Pular para o conteúdo principal

"BEN HUR (1959)"


Filmes bíblicos nos anos áureos da sétima arte eram uma rotina em Hollywood. Com clássicos como “Quo Vadis (1951)” e “Os Dez Mandamentos (1956)”, por exemplo. Este último estrelado pelo mito Charlton Heston. A Warner para não perder o fio da meada, encomendou junto ao diretor William Wyler, a adaptação do conto sobre Judah Ben-Hur. Escrito por Lew Wallace, que leva o titulo de “Ben-Hur: Um Conto do Cristo” de 1880. Wallace acreditava que Cristo não era filho de Deus, em seus estudos acabou se convertendo ao cristianismo. Assim temos a história de "Ben-Hur (1959)". Interpretado por Heston.

Um afortunado judeu da Judeia (nos dias de hoje, é o sul da Palestina), que celebra o retorno do amigo de infância Messala (Stephen Boyd). Este viveu anos em Roma, ascendeu como politico e se torna o guardião da região que cresceram. Buscando provar seu valor para o Império Romano, Messala questiona Ben-Hur sobre quem está organizando a insurgente rebelião dos judeus na província. Este se recusa a dar nomes e é aprisionado por Messala.  



Perde seus bens, é transformado em escravo e enviado para as galés (embarcações). Sua mãe Miriam (Martha Scott) e Tirzah (Cathy O’Donnell), são levadas para a prisão. Ele jura vingança contra Messala. Após três anos da sua condenação, Ben-Hur desperta a atenção do cônsul Quintus Arrius (Jack Hawkins). Que o resgata após o naufrago da fragata em que estavam. Fazendo com que Quintus o adote como filho.


Vai com ele até Jerusalém e aproveita a chance para resgatar a mãe e a irmã. Lá se torna um grande campeão na corrida de quadrigas. Lá se encontra com Ester (Haya Harareet), uma escrava, que o seguia e tem seus sentimentos por ele. Em meio a isso, ela esconde um segredo dele. Tanto Ben-Hur quanto Messala, acreditam que sua mãe e irmã foram vitimas da lepra. Quando na verdade, vivem escondidas e protegidas pela comunidade.


Fazendo com que Ben-Hur desafie o agora inimigo de sangue para uma mortal corrida de quadrigas. Esta é a trama básica de “Ben-Hur”, assim como o clássico “Os Dez Mandamentos”, os cenários suntuosos, o figurino caprichado e a fotografia exuberante são um colírio para os olhos. Junto a uma citação a Jesus Cristo, quando estava indo para as galés Ben-Hur recebe agua de um homem. Mais tarde o reencontra. Descobre que ele é o Messias. Sendo crucificado e os papéis se invertem, agora é Ben-Hur quem dá agua a ele. Que lhe revela que sua família está viva.


Wyler seguindo a cartilha de Cecill B. DeMille, vemos uma reconstituição de época primorosa e filmagens em locações na Espanha, no Líbano (as corridas aconteceram no hipódromo de Tiro) e na Itália nos estúdios da Cinecittà. Que nos proporciona um espetáculo visual em uma história cheia de suspense, drama e aventura ganhadora de 11 Oscars daquele ano, junto a uma trilha musical épica composta por Miklos Rózsa (que também levou a estatueta na categoria). Incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator para Charlton Heston e Melhor Ator Coadjuvante para Hugh Griffith.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

O Eterno Lex Luthor do cinema GENE HACKMAN (30.01.1930 - 17.02.2025 R.I.P.)

No último dia 27 de fevereiro (quinta-feira), o mundo do entretenimento foi surpreendido com uma noticia inimaginada. O corpo do ator Gene Hackman e de sua esposa Betsy Arakawa foram encontrados mortos em sua residência em Santa Fé (Novo México). A investigação inicial tinha como premissa um roubo seguido de morte, onde inclusive o cão do casal foi alvejado. Indo mais a fundo, descobriu-se que eles já haviam falecido a mais de nove dias. Mais tarde foi divulgado que o marcapasso no coração de Gene parou de funcionar no dia 17 de fevereiro. Hackman tinha 95 anos e Arakawa , 65 anos.  A investigação está em andamento pela polícia local.  Aposentado desde 2004, em sua última entrevista dada a Larry King disse que não tinha projetos futuros e acreditando que sua carreira como ator havia chegado ao fim na época. Mesmo assim deixou sua marca na sétima arte. ganhador de dois Oscar por Melhor Ator pelo thriller policial “ Operação França ” em 1971 e por Melhor Ator Coadjuvante pel...