Pular para o conteúdo principal

"ESTRELAS ALÉM DO TEMPO": Uma História Verídica Nunca Contada


Filmes sobre a corrida espacial é um tema muito explorado pela sétima arte. Seja baseada em fatos reais ou ficcionais. Temos como exemplo o clássico anos 80 “Os Eleitos (1983)” de Philip Kaufman sobre a preparação dos primeiros astronautas da terra do tio Sam e “Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo (1995)” de Ron Howard, que fala sobre a ultimo voo tripulado à Lua.

Até o mítico cowboy Clint Eastwood se aventurou no espaço na ficção cientifica “Cowboys do Espaço (2000)”, onde a NASA precisa impedir que um satélite avariado caia em uma região habitada. Clint, junto com velhos companheiros precisa ir até ele para conserta-lo. Para seu conhecimento: todos estão aposentados e precisam revisar o antigo treinamento para astronautas. 


Estreando nas melhores salas de cinema da sua cidade temos “Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures, 2016)”, voltando ao tema. Dando uma abordagem sobre os bastidores da corrida ao espaço. Focando nos cientistas, matemáticos e administradores da NASA. Dirigido por Theodore Melfi da comedia “Um Santo Vizinho (2014)”. Aqui temos este conto inédito e real sobre três mulheres notáveis. E vou mais adiante, mulheres negras.

Estamos nos anos 60, a NASA corre contra o tempo literalmente. A Guerra Fria em alta. A então União Soviética já enviou o primeiro ser vivo ao espaço. No caso, um cão. E está se preparando para fazer o mesmo com o Homem. Junto a isso, o preconceito racial nos EUA cada vez mais forte. É assim que conhecemos Dorothy Vaughan (Octavia Spencer, Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Historias Cruzadas, 2011”), Mary Jackson (a cantora r’n’b Janelle Monaé) e Katherine Johnson (Taraji P. Henson, a Cookie Lyon da serie de TV “Empire desde 2015”).


Elas trabalham no departamento de cálculos da NASA. Analisam possíveis trajetórias para os primeiros voos em foguetes. A ida e o retorno de seus astronautas sãos e salvos. Cada uma em sua especialidade. Dorothy gerencia o departamento enquanto Mary e Dorothy realizam os cálculos matemáticos. Um departamento só com mulheres de cor com banheiro exclusivo para elas.

Dorothy recebe documentos que transferem Mary e Katherine. A primeira vai para o setor de engenharia da NASA. Responsável pela construção das capsulas e foguetes. Enquanto a segunda é enviada para o setor que faz a analise e o calculo matemático para o voo seguro de seus astronautas. Este setor é liderado por Al Harrison (Kevin Costner, o pai do “Homem de Aço, 2013”) e tem Paul Stafford (o Sheldon de Big Bang Theory Jim Parsons) como seu supervisor. 


Cada uma delas se destaca pelo seu talento. Mary por seus conhecimentos e raciocínio rápido. Porem, não pode almejar uma posição melhor devido ao seu grau de instrução. Precisa se formar em engenharia para crescer profissionalmente na NASA. Já Katherine tem um talento natural com números. Desde pequena já se mostrou excepcional. Chegando a dar aula para pessoas mais velhas. Lá também tem que encarar o preconceito e a duvida de seus colegas de trabalho sobre sua capacidade. Assim temos a história básica de “Estrelas Além do Tempo”. 

Até então desconhecida de todos, vemos que mesmo num local onde a inovação e o pensamento livre deveriam palavra de ordem. Existem pessoas e a conveniência social ditam as regras. Ou seja, o preconceito contra negros. Um exemplo: na seção em que Katherine trabalha há uma cafeteira para todos se servirem. No dia seguinte, ela vai encher sua caneta e percebe que há outra menor com a inscrição: pessoas de cor. Apesar do trio formado por Henson, Spencer e Monaé, o destaque fica para a primeira. Como sua personagem é determinante para o sucesso da empreitada espacial do governo norte-americano.


Como seu conhecimento e criatividade a levaram para grandes trabalhos dentro da NASA. Por exemplo, o Projeto Mercury (aqui visto na película) e a missão da Apolo 11. Posteriormente foi reconhecida ganhando a Medalha Presidencial da Liberdade em 2015 por eles e sendo entregue pelo Presidente Barack Obama. Tanto Dorothy (se tornou chefe do departamento de informática da NASA, desenvolvendo o programa Fortran) e Mary (se graduou em engenharia aeroespacial) conseguiram atingir seus objetivos.

Estrelas Além do Tempo” é um filme que destaca o trabalho de suas atrizes. O trio feminino chama atenção. Em especial Janelle Monaé (sua carreira cinematográfica deve ser acompanhada mais de perto). Exibindo toda sua determinação para se mostrarem relevantes dentro daqueles tempos conturbados nos EUA. Contando também com a participação especial de Kristen Dunst, a eterna Mary Jane da franquia “Homem-Aranha” de Sam Raimi. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c