Pular para o conteúdo principal

"OSCAR PARA MELHOR FILME ESTRANGEIRO"


A cerimonia do Oscar será no próximo domingo (28 de fevereiro de 2016), vamos falar sobre os que estão indicados na categoria mencionada no título do post e que estão em cartaz nos melhores cinemas de sua cidade. No caso, a produção franco turca “Cinco Graças (Mustang, 2015)”, o jordaniano “O Lobo do Deserto (Theeb, 2015)”, o colombiano “O Abraço da Serpente(2015)” e o húngaro favorito à estatueta, “O Filho de Saul (Saul Fia, 2015)”.

Cinco Graças” é uma produção conjunta entre França, Alemanha e Turquia. Que mostra cinco irmãs vivendo no vilarejo de Kastamonou ao norte da Turquia. Narrado pela mais nova, Lale. Que encara seu destino de um casamento arranjado como suas irmãs. Após um incidente ocorrido quando voltavam para casa depois da escola. Ao invés de pegarem o ônibus, elas resolvem ir por um atalho pela mata até à praia. No caminho, se encontram com um grupo de meninos.


A avó delas descobre o que ocorreu através de outras pessoas. Já está à espera delas para uma surra, de acordo com os preceitos religiosos é uma ofensa. O tio resolve tranca-las dentro da própria casa. Trocam os jeans e blusinhas por roupas que as cobrem dos pés a cabeça. E ainda são levadas ao médico para ter certeza que sua virgindade está intacta.

Apesar da temática pesada por causa do idealismo, “Cinco Graças” a vê com muito bom humor e ironia de suas interpretes, em especial Lale. Que enxerga ali, um modo de atualizar o assunto com olhar de uma adolescente do século XXI que busca entender o que ocorre ao seu redor.



O Lobo do Deserto” é um filme que discute a relação de dois irmãos. Em meio ao deserto, Theeb e Hussein que trabalham como guias e seguem as regras de sua tribo. Eles levam um oficial inglês a um destino secreto. Numa emboscada feita por mercenários acabou vitimando Hussein.

Há momentos que o filme lembra o clássico “Lawrence da Arábia (1962)”. Tanto que sua linha do tempo remete à sua época, o Império Otomano na província de Hijaz (atualmente Arábia Saudita) no auge da Primeira Guerra Mundial. Mostrando o amadurecimento e o conflito interno de Theeb, o diretor Naji Abu Nowar nos proporciona uma aventura à moda antiga com um ar de conto histórico. Dando uma ideia sobre os costumes beduínos e a tradição dos nômades pelo deserto. Contando com atores amadores e a participação do veterano ator britânico James Fox (“Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)” de Tim Burton).




Abraço da Serpente” é o terceiro trabalho do diretor colombiano Ciro Guerra e conta sobre a amizade do índio Karamakate, o último sobrevivente de sua tribo, com dois cientistas, Theo e Evan, em busca de uma planta medicinal. Muita rara da região colombiana do Amazonas.

Filmado em preto e branco, vemos a relação conflituosa entre eles. Em especial com Theo que mostra pouca cordialidade com outras tribos da região, enquanto tenta se aproximar de Karamate. E este mais velho, com Evan. Apesar da desconfiança, mostra como conseguir a planta.




O Filho de Saul” chegou a ser exibido na última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, agora em circuito comercial, vemos a história do judeu Saul (Géza Röhrig) preso em um campo de concentração nazista e é forçado a trabalhar nas câmeras de gás. Onde as limpa e prepara outros como ele, condenados à morte. E ainda tem recolher seus corpos ao final do procedimento.

Seu cotidiano é acompanhado num plano sequencia feito pelo diretor László Nemes. Onde vemos como o Holocausto afetou a todos e repercute até hoje na mente de quem foi testemunha ocular de seus horrores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...