Pular para o conteúdo principal

A LITERATURA NA SÉTIMA ARTE


É muito comum desde o inicio dos tempos em se falando de arte, a adaptação de romances de sucesso para a tela grande do cinema. Em casos mais recentes, temos a saga do Anel, O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien e a do mago adolescente Harry Potter de JK Rowling. Ou os romances agua com açúcar de Nicolas Sparks como “Diário de uma Paixão (2004)”, “Querido John (2007)” e “O Melhor de Mim (2014)”.


HARRY POTTER

SAGA CREPÚSCULO: AMANHECER PARTE 1

SAGA CREPÚSCULO: AMANHECER PARTE 2


Junto a isso, temos a saga "Crepúsculo" escrita por Stephenie Meyer, estrelada por Kristen Stewart e Robert Pattinson. E aproveitando o filão temos os romances voltados para o público infanto-juvenil com as series Divergente de Veronica Roth e Jogos Vorazes de Suzanne Collins. A primeira com apenas 26 anos em sua primeira aventura como escritora e a segunda, uma experiente autora de ficção cientifica.


Segue abaixo o que falamos sobre as duas franquias de sucesso no cinema.


DIVERGENTE
I
NSURGENTE

JOGOS VORAZES

JOGOS VORAZES: EM CHAMAS

JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA PARTE I

Com o êxito das duas empreitadas, os produtores em Hollywood correram atrás de outros sucessos literários como a serie Ender’s Game, sendo um das precursoras. Pois, foi originalmente escrita como conto na revista Analogic Science Fiction & Fact em 1977 e lançada como série em 1985 pelo autor norte americano Orson Scott Card. No final de 2013, ela ganhou uma versão para o cinema estrelada pelo eterno Han Solo Harrison Ford e como Ender temos Asa Butterfield de “A Invenção de Hugo Cabret (2012)”. Se chamou “O Jogo do Exterminador” com direção de Gavin Hood (“X-Men Origens: Wolverine, 2009”). 

ENDER’S GAME: O JOGO DO EXTERMINADOR

As escritoras Kami Garcia e Margaret Stohl tiveram as histórias da jovem bruxa Luna Duchannes e sua paixão avassaladora pelo mortal Ethan na serie iniciada com “Beautiful Creatures (2009)” e levada para o cinema em 2011 com o nome de “Dezesseis Luas”.

DEZESSEIS LUAS

Ainda em 2013, tivemos a adaptação de “Instrumentos Mortais” da autora Classandra Clare, onde o primeiro livro “Cidade de Ossos (2007)” foi levado para a telona. Inicialmente como uma trilogia literária, devido ao seu sucesso ganhou uma segunda. O filme em questão foi estrelado por Lily Collins (filho do líder do grupo de rock progressivo Genesis Phil Collins), Jonathan Rhys Meyers (“The Tudors, 2007 a 2010”) e Lena Headey (a Cersei Lannister de “Game of Thrones, 2011 até hoje”).

OS INSTRUMENTOS MORTAIS

No ano passado, tivemos a ficção cientifica “O Doador de Memórias (1993)” escrito por Lois Loury e com os direitos de adquiridos pelo cowboy Jeff Bridges (Oscar de Melhor Ator por “Coração Louco, 2009”). Temos em um futuro distante e o mundo devastado por uma guerra nuclear, a sociedade vive uma realidade utópica onde pessoas tem suas profissões pré-determinadas em um cerimonial ao atingirem à puberdade. Ao mesmo tempo é escolhido um jovem que substituirá o doador do título.

DOADOR DE MEMÓRIAS

E em setembro de 2014, tivemos a adaptação da saga “Maze Runner: Correr ou Morrer”. Com a história do jovem Thomas preso em um desfiladeiro rodeado por um labirinto que muda de acordo com o ambiente. Escrita por James Dashner, que logo vendeu os direitos de filmagem para 20th Century Fox assim que saiu o primeiro volume em 2009. Que conta atualmente no seu sexto livro. Esta franquia será discutida futuramente.


MAZER RUNNER: CORRER OU MORRER

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...