Pular para o conteúdo principal

"MAIS FORTE QUE O MUNDO: A HISTÓRIA DE JOSÉ ALDO"


No momento, o cinema brasileiro têm tido momentos de alta e baixa, quase que simultaneamente. Com comedias sem graça alguma como a franquia “Até que a Sorte nos Separe” passando por pastelões românticos como “S.O.S. – Mulheres ao Mar”. Apesar da boa bilheteria de ambas, não podemos dizer o mesmo sobre seu padrão de qualidade artística.

Um dos poucos momentos de boa qualidade é nas cinebiografias. Mais recentemente como o sindico “Tim Maia (2014)” e o místico Paulo Coelho em “Não Pare na Pista (2014)”. Agora chegou a vez do lutador de MMA José Aldo ter sua história contada na tela grande do cinema. Escrito e dirigido por Afonso Poyart, depois de sua passagem na terra do tio Sam com o ótimo thriller “Pressagios de um Crime (2016)”, volta ao solo brasileiro para nos trazer as dificuldades e alegrias de José Aldo para chegar ao seu objetivo de se tornar campeão no octógono do UFC na categoria Peso-Pena. Ganhando o titulo “Mais Forte que o Mundo: A História de José Aldo (2016)”.


O projeto iniciou em 2012 e levou quatro anos para ser concretizado. O ator global José Loreto é o biografado. Que encarnou o papel de forma perfeita. Exibindo a determinação do personagem em sair da sua cidade natal, Manaus (Amazonas). Para ser com um sonho que antes era uma forma de extravasar toda sua raiva sobre sua condição de vida.

Morando de forma precária com pai violento José (o sempre ótimo Jackson Antunes) e a mãe Rocilene (a musa do anos 80 Claudia Ohana) que aguenta as pancadas. Junto a isso, um relacionamento instável com a moça da cidade Luiza (Paloma Bernardi) e um conflito com o playboy local Fernandinho (Rômulo Arantes Neto). Isso de certa forma, o impulsiona a levar a serio o esporte.


Indo para o Rio de Janeiro, com dinheiro dado pelo pai. Apesar da relação conturbada com ele, este que não quer o filho um futuro como sua vida está. Bêbado jogado na sarjeta e batendo na esposa. Chegando à cidade maravilhosa, José Aldo trabalha e mora num alojamento de uma academia e tem o apoio do amigo Marco Loro (o comediante sem noção Rafinha Bastos). Conhece a jovem Vivi (a sexy Cleo Pires), frequentadora da academia. Com muita perseverança e raça, José Aldo chama atenção do treinador Dedé Pederneiras (Milhem Cortaz), que enxerga uma oportunidade em leva-lo ao titulo na sua categoria no UFC. Assim rola a trama de “Mais Forte que o Mundo”.


Poyart soube aproveitar bem o material que tinha em mãos. A versão final do roteiro ficou a cargo de Marcelo Rubens Paiva, que nos traz a história nua e crua de seu protagonista. Sentimos na pele todos os socos e pontapés que a vida lhe deu para conseguir o titulo. E ao mesmo tempo, se sentir realizado como pessoa. Destacando também a atuação de Jackson como uma das molas que leva José Aldo a seguir em frente, apesar de todos os obstáculos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

O Provocativo "TITANE"

O cinema francês sempre surpreende, com obras que nos fazem refletir sobre a condição humana. Seja com François Truffault ou movimento Novelle Vague com Jean Luc Goddard, trouxeram um novo olhar sobre o que é ser uma pessoa na sociedade que vivemos. Estamos falando dos anos 60 e 70, onde tivemos uma revolução cinematográfica tanto no velho continente como nas Américas. Agora no século XXI, uma nova geração formada por Julia Ducournau com sua perspectiva sobre a humanidade em “ Titane (2021) ”. Ela se destacou no primeiro trabalho “ Grave ” em 2016, onde temos uma jovem estudante de medicina interessada em canibalismo.  Agora com “ Titane ”, Ducournau nos traz a pequena Alexia em viagem com pai e por distrai-lo, sofrem um acidente de carro.  Ela bateu a cabeça e precisou de uma cirurgia de emergência para colocar titânio para reconstruir seu crânio. Ganhando uma bela cicatriz acima da orelha. Após passar por uma longa recuperação, ao ver o carro que quase a matou, ela simples...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...