Pular para o conteúdo principal

A franquia "ALIEN" ganha um novo capítulo, "COVENANT"


Desde que Ridley Scott anunciou que voltaria ao universo de “Alien”, deixou os fãs da saga do ser xenomorfo em êxtase. O clima claustrofóbico criado no primeiro “Alien: O Oitavo Passageiro (1979)” criou um novo gênero dentro da ficção cientifica. Bem como deixou um ponto de interrogação na exploração do espaço: “Seria a viagem entre as estrelas tão silenciosa e encantadora como imaginamos?”. Assim Scott nos trouxe “Prometheus” em 2012, um preludio dos eventos vistos nos filmes anteriores. Iniciando a origem, não só de “Alien”, mas se mistura com a nossa própria. Usando o conto literário “Eram os Deuses Astronautas” de Erich Von Däniken como referência. Discutimos a película no link: http://cyroay72.blogspot.com.br/2012/06/prometheus-origem-das-especies.html


Assim chegamos à “Alien Covenant (2017)”. Sua linha do tempo ocorre 10 anos depois de “Prometheus”, estamos em 2104. Vemos a nave que dá titulo ao filme indo ao planeta Origae-6. Uma futura colônia terrestre e transportando dois mil colonos e mais de seis mil embriões humanos. Devido à longa duração da viagem, sua tripulação está em estado de hibernação. A nave é dirigida pela inteligência artificial chamada M.O.T.H.E.R. e supervisionada pelo androide Walter (Michael Fassbender). 
Durante o percurso, a Covenant é atingida por uma tempestade de raios solares. Fazendo com que Walter desperte a tripulação antes do planejado. Sobrevivem, com algumas baixas. Como o capitão da missão, Jacob Branson (James Franco de “Oz: Mágico & Poderoso, 2013”). Marido da cientista Daniels (Katherine Waterston de “Animais Fantásticos & Onde Habitam, 2016”).
 

O restante da tripulação é formado por Oram (Billy Crudup, o Doutor Manhattan de “Watchmen, 2009”) e substituto de Branson; sua esposa, a bióloga Karine (Carmen Ejogo); os pilotos casados Tennessee (o comediante Danny McBride) e Faris (Amy Seimetz); os seguranças Lope (Demián Bichir) e Hallet (Nathaniel Dean) e os oficiais Ricks (Jussie Smollett) e Upworth (Callie Hernandez). Todos estão consternados com o falecimento de Jacob. Realizam um discreto cerimonia de despedida. Contrariando a primeira ordem de Oram. Mais tarde, começam o reparo da Covenant. No espaço, Tennessee ao consertar a rede de energia da nave, recebe uma transmissão. Ao usar seus computadores, decifram a mensagem e localizam sua fonte. É um planeta próximo à Origae-6. Oram decide ir até lá. Percebem condições para colonização. Já Daniels é contra a ideia.


Encontram também a nave que dra. Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e o androide David (Fassbender) foram em busca dos “Engenheiros” ao fim de "Prometheus". Junto a isso, a natureza selvagem de lá deixa sua marca em alguns membros da expedição. Infectando-os com um vírus que os destrói por dentro, saindo deles um novo ser. Um Xenomorfo, como visto ao final de “Prometheus”. Que ataca a todos, fazendo com eles formem um circulo para se prevenir de uma nova investida. O que ocorre, sendo Daniels seu principal alvo. Que foi salva por Walter.


Até que surge um clarão no céu escuro do planeta e junto a ele, uma figura. Que se mostra ser David. Resgatando os sobreviventes e os levando a um local seguro. Uma cidadela abandonada. Lá eles tentam se comunicar com a Covenant, ao mesmo tempo, David lhes explica como foi parar ali e o que aconteceu a dra. Shaw. Se aproximando de Walter, que o chama de irmão. Assim temos a trama básica de “Alien Covenant”. Mantendo o tom filosófico de “Prometheus”, Scott nos traz novas indagações sobre a origem da raça humana, sua evolução e como ela está causando sua própria extinção. Exemplificado na sequência de abertura de “Covenant”, quando David desperta e conhece seu criador Peter Weyland (Guy Pearce). Onde os dois discutem sobre a origem das espécies e Weyland apenas lhe disse que juntos irão buscar a resposta.


Para não perder as referencias, vemos o Alien em sua evolução completa. Atacando os membros sobreviventes da Covenant, com sequências espetaculares que trazem na memoria o ato final de “Aliens: O Resgate (1986)” e se aproximando da linha do tempo de “Alien: O Oitavo Passageiro (1979)”. Não espere em “Alien Covenant”, perguntas deixadas em aberto nos outros filmes da franquia. A película é uma continuação direta de “Prometheus” e se você viu os teaser que estão neste post, compreenderá melhor sua história. Quanto ao elenco, o destaque fica para Michael Fassbender. Em atuação brilhante, nos exibindo a ambiguidade de seus personagens. Enquanto Walter é uma versão atualizada de David, mais um androide obediente com um instinto de proteção pelos tripulantes da Covenant. Em especial, Daniels. Já David, representa a si mesmo, no seu desejo de ser “O Criador”. Ele mesmo disse que no seu isolamento “Todo esse tempo sozinho, a casa do diabo surge”. Para bom entendedor meia palavra basta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...