Pular para o conteúdo principal

"IRON MAIDEN, THE BOOK OF SOULS"


Muito se falou sobre o futuro da principal banda do cenário heavy metal atual. Estamos falando do Iron Maiden. Desde o termino de suas atividades após a última turnê que incluiu passagem em nosso país tupiniquim ou o diagnostico de Bruce Dickinson com dois tumores cancerígenos na garganta. Ao final da turnê, na verdade a banda entrou em estúdio para gravar seu mais novo álbum, “The Book of Souls (2015)”. Com um intervalo de cinco anos desde “The Final Frontier (2010)”, o grupo realizou duas grandes excursões ao redor do globo, a “The Final Frontier World Tour (2010 a 2011)” e temática “Maiden England World Tour (2012 a 2014)”. 


Em meio ao tratamento de Bruce, o grupo foi gravando as canções que fariam parte do disco. Dai tivemos a noticia mais aguardado por todos. O anuncio que ele estava curado da doença. E pronto para partir em uma nova aventura com o Iron Maiden pilotando o avião da banda, o Ed Force One.

Assim chegamos a “The Book of Souls”. Mostrando que a donzela de ferro tem muita lenha para queimar, nos trazendo um dos seus melhores álbuns.  Musicalmente sentimos que eles adicionaram uma atmosfera maia (arte e conceito do disco). Bruce se tornou seu principal compositor, sendo responsável pelas excelentes canções que abre (“If Eternity Should Fall”) e fecha (“Empire of the Clouds”).  


A pegada progressiva está mais em evidencia, ouvida em “Brave New World (2000)”; “Dance of Death (2003)”; “A Matter of Life & Death (2006)” e “The Final Frontier (2010)”. O acréscimo de uma orquestra em determinadas faixas e sons mais acústicos como a introdução de piano tocada pelo próprio Bruce em “Empire of the Clouds”. Indicam um novo direcionamento musical para o Iron Maiden. “The Book of Souls” foi dividido em dois discos devido à duração de suas faixas.

IF ETERNITY SHOULD FALL: Primeira grande (em todos os sentidos) canção do álbum. Composta inicialmente para o trabalho solo de Bruce. Ela foi aproveitada, pois sua temática combinou com a proposta do disco. Climática, num crescendo com a banda e a potencia sonora característica. O contrabaixo pulsante de Steve Harris se fazendo presente.


SPEED OF LIGHT: Primeiro single. Canção direta. Som nu e cru. Segue a linha de “The Wicker Man” e “Different World”. 


THE GREAT UNKNOWN: Canção metal padrão. Referência direta de “Brave New World” e “A Matter of Life & Death”.

THE RED AND THE BLACK: Com introdução do contrabaixo acústico de Steve Harris. A única composta por ele somente. A canção mostra porque Harris é um dos maiores compositores do estilo. Mesclando com perfeição, peso e harmonia. 


WHEN THE RIVER RUNS DEEP: Heavy metal padrão de qualidade Iron Maiden.

THE BOOK OF SOULS: Canção que dá nome ao álbum. Simplesmente épica. Bela introdução acústica que dá a deixa para o já conhecido duelo de guitarras pelo trio formado por Adrian Smith, Dave Murray & Janick Gers. E destacando o trabalho de Nicko McBrain nas peles da sua bateria.

DEATH or GLORY: O peso está de volta. Canção prima de “Revelations” e “Flight of Icarus”.


SHADOWS OF THE VALLEY: Apesar da introdução a lá “Wasted Years”, não é sua segunda parte. Composta por Gers & Harris. Ela segue uma linha musical que lembra “Brave New World”. 

TEARS OF A CLOWN: Composta em homenagem ao comediante Robin Williams, nas palavras de Bruce. Uma quase balada com toques de hard rock. Um belo tributo. Composição de Adrian Smith & Steve Harris.

THE MAN OF SORROWS: Apesar do título, não é a canção composta por Bruce em sua carreira solo. Na verdade, ela é de Dave Murray com Steve Harris. Uma balada na sua essência.

EMPIRE OF THE CLOUDS: Agora o épico composto por Bruce. A canção mais longa do repertorio IM. São 18 minutos de deleite musical. É diferente de tudo o que a banda já registrou anteriormente.  Começa ao piano, vêm às cordas e aos poucos Adrian, Steve, Dave, Janick & Nicko se fazem presentes. Em “Powerslave (1985)”, tivemos “Rime of the Ancient Mariner” de Steve Harris. Agora chegou a vez de Dickinson se mostrar um compositor de mão cheia.  Peso e  harmonia na medida certa. 

O saldo final é extremante positivo. Onde temos o Iron Maiden em sua plena forma musical. Bruce, apesar do tratamento da garganta, manteve sua performance vocal. A coesão e aprimoramento de Steve, Dave, Adrian, Janick & Nicko como banda simplesmente beira à perfeição.

PREÇO SUGERIDO: A partir de R$ 44,90

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...