Pular para o conteúdo principal

"HANS ZIMMER, 1 COMPOSITOR HEROÍCO"


Atualmente compor a trilha musical original de uma película que conte a história de um super-herói. Seja da Marvel ou da DC Comics. Ou mesmo, criado especialmente para a tela grande do cinema.Ganhou proporções gigantescas.

Antes tivemos sagas antológicas como a Star Wars e Indiana Jones, compostas pelo maestro John Williams. Ou a franquia Star Trek (Jornada nas Estrelas) iniciada na televisão e posteriormente indo para o cinema. Seu clássico tema composto por Alexander Courage (10.12.1929 – 15.05.2008), porem sua trilha, tanto na TV como no cinema, foi feita pelo grande Jerry Goldsmith (10.02.1929 – 21.07.2004). 

ALEXANDER COURAGE - STAR TREK

Os filmes épicos de antigamente como “... E O Vento Levou (1939)”, “A Ponte do Rio Kwai (1957)” e “Lawrence da Arábia (1962)” tivemos Max Steiner (10.05.1888 – 28.12.1971) e Maurice Jarre (13.09.1924 – 28.03.2009) respectivamente. Nos dias de hoje, os filmes dos super-heróis das HQ’s ganharam a tela grande do cinema. 

.... E O VENTO LEVOU (1939)

LAWRENCE DA ARÁBIA (1962)

A Marvel soube aproveitar o momento, um passo de cada vez foi apresentando seus heróis. Iniciando com o Homem de Ferro passando pelo gigante esmeralda Hulk, o poderoso Thor, o herói de princípios Capitão América e chegando ao filme que reúne todos eles, os Vingadores. Ao lado da Viúva Negra e o Gavião Arqueiro.

Junto a isso, a saga mutante X-Men e o amigo da vizinhança Homem-Aranha. Enquanto isso, a DC Comics junto a Warner nos apresentou o Homem de Aço Superman (com o antológico tema musical composto por John Williams), o Cavaleiro das Trevas Batman e o Lanterna Verde. Assim chegamos a Hans Zimmer (12.09.1957). Um dos maiores e melhores compositores de trilhas da sua geração.

RAIN MAN (1988)

Iniciou a carreira musical tocando teclados nos anos 80 em bandas como Ultravox e Buggles, e na mesma época compôs a música para filmes como “Rain Man (1988)”. Com o qual recebeu sua primeira indicação ao Oscar daquele ano. Aos poucos, foi estabelecendo uma carreira de sucesso com trilhas para filmes como o oscarizado “Conduzindo Miss Daisy (1989)”, o policial “Chuva Negra (1989)” e o road movie feminista “Thelma & Louise (1992)” ambos de Ridley Scott. E sendo reconhecido mundialmente com a estatueta do Oscar para Melhor Trilha Sonora Musical Original pela animação Disney “O Rei Leão (1994)”. Também fez a música de “Gladiador (2000)” e “Pearl Harbor (2001)”.

O REI LEÃO (1994)

GLADIADOR (2000)

PEARL HARBOR (2001)

Dai se tornando parceiro de trabalho dos cineastas Ron Howard (“Backdraft: Cortina de Fogo (1991)”, “O Código da Vinci (2006)”, “Frost / Nixon (2008)”, “Anjos & Demônios (2009)”, “O Dilema (2010)” e “Rush: No Limite da Emoção (2012)”) e Christopher Nolan (“A Origem, 2010” e “Interestelar, 2012”). Com este fez a pulsante musica da trilogia do Cavaleiro das Trevas no cinema. E deixando sua marca nas franquias “Piratas do Caribe”, “Sherlock Holmes” e as animações da Dreamworks “Madagascar” e “Kung Fu Panda”.

O CÓDIGO DA VINCI (2006)

INTERESTELAR (2012)

PIRATAS DO CARIBE

É aonde chegando à parceria com Nolan, que nos trouxe a saga que definiu o Homem-Morcego no cinema. A trilha composta para “Batman Begins (2005)” e “Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)” foram feitas ao lado de James Newton Howard (da franquia “Jogos Vorazes”). Já em “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)” a criou sozinho.

BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS

Combinando com o tom soturno dado por Nolan a Batman. O inicio de Bruce Wayne (som reflexivo e ao mesmo tempo, poderoso em seu começo como vigilante noturno) em “Batman Begins”, sua ascensão e queda (música vibrante e enérgica por causa da presença do Coringa) em “O Cavaleiro das Trevas” e sua ressurreição (trilha marcial com a criação de um exercito contra o mortal Bane) em “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”.  

BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE

Com este trabalho, Hans Zimmer é o preferido por todos para compor a musica para o reboot do Superman na telona. “O Homem de Aço (2013)”, dirigido por Zack Snyder tem uma música épica e potente marcada pela sincronia nas baterias tocadas por Jason Bonham (sim, o filho do “Bonzo”!), Matt Chamberlain, Sheila E, Josh Freeze, Pharell Williams, Danny Carey, John JR Robinson, Jason Bonham, Satnam Ramgotra, Toss Panos, Jim Keltner, dentre outros.

O HOMEM DE AÇO

Dai um pulo para o filme que junta os dois maiores heróis da DC Comics, “Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça (2016)”. Aqui Zimmer se alia ao DJ e músico Junkie XL (que fez a trilha vibrante e apocalíptica de “Mad Max: A Estrada da Fúria, 2015”) para juntos mesclarem a musicalidade de cada um. Uma trilha forte, marcante e épica em todos os sentidos.

BATMAN vs. SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇA

Antes disso, ele formou o grupo “The Magnificent Six”com o guitar hero Johnny Marr, o rap dos milhões Pharrell Williams, Junkie XL, Michael Einziger, Andrew Kawczynski e Steve Mazzaro. Para juntos fazer a grandiosa trilha de “O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014)”.

O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA 2: A AMEAÇA DE ELECTRO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Millie Bobby Brown é "ENOLA HOLMES (Netflix)"

Sherlock Holmes é um dos personagens da literatura mais adaptados, tanto no cinema quanto na televisão. O mítico ator Peter Cushing imortalizou o personagem e mais tarde o Homem de Ferro Robert Downey Jr. assumiu o cachimbo e o violino nos filmes “ Sherlock Holmes (2009)” e “ Sherlock Holmes: Jogo de Sombras (2011)”. Junto a ele, antes de se tornar o mago Doutor Estranho do UCM, Benedict Cumberbatch interpretou Holmes na serie britânica “ Sherlock (2010 a 2017)”.  Inclusive houve uma versão para os dias de hoje com o seriado “ Elementary (2012 a 2019)” com Jonny Lee Miller (o Sick Boy de “ Trainspotting: Sem Limites , 1996”) no papel.  Agora chegou a vez do Homem de Aço Henry Cavill dar a graça como o detetive mais perspicaz e inteligente do planeta.  Só que desta vez ele não é o principal. No caso, sua irmã mais nova Enola. Feita por Millie Bobby Brown , a Eleven da série Netflix “ Stranger Things (desde 2016)”. Onde ela retoma a parceria com o canal das redes socia...

O Provocativo "TITANE"

O cinema francês sempre surpreende, com obras que nos fazem refletir sobre a condição humana. Seja com François Truffault ou movimento Novelle Vague com Jean Luc Goddard, trouxeram um novo olhar sobre o que é ser uma pessoa na sociedade que vivemos. Estamos falando dos anos 60 e 70, onde tivemos uma revolução cinematográfica tanto no velho continente como nas Américas. Agora no século XXI, uma nova geração formada por Julia Ducournau com sua perspectiva sobre a humanidade em “ Titane (2021) ”. Ela se destacou no primeiro trabalho “ Grave ” em 2016, onde temos uma jovem estudante de medicina interessada em canibalismo.  Agora com “ Titane ”, Ducournau nos traz a pequena Alexia em viagem com pai e por distrai-lo, sofrem um acidente de carro.  Ela bateu a cabeça e precisou de uma cirurgia de emergência para colocar titânio para reconstruir seu crânio. Ganhando uma bela cicatriz acima da orelha. Após passar por uma longa recuperação, ao ver o carro que quase a matou, ela simples...