Pular para o conteúdo principal

O escritor STEPHEN KING & A Sétima Arte


Stephen King é um dos escritores mais bem sucedidos no ramo literário, isso ninguém tem duvida. Sendo assim, suas obras são adaptadas para a tela grande do cinema. Com uma escrita única onde o terror e o suspense se unem a uma riqueza de detalhes em suas histórias, destacando seus personagens. Seu primeiro romance, “Carrie: A Estranha” de 1974 foi levado ao cinema por Brian De Palma em 1976.

Onde temos o conto da jovem Carrie que é constantemente atacada pelos colegas de escola. O chamado “bullying” nos dias de hoje. Ela é quieta e sensível, vivendo com a mãe Margaret. Uma fanática religiosa. Até que um incidente no banheiro da escola, desperta seus poderes paranormais. E que se afloram com os constantes abusos infligidos pela mãe. Carrie é vivida por Sissy Spacek e sua mãe pela veterana Piper Laurie. Ambas foram indicadas ao Oscar de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante respectivamente de 1976. O filme revelou os talentos de John Travolta, Amy Irving, William Katt e Nancy Allen. Em 2013, tivemos o questionável remake estrelado pela Hit Girl Chloë Grace Moretz.

CARRIE: A ESTRANHA (1976)

Em 1980, o mestre Stanley Kubrick adaptou “O Iluminado” de 1977. Onde Jack Torrance vai trabalhar em um Hotel como zelador. Levando esposa Wendy e filho Danny. Ao mesmo tempo, tenta terminar seu livro. Em meio ao silencio e isolamento, Jack vai enlouquecendo. Atormentado por visões e vozes. Este é interpretado por Jack Nicholson. Kubrick deu sua visão sobre o texto de King. Este se mostrou descontente com isso e comentou: Obviamente as pessoas simplesmente amam e eles não entendem porque eu não gosto. O livro é quente e o filme é gelado; o livro termina em fogo e o filme, em gelo... É tão misógino. Digo, Wendy Torrance é mostrada como um tipo histérico de trapo humano”.

O ILUMINADO

Nos anos 80, houve um boom de suas obras para cinema. Como “Cujo (1983)” que é baseado em “Cão Raivoso” de 1981. “Na Hora da Zona Morta (1983)” é do romance homônimo de 1979. Que mais tarde ganharia um seriado de TV de sucesso nos anos de 2002 a 2007. “Christine: O Carro Assassino (1983)” e “A Incendiaria (1984)”, os livros de mesmo nome e ano. “A Colheita Maldita (1984)” é um conto do livro “Sombras da Noite” de 1977. Os que mais chamaram atenção na época foram “Cemitério Maldito” de 1989, o livro saiu em 1983 e o autobiográfico “Conta Comigo” de 1986, que na verdade é o conto “O Corpo” do livro “Quatro Estações” de 1982.

CEMITÉRIO MALDITO (1989)

No primeiro, sua trama é sobre a família Creed que se muda para a cidade Mudlow, no interior dos EUA. Lá descobrem que o terreno ao lado da sua nova casa é amaldiçoado. Crianças construíram um cemitério para seus animais de estimação atropelados e mortos na estrada. Bem como um cemitério indígena. Já o segundo, é um conto sobre a infância de King. Com quatro amigos viajando pelo interior de sua cidade em busca do corpo de um garoto desaparecido. Durante o percurso descobrem o verdadeiro sentido da palavra “amizade”.

CONTA COMIGO (1986)

Chegando aos anos 90, tivemos três produções chamam atenção pelo terror psicológico, o sobrenatural e o fantástico. Estamos falando de “Louca Obsessão (1990)”, “Um Sonho de Liberdade (1994)” e “À Espera de um Milagre (1995)”. Em “Louca Obsessão”, baseado no livro de 1987, temos o escritor Paul Sheldon (James Caan, o Sonny Corleone de “O Poderoso Chefão, 1972”) sofrendo um acidente de carro. Ele é socorrido pela enfermeira Annie (Kathy Bates), que inclusive é uma grande fã de seus livros. Com o passar do tempo, descobre sua personalidade transtornada. Que o obriga a escrever um conto sobre sua personagem favorita, Misery. O filme rendeu a Kathy o Oscar de Melhor Atriz daquele ano.

LOUCA OBSESSÃO

Um Sonho de Liberdade” e “À Espera de um Milagre” foram adaptadas por Frank Darabont. O primeiro tem como base o conto “Rita Hayworth and Shawshank Redemption” do livro “Quatro Espações” de 1982. Onde o banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins) acusado injustamente pelo assassinato da sua esposa e de sua amante. É levado para prisão de Shawshank e lá conhece Red (Morgan Freeman). Condenado a duas prisões perpetuas, vemos o cotidiano de Andy. Sofrendo no inicio e depois se adaptando, deixando as coisas a seu favor.

UM SONHO DE LIBERDADE

No segundo, temos John Coffey (Michael Duncan Clarke), um gigante afro-americano acusado de estuprar e matar duas meninas. Condenado à morte, ele é mandado para a prisão e vive num alojamento chamado “A Milha Verde (The Green Mile, titulo original da película)”. Lá conhece o chefe Paul (o versátil Tom Hanks), que descobre seus poderes de cura. O romance foi lançado em 1986.

À ESPERA DE UM MILAGRE

A menção honrosa fica a produção para TV em formato de minissérie e mais tarde lançada no cinema em 1990, “It: Uma Obra do Medo”. Com base no livro de 1986, onde sete crianças enfrentam uma entidade que se alimenta do medo das pessoas e que pode mudar de forma. Às vezes chamada de “It” e outras por “palhaço Pennywise” na cidade de Derry, Maine (EUA). Passados trinta anos, elas já adultas precisam enfrenta-la novamente, pois retornou matando crianças. Recentemente foi anunciado seu reboot, a estrear em setembro deste ano.

IT: UMA OBRA DO MEDO (1990)

IT: A COISA (2017)

Já nos anos 2000, o destaque fica para “Janela Secreta (2004)”, “O Nevoeiro (2007)” e a serie de TV Under the Dome (2013 a 2015)”. Em “Janela Secreta” baseado no livro de mesmo nome e ano, foi adaptado por David Koepp e traz o escritor com crise criativa Mort Rainey (o Capitão Jack Sparrow Johnny Depp) que tenta superar a separação com a ex-mulher Amy (Maria Bello). Sua rotina é quebrada com o aparecimento de um desconhecido chamado John Shooter (John Turturro) que lhe acusa de ter roubado a ideia de um livro.  

JANELA SECRETA

Em “O Nevoeiro”, Frank Darabont volta ao universo de King neste terror, onde uma cidade do interior norte-americano é atingida por um nevoeiro (após uma forte tempestade), pessoas de lá ficam presas em um supermercado. Caso saiam, são atacadas por forças sobrenaturais. O livro é de 1980. Este ano, estreou no canal das redes sociais Netflix, sua versão como serie em 10 episódios.

O NEVOEIRO (2007)


O NEVOEIRO – NETFLIX

Under The Dome” tem como mote a cidade de Chester’s Mill em Maine (EUA) cercada por uma redoma invisível. Sem entender o que houve seus habitantes e o governo (do lado de fora) tentam destruí-la sem sucesso. Isolados do mundo e com recursos escassos. Enquanto um pequeno grupo de pessoas tenta entender o que houve e achar uma solução para acabar com a situação.

UNDER THE DOME

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...