já foi explorado em outros contos. Mas agora vemos como ele se tornou a lenda que é  e em especial, sua formação como Grão-Almirante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Millie Bobby Brown é "ENOLA HOLMES (Netflix)"

Sherlock Holmes é um dos personagens da literatura mais adaptados, tanto no cinema quanto na televisão. O mítico ator Peter Cushing imortalizou o personagem e mais tarde o Homem de Ferro Robert Downey Jr. assumiu o cachimbo e o violino nos filmes “ Sherlock Holmes (2009)” e “ Sherlock Holmes: Jogo de Sombras (2011)”. Junto a ele, antes de se tornar o mago Doutor Estranho do UCM, Benedict Cumberbatch interpretou Holmes na serie britânica “ Sherlock (2010 a 2017)”.  Inclusive houve uma versão para os dias de hoje com o seriado “ Elementary (2012 a 2019)” com Jonny Lee Miller (o Sick Boy de “ Trainspotting: Sem Limites , 1996”) no papel.  Agora chegou a vez do Homem de Aço Henry Cavill dar a graça como o detetive mais perspicaz e inteligente do planeta.  Só que desta vez ele não é o principal. No caso, sua irmã mais nova Enola. Feita por Millie Bobby Brown , a Eleven da série Netflix “ Stranger Things (desde 2016)”. Onde ela retoma a parceria com o canal das redes socia...

O Provocativo "TITANE"

O cinema francês sempre surpreende, com obras que nos fazem refletir sobre a condição humana. Seja com François Truffault ou movimento Novelle Vague com Jean Luc Goddard, trouxeram um novo olhar sobre o que é ser uma pessoa na sociedade que vivemos. Estamos falando dos anos 60 e 70, onde tivemos uma revolução cinematográfica tanto no velho continente como nas Américas. Agora no século XXI, uma nova geração formada por Julia Ducournau com sua perspectiva sobre a humanidade em “ Titane (2021) ”. Ela se destacou no primeiro trabalho “ Grave ” em 2016, onde temos uma jovem estudante de medicina interessada em canibalismo.  Agora com “ Titane ”, Ducournau nos traz a pequena Alexia em viagem com pai e por distrai-lo, sofrem um acidente de carro.  Ela bateu a cabeça e precisou de uma cirurgia de emergência para colocar titânio para reconstruir seu crânio. Ganhando uma bela cicatriz acima da orelha. Após passar por uma longa recuperação, ao ver o carro que quase a matou, ela simples...