Pular para o conteúdo principal

O Conto Scifi + Aventura "JURASSIC PARK" de MICHAEL CRICHTON

Você está dentro da sala de cinema, sente um temor ao seu redor e o medo crescente pelo desconhecido. E de repente, surge um Tiranossauro Rex na tela para o espanto de todos, devorando um cordeiro. É assim que somos apresentados ao mundo dos dinossauros de Steven Spielberg em “Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros” em 1993. Baseado no romance homônimo escrito pelo norte americano e medico formado Michael Crichton. O livro foi lançado em 1990. Spielberg se encantou com o que leu e já adquiriu os direitos de filmagem. Eles eram amigos pessoais. Crichton veio a falecer em 04 de novembro de 2008, devido a um câncer. A Editora Aleph nos brindou com uma edição luxuosa em capa dura e suas bordas em vermelho.





Segue abaixo uma breve sinopse do livro:

Uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos foi descoberta. Finalmente, uma das maiores fantasias da mente humana, algo que parecia impossível, tornou-se realidade. Agora, criaturas extintas há eras podem ser vistas de perto, para o fascínio e o encantamento do público. Até que algo sai do controle. Em Jurassic Park, escrito em 1990 por Michael Crichton, questões de bioética e a teoria do caos funcionam como pano de fundo para uma trama de aventura e luta pela sobrevivência. O livro inspirou o filme homônimo de 1993, dirigido por Steven Spielberg, uma das maiores bilheterias do cinema de todos os tempos”.


Crichton com seus conhecimentos em medicina e fascínio por genética. Entramos em um mundo fantástico onde cientistas conseguem recriar o DNA de um dinossauro através de um pernilongo fossilizado num cristal (âmbar). Bem detalhado, essas experiências saltam das páginas do livro com as formulas e cálculos de como chegar a exatidão de cada espécie jurássica. Por exemplo, o já citado T-Rex, os temíveis Velociraptores e os Branquiossauros. A história básica, você já conhece. O magnata John Hammond financia o laboratório InGen para a criação dos dinossauros em uma ilha fictícia chamada Nublar, próxima à Costa Rica e a construção de um parque temático. Para endossa-lo, precisa da avaliação do paleontólogo Alan Grant e sua parceira, a paleobotânica Ellie Sattler. Junto a eles, temos o matemático Ian Malcolm, especialista na Teoria do Caos.


Para encontra-los no centro de controle da ilha, os netos de John Tim e Lex. Com uma narrativa ágil e bem descrita, Crichton traz o T-Rex próximo do leitor como Spielberg bem fez no primeiro filme da saga. Destacando seus personagens em especial, Grant e Malcolm. Ellie tem uma presença maior no romance que na película. Onde seu personagem é cheio de humor e sarcasmo. Enquanto no filme, os Velociraptores são os vilões. No livro, quem dá as cartas é o T-Rex.

E já dando uma ideia de continuação. Escrito por Crichton e chamado “O Mundo Perdido”, lançado em 1995. A Aleph ainda não pronunciou sobre seu lançamento. Trazendo como bônus, uma entrevista de Michael Crichton para a revista Cinefantastique em 1993, na época do lançamento do filme. Mais um posfácio escrito por Marcelo Hessel do site Omelete. Que tem causado certa polêmica entre fãs da saga, por suas palavras contundentes sobre a mesma.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...