A música sempre fez parte do mundo do agente do MI6 James Bond,
desde seu tema principal composto por Monty Norman e popularizado com John Barry e sua orquestra. A partir do primeiro filme “O Satânico Dr. No (1962)” em seus incríveis créditos de abertura temos uma
canção para introduzir as aventuras de Bond. A conhecidíssima entrada "gun barrel".
A cantora inglesa Shirley Bassey esteve presente
em três filmes: “007 Contra Goldfinger (Goldfinger,
1964)”, “007: Os Diamantes São Eternos (Diamonds Are
Forever, 1971)” e “007 Contra o Foguete da Morte (Moonraker,
1979)”. E um dado interessante sobre este último. Os
produtores queriam o bom & velho Frank “Blue
Eyes” Sinatra para interpreta-la. Mas por diferenças contratuais,
resolveram trazer de volta Bassey.
Quando Sean Connery foi substituído
por George Lazenby em “007 À Serviço Secreto de sua Majestade (On Her
Majesty’s Secret Service, 1967)”, a canção tema foi “We Have All The Time in the World”, interpretada pelo imortal Louis Armstrong. Tivemos até um Beatle como compositor de
uma trilha musical para James Bond. Na estreia de Roger Moore em “Com 007 Viva & Deixe Morrer (Live & Let Die,
1973)” foi chamado o incansável Paul McCartney para fazer a canção principal de mesmo nome
(indicada ao Oscar daquele ano) e a parte instrumental coube ao produtor e
sexto Beatle, sir George Martin.
A romântica Carly Simon se fez presente com a
balada “Nobody Does it Better” em “007 O Espião que me
Amava (The Spy Who Loved Me, 1977)”, composta por Billy Cannon
em 1959, mas que só foi gravada e lançada bem mais tarde. Nos anos 80, foi
a vez do pop rock do Duran Duran e A-Ha marcarem
presença em “007 Na Mira dos Assassinos (A View to a Kill,
1985)” e “007: Marcado para a Morte (The Living Daylights,
1987)” respectivamente.
E um dado interessante. A cantora Sheena Easton cantou
o tema para “007 Somente para seus Olhos (For Your Eyes Only,
1981)”, composta por Bll Conti & Michel Leeson. O artista gráfico
Maurice Binder (1925 – 1991), responsável pela clássica abertura das películas
de Bond (com exceção de “007 Contra Goldfinger” e “Moscou Contra 007 (From
Russia With Love, 1963)”). Gostou tanto das feições de Easton que
a chamou para participar das filmagens. Sendo a única artista a aparecer de uma
abertura. A canção também foi indicada ao Oscar do mesmo ano.
Nos
anos 90, com Pierce Brosnan no papel, foi a vez das mais belas pernas do
rock Tina Turner ser a interprete de um tema para Bond em “007
Contra GoldenEye (GoldenEye, 1995)”. Composta pela dupla dinâmica do U2, Bono & The Edge.
Em “007 O Mundo Não É O Bastante (The World is not Enough,
1999)” e “007 Um Novo Dia para Morrer (Die Another Day,
2002)” tivemos o rock eletrônico do Garbage e a rainha do
Pop Madonna respectivamente.
Com Daniel Craig assumindo o papel, houve uma mescla com o que há de melhor no rock e o pop atual mais o estilo musical que marcou os anos 60 e 70. O grunge Chris Cornell em “You Know My Name” para estreia de Craig em “007 Cassino Royale (Casino Royale, 2006)”; o incansável Jack White e a soul gilrl Alicia Keys com “Another Way to Die” para “007 Quantum of Solace (2008)”; a britânica Adele com “Skyfall (indicada ao Oscar, desde 1982 com "For Your Eyes Only",uma canção não era nomeada)” em “007: Operação Skyfall (Skyfall, 2012)” e Sam Smith (que esteve na última edição do Rock in Rio Brasil) com “Writing’s on the Wall” para “007 Contra Spectre (Spectre, 2015)”.
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