A música sempre fez parte da saga Star Wars. Ela é um dos elementos essenciais para o desenrolar de sua trama. O Criador George Lucas, imaginava as aventuras de Luke Skywalker e seus amigos contra o Império Galáctico, usando peças musicadas por compositores clássicos como Mozart e Beethoven. Temos como referência a maior ficção cientifica de todos os tempos, “2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odissey, 1968)” do mestre Stanley Kubrick. Sua abertura temos “Assim Falou Zarathusta” de Richard Strauss e o passeio espacial com “Danúbio Azul” de Johann Strauss II.
Mas em uma conversa com seu amigo e parceiro cinematográfico Steven Spielberg, Lucas foi convencido a chamar o maestro John Williams para compor a trilha sonora musical de Star Wars. Já que este trabalhou com Spielberg no clássico “Tubarão (1975)”. O resto é história. Dai tivemos a trilogia clássica com temas musicais marcantes como na abertura de todos os filmes com “Star Wars (Main Tittle)”, passando por “Binary Sunset”, “The Imperial March (Darth Vader’s Theme)”, “Yoda and the Force”, dentre outros.
Agora chegou a vez do novo capítulo da saga, “Star Wars: O Despertar da Força (2015)”. Ela já nasceu clássica e antológica, pois nos traz de volta o que sentimos quando vimos pela primeira vez o Star Destroyer invadindo a tela grande do cinema em “Uma Nova Esperança (1977)”. A imponência do Império em “O Império Contra Ataca (1980)”. A graduação de Luke como cavaleiro jedi e a redenção de Darth Vader em “Retorno de Jedi (1983)”.
Sem esquecer da prelogia com “Duel of the Fates” em “A Ameaça Fantasma (1999)”, a luta entre o sith Darth Maul e os jedis Qui-Gon Jinn & Obi Wan. “Across the Stars” de “Ataque dos Clones (2002)”, que marcou o romance entre Anakin & Padme. “Battle of the Heroes” em “Vingança dos Sith (2005)”, a luta entre o bem e o mal travada por Anakin & Obi Wan.
Abrindo os trabalhos com “Main Tittle” junto ao tema “The Attack of Jakku Village”. ma peça potente que introduz o personagem Poe
Dameron e o droide BB-8 em sua missão de encontrar Luke Skywalker. Maisa chegada
da Primeira Ordem com Kylo Ren e a Capitã Phasma. Em “The Scanvenger”, vemos a sucateira Rey dentro de um destroçado
Star Destroyer em seu planeta Jakku.
Com “I Can Fly Anything”, o atormentado stormtrooper Finn salva Poe das mãos de Ren e rumam de volta a Jakku. Em “Rey Meets BB-8”, o titulo da canção já diz tudo. Com “Follow Me”, Rey e Finn se conhecem. Um belo interlúdio com “Rey’s Theme”. “The Falcon” é o fundo musical para uma das melhores sequencias da película, com Rey & Finn a bordo da Millenium Falcon.
Mais um interlúdio, “The Girl with the Staff”. “The Rathtars!”, temos o encontro deles com Han Solo &
Chewie. “Finn’s Confession”, Finn & Rey se despedem. “Maz’s
Counsel”. um vislumbre do passado de Rey. “The Starkiller”,
o nome já diz tudo. “Kylo Ren Arrives at the Battle”, a chegada do
novo cavaleiro sith. “The Abduction” vemos o poder de Kylo. “Han & Leia” voltamos no tempo, traz na
memória o antológico tema “Han Solo and the Princess”.
“March of the Resistance” se equivale à “Imperial
March”, tema forte. Com “Snoke” e um coral formado por 24
vozes masculinas temos a introdução para o Supremo Líder da Primeira Ordem. “On
the Inside”, a invasão por parte de Finn, Han e Chewie à base
Starkiller. Em “Torn Apart”, momento de reflexão do filme. “The
Ways of the Force”, a Força desperta literalmente em Rey. “Scherzo
for X-Wings”, o ataque da Resistência à Starkiller. “Farewell and
the Trip”, Rey em busca de pistas sobre a localização de Luke. “The
Jedi Steps and Finale”, o começo da aventura de Rey na saga.
A trilha composta por John Williams não só um deleite para os fãs. Bem como para aqueles que gostam de música de verdade. Como os grandes compositores clássicos, Williams renova os temas já conhecidos por todos e traz leituras inéditas que marcarão esta nova etapa de Star Wars.
QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ ... SEMPRE
Comentários
Postar um comentário