Pular para o conteúdo principal

A "40ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO"

Tem início no dia de hoje (20 de outubro de 2016) a 40ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e se encerra no dia 02 de novembro (feriado de finados).  Nas próximas duas semanas serão exibidos 322 filmes em 35 endereços espalhados pela cidade de São Paulo. Entre eles, salas de cinema, espaços culturais e museus, que inclui sessões gratuitas e ao ar livre. Como é de praxe da Mostra, um mestre do cinema é chamado para criar seu pôster oficial. 

A bola da vez foi cineasta italiano Marco Bellochio. Que será homenageado com o Premio Leon Cakoff pelo conjunto de sua obra. Uma seleção especial com seus principais trabalhos será exibida.  O cineasta Andrzej Wajda (06.03.1926 – 09.10.2016), que recentemente nos deixou, será lembrado com a mostra Foco Polônia. Onde seu trabalho engajado na politica de seu país, se mostrou influente até hoje. Numa retrospectiva de seus melhores filmes, vemos a história e as transformações politicas da Polônia, passadas a limpo com seu olhar critico.


BOA DIA, NOITE (2003)

DANTON: O PROCESSO DA REVOLUÇÃO (1982) de Andrzej Wajda

Junto a ele, o controverso Krzysztof Kieślowski (o criador da “Trilogia das Cores: A Liberdade é Azul, 1993; A Fraternidade é Vermelha, 1994 e A Igualdade é Branca, 1994”) também é lembrado. Com a exibição dos dez capítulos de seu clássico “Decálogo (1988)”. Uma serie de documentários para a TV polonesa. Que passaram por aqui na 13ª Mostra e ganharam grande repercussão na época. 

Para celebrar os 40 anos da Mostra, será exibido o ultimo filme do cineasta cult Jim Jarmush, “Paterson (2016)”. Veremos inclusive seus principais trabalhos, “Férias Permanentes (1980)”, “Estranhos no Paraíso (1984)” e “Daunbailó (1986)”. O cineasta italiano Paolo Sorrentino dos celebrados “A Grande Beleza (2013)” e “A Juventude (2015)” traz à Mostra, o drama transformado em serie de TV, “The Young Pope” estrelada pelo britânico Jude Law. Seu longa de estreia “Um Homem a Mais (2001)” também será exibido. 


PATERSON

THE YOUNG POPE

Paralela à mostra, em parceria ao Bergmancenter, no Itáu Cultural a exposição “Por Trás da Máscara: 50 Anos de Persona” e a versão em 2K de “Persona (1966)”, obra prima do cineasta Ingmar Bergman. William Friedkin estará presente na Mostra, para levar o Premio Leon Cakoff para casa. E ganhando inclusive uma mostra paralela com seus principais filmes como o thriller “Operação França (1971)”, que inclusive está celebrando 45 anos; sua obra máxima, “O Exorcista (1973)”; “Comboio do Medo (1977)” e “Parceiros da Noite (1980)”. Ele fará uma palestra aberta ao publico no dia 30 às 20h, no  Espaço Itaú de Cinema no Shopping Frei Caneca. após a exibição de "Operação França" às 18h.Atualizando: Devido a problemas de saúde, Friedkin não pode vir a Mostra.


O ator Antônio Pitanga será homenageado na Mostra com o documentário “Pitanga”, dirigido por Beto Brant e a filha dela, a estonteante Camila Pitanga. E também vai ganhar o Premio Leon Cakoff. Um tributo a Hector Babenco (falecido em julho ultimo) será lembrado com a exibição de “Lúcio Flávio, Passageiro da Agonia (1976)”. Vencedor da Primeira Mostra. Trazendo também o ultimo trabalho do celebrado Abbas Kiarostami, “Me Leve Para Casa (2016)” e o documentário sobre sua persona, “76 minutos e 15 segundos com Kiarostami (2016)” de Seifollah Samadian.

Para encerrar a Mostra com chave, teremos a exibição ao ar livre no Auditório Ibirapuera do clássico do cinema mudo, “The General (1926)” de Buster Keaton & Clyde Bruckman. Com acompanhamento musical da Orquestra de Heliópolis. Tocando e estreando a nova trilha musical composta pelo maestro Robert Israel, que virá exclusivamente para a ocasião. Para maiores informações no site: http://40.mostra.org/br/home/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...