Pular para o conteúdo principal

"ESTRELAS ALÉM DO TEMPO": Uma História Verídica Nunca Contada


Filmes sobre a corrida espacial é um tema muito explorado pela sétima arte. Seja baseada em fatos reais ou ficcionais. Temos como exemplo o clássico anos 80 “Os Eleitos (1983)” de Philip Kaufman sobre a preparação dos primeiros astronautas da terra do tio Sam e “Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo (1995)” de Ron Howard, que fala sobre a ultimo voo tripulado à Lua.

Até o mítico cowboy Clint Eastwood se aventurou no espaço na ficção cientifica “Cowboys do Espaço (2000)”, onde a NASA precisa impedir que um satélite avariado caia em uma região habitada. Clint, junto com velhos companheiros precisa ir até ele para conserta-lo. Para seu conhecimento: todos estão aposentados e precisam revisar o antigo treinamento para astronautas. 


Estreando nas melhores salas de cinema da sua cidade temos “Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures, 2016)”, voltando ao tema. Dando uma abordagem sobre os bastidores da corrida ao espaço. Focando nos cientistas, matemáticos e administradores da NASA. Dirigido por Theodore Melfi da comedia “Um Santo Vizinho (2014)”. Aqui temos este conto inédito e real sobre três mulheres notáveis. E vou mais adiante, mulheres negras.

Estamos nos anos 60, a NASA corre contra o tempo literalmente. A Guerra Fria em alta. A então União Soviética já enviou o primeiro ser vivo ao espaço. No caso, um cão. E está se preparando para fazer o mesmo com o Homem. Junto a isso, o preconceito racial nos EUA cada vez mais forte. É assim que conhecemos Dorothy Vaughan (Octavia Spencer, Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Historias Cruzadas, 2011”), Mary Jackson (a cantora r’n’b Janelle Monaé) e Katherine Johnson (Taraji P. Henson, a Cookie Lyon da serie de TV “Empire desde 2015”).


Elas trabalham no departamento de cálculos da NASA. Analisam possíveis trajetórias para os primeiros voos em foguetes. A ida e o retorno de seus astronautas sãos e salvos. Cada uma em sua especialidade. Dorothy gerencia o departamento enquanto Mary e Dorothy realizam os cálculos matemáticos. Um departamento só com mulheres de cor com banheiro exclusivo para elas.

Dorothy recebe documentos que transferem Mary e Katherine. A primeira vai para o setor de engenharia da NASA. Responsável pela construção das capsulas e foguetes. Enquanto a segunda é enviada para o setor que faz a analise e o calculo matemático para o voo seguro de seus astronautas. Este setor é liderado por Al Harrison (Kevin Costner, o pai do “Homem de Aço, 2013”) e tem Paul Stafford (o Sheldon de Big Bang Theory Jim Parsons) como seu supervisor. 


Cada uma delas se destaca pelo seu talento. Mary por seus conhecimentos e raciocínio rápido. Porem, não pode almejar uma posição melhor devido ao seu grau de instrução. Precisa se formar em engenharia para crescer profissionalmente na NASA. Já Katherine tem um talento natural com números. Desde pequena já se mostrou excepcional. Chegando a dar aula para pessoas mais velhas. Lá também tem que encarar o preconceito e a duvida de seus colegas de trabalho sobre sua capacidade. Assim temos a história básica de “Estrelas Além do Tempo”. 

Até então desconhecida de todos, vemos que mesmo num local onde a inovação e o pensamento livre deveriam palavra de ordem. Existem pessoas e a conveniência social ditam as regras. Ou seja, o preconceito contra negros. Um exemplo: na seção em que Katherine trabalha há uma cafeteira para todos se servirem. No dia seguinte, ela vai encher sua caneta e percebe que há outra menor com a inscrição: pessoas de cor. Apesar do trio formado por Henson, Spencer e Monaé, o destaque fica para a primeira. Como sua personagem é determinante para o sucesso da empreitada espacial do governo norte-americano.


Como seu conhecimento e criatividade a levaram para grandes trabalhos dentro da NASA. Por exemplo, o Projeto Mercury (aqui visto na película) e a missão da Apolo 11. Posteriormente foi reconhecida ganhando a Medalha Presidencial da Liberdade em 2015 por eles e sendo entregue pelo Presidente Barack Obama. Tanto Dorothy (se tornou chefe do departamento de informática da NASA, desenvolvendo o programa Fortran) e Mary (se graduou em engenharia aeroespacial) conseguiram atingir seus objetivos.

Estrelas Além do Tempo” é um filme que destaca o trabalho de suas atrizes. O trio feminino chama atenção. Em especial Janelle Monaé (sua carreira cinematográfica deve ser acompanhada mais de perto). Exibindo toda sua determinação para se mostrarem relevantes dentro daqueles tempos conturbados nos EUA. Contando também com a participação especial de Kristen Dunst, a eterna Mary Jane da franquia “Homem-Aranha” de Sam Raimi. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...