Desde a compra da Lucasfilm pela empresa do empreendedor Walt Disney, os produtos relacionados à marca tem crescido de modo vertiginoso. Bem como suas vendas, que vão desde brinquedos temáticos passando por itens de papelaria, vídeos e chegando ao mercado literário. Que se dividiu bastante depois que a Disney assumiu o controle sobre Star Wars. Você já está cansado de saber que ela iniciou a criação de um novo Universo Expandido da saga, que agora é chamado de “Cânone”. Já que o velho UE foi descartado.
Mas não totalmente, a Disney por ter os direitos de imagens, os considera como “Legends”. Isto é, não fazem parte da nova linha do tempo criada a partir de “O Despertar da Força (2015)”. Desde então, o mercado de livros tanto por aqui como lá fora, tem se dividido bastante. Em especial, com o que é canônico e /ou lenda dentro de Star Wars. Por aqui, a Editora Aleph juntamente com a Companhia das Letras têm enchido nossas livrarias de títulos relacionados ao tema. Agora chegou a vez da Universo dos Livros soltar um titulo sobre a saga. No caso, que conta “A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi” escrito por Ryder Windham. Autor norte-americano especializado em ficção cientifica. Que já escreveu outros livros sobre Star Wars. Entre eles a versão literária da trilogia clássica para leitores iniciantes (2004) e da enciclopédia “Star Wars: The Ultimate Visual Guide (2005)”.
“A Origem & A Lenda de Obi-Wan Kenobi” foi lançado originalmente em 2008 e a Universo dos Livros aproveita o momento para trazer em nossa terra brasilis este conto sobre um maiores cavaleiros jedi da saga. A história está situada entre “O Império Contra-Ataca (1980)” e “Retorno de Jedi (1983)” quando Luke retorna a seu planeta natal, Tatooine. Ele e seus amigos estão atrás do caçador de recompensas Boba Fett que levou Han Solo congelado para o castelo de Jabba, The Hutt atrás da recompensa por sua cabeça. Acreditando que ele irá até Jabba, Luke pilota seu X-Wing até a cabana em que residia seu velho mestre jedi Obi-Wan Kenobi. Em busca de respostas sobre o que Darth Vader lhe disse em seu confronto na Cidade das Nuvens. Revelando que era seu pai. Nesta fase, foi interpretado pelo veterano ator inglês Alec Guiness.
Lá encontra o diário pessoal de Ben. Em seus capítulos, lemos seu inicio como youngling, um aprendiz da força quando criança. E após passar nos testes, já adolescente se tornar padawan leaner de Qui-Gon Jinn. Eles são intercalados com pensamentos de Luke sobre o que está lendo. Entre os melhores são instruções bem detalhadas do próprio Ben de como montar um sabre de luz. Se você é um leitor atento, perceberá que referencias dos filmes da trilogia clássica. Quando Luke relembra dos ensinamentos de Ben em “Uma Nova Esperança (1977)” e o treinamento com Yoda em Dagobah em “O Império Contra-Ataca”. Em especial, quando depara com o lado negro da Força em uma caverna. E outros romances sobre a saga como a Trilogia Thrawn de Timothy Zhan e “Sombras do Império” de Steve Perry, por exemplo. Há momentos no seu exilio em Tatooine que protege anonimamente Luke. E ao mesmo tempo, lutar contra aqueles que oprimem os indefesos próximos da região em que mora. Relata sua convivência com Anakin Skywalker, pai de Luke, até se tornar o lorde negro da Força. Aqui Ewan McGregor, assumiu a versão mais jovem do mestre jedi.





Comentários
Postar um comentário