Pular para o conteúdo principal

A "TORRE NEGRA" de Stephen King finalmente na tela grande do cinema


Séries literárias com o passar dos anos foram ganhando espaço na sétima arte. Os exemplos mais recentes e de grande sucesso, são as sagas do bruxo “Harry Potter”, a vampiresca “Crepúsculo” e o reality show dos “Jogos Vorazes”. É claro houve fracassos retumbantes como “Dezesseis Luas”, “A Quinta Onda” e outras que nem para trás nem para frente vão como “Maze Runner” e “Divergente”, por exemplo.

O renomado autor Stephen King, conhecido por seus contos de terror como os clássicos “O Iluminado (1977)”, “Carrie: A Estranha (1974)” e “It – A Coisa (1986)”, também teve seus livros adaptados para a tela grande do cinema com os citados anteriormente. Apesar contrários à visão do autor, obtiveram sucesso de publico e critica. Outras histórias com um tom mais sobrenatural foram levadas para o cinema como “Um Sonho de Liberdade (1982)” e “À Espera de um Milagre (1996)”. Até o conto sobre sua infância “Conta Comigo (1982)” foi adaptado.


Mais recentemente os livros “Under the Dome (2009)” e “O Nevoeiro (1980)” foram adaptados para a televisão como seriados. Agora a vez da serie fantástica com toque sobrenatural e uma pitada de terror, “A Torre Negra”. A adaptação foi encabeçada por Akiva Goldsman (Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por "Uma Mente Brilhante, 2001") que teve ao seu lado os roteiristas Jeff Pinkler, Anders Thomas Jensen & Nicolas Arcel. Este último assumiu a cadeira de diretor. Juntos trouxeram a introdução sobre o universo do pistoleiro Roland Deschain (Idris Elba, o Heimdall do filme Marvel Thor), o último defensor da torre que dá nome à película. Ele luta contra o Homem de Preto e feiticeiro Walter Padick (Matthew McConaughey, Oscar de Melhor Ator por “Clube de Compras Dallas, 2014”). 


Que deseja destruí-la, pois ela traz o equilíbrio este o mundo deles, chamado de “Mundo-Médio” e o nosso, que é conhecido como “Mundo-Chave”.  Com a torre abaixo, ele pode soltar os demônios que vivem entre eles e dominar os dois mundos. Entre eles surge o jovem Jake Chambers (Tom Taylor). Que perdeu o pai quando criança vive atormentado desde então. Fazendo terapia e tendo ao seu lado a mãe Laurie (Katheryn Winnick), que deseja recupera-lo e o padrasto Elmer (Karl Otto Thaning), que quer se livrar dele.

Tom tem pesadelos constantes e os coloca no papel. É sobre o mundo do Homem de Preto e do Pistoleiro. A mãe assustada decide coloca-lo em um internato. Enquanto isso, pesquisa sobre seus desenhos e descobre que um deles é de um casarão abandonado na sua cidade (Nova York). Os funcionários do internato chegam e Jake repara que eles são os seres malignos de seus sonhos, monstros usando pele humana. Finge que vai até o banheiro do apartamento e foge pela janela. Indo até o casarão, encontra um portal que o leva até o “Mundo-Médio”.


Lá se encontra com o pistoleiro Roland. Quer se vingar de Walter, por este ter matado seu pai Steven (Dennis Haysbert, o Presidente David Palmer da serie de TV “24 Horas, 2001 a 2010”). Que faz uso de magia negra para conseguir o que necessita. Jake e Roland precisam um do outro para atingir seus objetivos. O primeiro quer proteger a torre e o segundo conseguir sua vingança contra o Homem de Preto. Assim temos o mote de “A Torre Negra”.

Em um conto que mescla o tom fantástico, suspense, terror, boas sequencias de ação e um ar que lembra os faroestes de antigamente, temos uma boa entrada ao universo criado por Stephen King para a série literária. O próprio já havia comentado que sua maior inspiração foi à saga do Anel escrita por J.R.R. Tolkien. Idris está bem à vontade no papel do herói perdido na dor, que deixou de lado seu dever de proteger a “Torre”. Enquanto o personagem de Tom surge como uma redenção a Roland que o recoloca nos trilhos. McConaughey cumpre bem seu papel de vilão. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...