Pular para o conteúdo principal

"TUBARÃO por PETER BENCHLEY"

O mercado literário brasileiro está agitado, em especial, para aqueles que fazem parte da cultura geek. Ou mais especificamente, os nerds de plantão. Nos últimos anos, surgiram editoras como a DarkSide Books e a Aleph. A última vem chamando atenção por lançar livros referentes ao Universo Expandido da saga espacial mais conhecida da sétima arte, Star Wars. 

Já discutimos sobre estes lançamentos, agora vamos falar sobre o livro que originou um dos maiores sucessos do cinema, bem como o surgimento do termo “blockbuster”. Traduzindo filmes arrasa-quarteirão. Sendo a maior bilheteria do ano de 1975 com 478 milhões de dólares e o reconhecimento mundial de Steven Spielberg como cineasta.


No caso, o romance “Tubarão (Jaws, 1974)” escrito pelo nova-yorquino Peter Benchley. Onde temos a pacata cidade litorânea Amity, um balneário de Long Island (Nova York). Tem sua rotina quebrada com o ataque de um enorme tubarão branco em suas praias. Fazendo com que as autoridades junto ao xerife local, Martin Brody, tomem uma atitude a respeitos. É temporada de verão em Amity. A economia local cresce e os rendimentos sustentam a cidade por um ano até a próxima estação. Com isso, Martin precisa manter as aparências e ao mesmo tempo, proteger a todos. 

Enquanto isso, somos apresentados a subtramas de outros personagens da história, que querem manter em segredo a presença do tubarão e ainda lucrarem com a situação. Benchley relata com exatidão os ataques da fera. O que pode causar um certo incômodo ao leitor, pois cada vítima tem seus membros dilacerados de um modo bem descritivo. O crescente suspense do livro (como no filme, pouco se fala sobre o tubarão em si) consegue prender a atenção.


Um bom exemplo disso é quando um banhista é atacado por ele no mar. Com Brody, jornalistas e turistas discutindo sobre o ocorrido. Isto foi adaptado para tela grande, com Brody conversando com a esposa na praia e testemunhando o ataque do tubarão a um garoto em sua boia em meio à água. Como todo bom romance, temos umas quebras em seu ritmo. Mostrando a vida pessoal de Brody, a esposa insatisfeita com a situação.  Ela o trai com um cara chamado Hooper.

Junto a isso, o envolvimento do perfeito de Amity com a Máfia, onde esta quer a resolução imediata do problema senão a cidade sofrerá as consequências econômicas e morais pela demora. Enquanto isso, Brody é obrigado a se aliar a Hooper para embarcar no pesqueiro de Quint. Um experiente lobo do mar com passado obscuro. Eles juntos vão em alto mar para combater o tubarão, sem saber se todos retornaram vivos da empreitada.


Podemos dizer que o livro é dividido em três partes. A primeira, uma história de terror; a segunda, o drama familiar e a crise matrimonial e a terceira, o desfecho épico com a luta de três homens contra uma fera descomunal vinda da natureza. “Tubarão” foi o primeiro livro de Benchley e se tornou um best seller mundial.

Seus direitos de filmagem foram comprados pelos produtores Richard D. Zanuck & David Brown e ganhou a tela grande em junho de 1975. A DarkSide lançou duas versões do livro. Em capa dura com o clássico pôster do filme. E outra com sobrecapa; a foto estampada da boca do tubarão, contendo fotos da película e as bordas das páginas em vermelho. Junto as duas, um marca pagina em formato de barbatana de tubarão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Simplemente "TINA"

O que pode ser dito sobre Tina Turner ? Conhecida como a Rainha do Rock e a dona das mais belas pernas do mundo da musica. Hoje aos 81 anos, não faz mais shows como antigamente. Aproveita a aposentadoria para cuidar da sua saúde. Após sofrer um derrame, vencer o câncer e uma insuficiência renal onde precisou se submeter a um transplante em 2017. Sobreviver e lutar pela vida faz parte do dicionário pessoal de Tina.  Desde o casamento abusivo com Ike Turner e a traumática separação, onde precisou começar do zero sua carreira. Ainda tendo que lidar com  o preconceito da indústria fonográfica, que não acreditava no seu talento sem a presença de Ike. Na época, tinha 39 anos.  Comprovado em 1984 com o sucesso mundial do disco “ Private Dancer ”. Dai sua carreira deslanchou de vez, consolidada com o tema musical composta para “ Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985)”, “ We Don’t Need Another Hero ( Thunderdome )”. Onde inclusive atuou fazendo a vilã da película, Auntie Enity....