Pular para o conteúdo principal

"FOXCATCHER", Uma História Real


No final dos anos 80, mais precisamente em 1988, os Estados Unidos foram abalados com uma história, no mínimo, assustadora. Um industrial vindo de uma família abastada que lucrou com a guerra civil americana com a venda de munição e consolidou sua fortuna através da indústria química.


Estamos falando de John Du Pont, magnata que apoiava e nutria uma paixão por esportes, em especial, pela luta greco-romana. Onde abriu um centro de treinamento, no local que dá nome à película, “Foxcacher: A História que Abalou o Mundo (Foxcatcher, 2014)”. Conhecido também pela sua excentricidade, Du Pont cometeu um ato de loucura e assassina um dos lutadores do centro, o medalhista olímpico Mark Schultz.


Este é o mote do mais recente trabalho de Bennett Miller (“Capote, 2005” e “Moneyball: O Homem que Mudou o Jogo, 2011”) com o comediante Steve Carell encarnando Du Pont e o novo galã do cinema atual Channing Tatum é Schultz. E junto a eles temos o incrível Hulk Mark Ruffalo como irmão de Mark, o também medalhista David Schultz. Sendo também seu treinador.


O filme foca na relação de Du Pont e Mark. Em uma iniciativa própria, ele decide abrir o centro de treinamento na propriedade da família e procura a ajuda de Mark, campeão em 1984 e desde então em decadência, para seleção de candidatos e assim conquistar a medalha de ouro nos próximos jogos olímpicos de Seul. Enxergando no convite de Du Pont, uma chance de se reerguer no esporte.


Aos poucos, a relação entre eles se mostra opressiva. Onde Mark vê seus ideais sendo esmagados pela personalidade de DuPont, que tem o desejo pessoal de firmar no esporte como um grande empreendedor.


Da amizade para um doentio jogo psicológico entre eles. Com a troca de olhares e ofensas que chega a um nível inimaginável. Mesmo com Dave tentando apaziguar a situação. Assim rola trama de “Foxcatcher”, onde o diretor Bennett Miller tenta mostrar até onde a obsessão norte-americana pode chegar. O sucesso a qualquer preço. Não importando o quanto pode prejudicar o individuo. Ao mesmo tempo, certo narcisismo dos envolvidos com cada passo conquistado.


A interpretação do trio é o que mais impressiona. Com Carell, apesar da pesada maquiagem, encarna seu DuPont de modo convincente. Dando a noção exata de como seu personagem era uma pessoa dotada de certos desvios psicóticos.  Já Tatum, fora a desenvoltura física como lutador, seu desempenho dramática exibe toda a truculência e o sentimento de raiva de Mark pelo momento vivido. Ruffalo, competente como sempre, o ponto de referencia e equilíbrio do irmão, destacando também sua boa forma física.


Foxcatcher” conta com a participação mais que especial de uma das damas do cinema mundial, Vanessa Redgrave. Como Jean, a matriarca da Dinastia DuPont, uma forte influencia na vida do filho John.  E a sempre bela Sienna Miller como Nancy, a esposa de David.


A película conseguiu quatro indicações ao Oscar deste ano para Melhor Diretor (Bennett Miller), Melhor Ator (Steve Carell), Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo) e Melhor Maquiagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

O Provocativo "TITANE"

O cinema francês sempre surpreende, com obras que nos fazem refletir sobre a condição humana. Seja com François Truffault ou movimento Novelle Vague com Jean Luc Goddard, trouxeram um novo olhar sobre o que é ser uma pessoa na sociedade que vivemos. Estamos falando dos anos 60 e 70, onde tivemos uma revolução cinematográfica tanto no velho continente como nas Américas. Agora no século XXI, uma nova geração formada por Julia Ducournau com sua perspectiva sobre a humanidade em “ Titane (2021) ”. Ela se destacou no primeiro trabalho “ Grave ” em 2016, onde temos uma jovem estudante de medicina interessada em canibalismo.  Agora com “ Titane ”, Ducournau nos traz a pequena Alexia em viagem com pai e por distrai-lo, sofrem um acidente de carro.  Ela bateu a cabeça e precisou de uma cirurgia de emergência para colocar titânio para reconstruir seu crânio. Ganhando uma bela cicatriz acima da orelha. Após passar por uma longa recuperação, ao ver o carro que quase a matou, ela simples...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...