Pular para o conteúdo principal

"O QUARTO DE JACK"

Casos sobre sequestros de crianças e jovens, que depois são mantidas como prisioneiras por seus raptores, não é um tema muito comum no cinema. Apesar de vermos muitos casos do tipo na Europa e em especial nos Estados Unidos. Com isso dito, baseado no best seller escrito pela autora irlandesa Emma Donoghue, “O Quarto” em 2010. Temos a história do garoto Jack, que acaba de completar cinco anos. Ele vive com a mãe em um pequeno quarto e só consegue enxergar seu exterior através de uma claraboia no teto.


Para ele, o mundo se resume ao quarto. Cumprimentando a cama, o abajur, a pia, o guarda-roupa e por aí vai. A mãe tenta suavizar a situação do melhor modo possível. Ela está aprisionada a mais de sete anos. Foi raptada aos 17 e submetida aos abusos sexuais de seu sequestrador. Daí nasceu Jack. Vendo que o filho está crescendo, diz que o mundo em que vivem é muito maior do que imagina. Jack se choca com a revelação e a contradiz que mentiu o tempo todo.

Mais calmo, começa a indagar sobre como são as coisas lá fora. Fala também seu nome para o filho, Joy. Assim, ela arquiteta um plano para a fuga deles. Jack deve fingir que morreu devido ao frio da estação. Pois o quarto em que moram, ficou sem aquecimento. Joy o enrola num tapete e diz o que fazer quando estiver fora dele (“Furgão. Saia. Salte. Corra. Alguém”). Paralisado por estar fora do quarto e ver o céu azul, sem ser pela claraboia.


Consegue escapar e encontrar uma pessoa que pode ajuda-lo. O sequestrador foge e Jack com o auxilio da polícia vai até casa onde sua mãe está sendo mantida como prisioneira. Juntos novamente. Eles são levados para o hospital da cidade e passam por exames. Até que Joy reencontra com os pais e os apresenta para o neto. Como nunca saiu do “quarto”, Jack está, ao mesmo tempo, assustado e curioso sobre o mundo. Este é a trama básica de “O Quarto de Jack (The Room, 2015)”. Adaptado pela própria Donoghue e com direção de Lenny Abrahamson (do cult movie “Frank, 2014”).


Dai temos o retrato do isolamento sofrido por Joy e Jack. Muito bem personificado por Brie Larson e o pequeno Jacob Tremblay respectivamente. Larson, vinda do mundo das series de TV como “The United States of Tara (2009 a 2011)” e atuando em filmes como “Scott Pilgrim contra o Mundo (2010)” e “Anjos da Lei (2012)”. Aos 26 anos, vemos uma atuação que exibe bem o sentimento de uma menina que perdeu sua juventude, em cativeiro contra a vontade. Quando finalmente livre e com um filho ao seu lado, percebendo que agora é mãe. Também não se adaptando bem ao ambiente que vivera antes. Onde o desespero e a esperança se misturam.


Jabob, é quem dá ritmo à película. Pelos seus olhos vemos como era viver no “quarto” junto ao fascínio e o medo por estar fora dele mais tarde. Uma inocência que dificilmente vemos nos dias de hoje na tela grande do cinema. Como os pais de Joy, Nancy e Robert, temos Joan Allen (a Pamela Landy da franquia Bourne) e William H. Macy (da serie televisiva “Shameless” desde 2011) respectivamente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...