Pular para o conteúdo principal

AS RELAÇÕES ENTRE "HOMENS, MULHERES & FILHOS" NAS REDES SOCIAIS


Estamos no século XXI, totalmente conectados. Seja com simples celulares e /ou smartphones, passando por tablets e chegando a computadores de última geração, seja para uso domestico ou profissional. Atualmente não há mais a famosa interação entre pessoas, isso praticamente não existe mais.

Manda-se uma mensagem via torpedo, e mais comumente via whatapp. Ou mesmo postar uma foto no facebook ou instagram. A velocidade com que a informação chega para a sociedade, chega próximo a da luz. Ou até mais rápido.


Com isso em mente, temos o romance escrito por Chad Kultgen, “Homens, Mulheres & Filhos (2011)”. Sendo adaptado para o cinema por Eric Cressida Wilson e Jason Reitman, sendo dirigido pelo último. Que chamou atenção do grande público com o drama juvenil “June (2007)”, a comedia “Amor Sem Escalas (2009)” e mais recentemente com o romance “Reféns de uma Paixão (2013)”.

Agora ele nos traz um filme que discute como as pessoas se relacionam no mundo virtual e literalmente nas nuvens das redes sociais. Estrelado por Adam Sandler (da franquia “Gente Grande”), Rosemarie DeWitt (“A Terra Prometida, 2012”), Jennifer Garner (“Clube de Compras Dallas, 2013”), Kaitlyn Dever e novo queridinho da América, Ansel Elgort de “A Culpa é nas Estrelas (2014)”.


Aqui vemos o casal Don e Helen Truby, formado por Sandler e DeWitt respectivamente, vive uma crise conjugal. Não conseguem mais se relacionar sexualmente e pela internet encontram pessoas para despertar o apetite por sexo. Já Engort é Tim Mooney, astro do futebol da escola que largou o esporte para jogar Guild Wars pelo computador. E triste pela separação dos pais, onde sua mãe literalmente abandonou a família. E seu pai Kent (Dean Norris, o policial Hank da serie de TV “Breaking Bad”), tenta ser reerguer amorosamente ao conhecer Joan Clint (Judy Geer, “O Confronto no Planeta dos Macacos, 2014”).


Onde esta tira fotos sexys da filha adolescente Hannah (Olivia Crocicchia) para transforma-la em uma estrela mundialmente conhecida no site criado exclusivamente criado para ela.  Ao mesmo tempo, Hannah se relaciona com o filho dos Truby, Chris (Travis Tope). Do outro lado, temos Alison Dodd (Elena Kampouris) que sofre de bulimia e tem uma paixão não correspondida por Brandon Lender (Will Peltz). Aqui temos um assunto pouco abordado no cinema, a mania das adolescentes norte-americanas em não engordar.


E o embate entre a mãe Patricia (Garner) e a filha Brandy Beltmeyer (Dever), onde a primeira controla todos os acessos e mensagens da segunda pelas redes sociais. Assim rola a trama básica de “Homens, Mulheres & Filhos”.  Com a garotada atenta a tudo o que rola na net e com uma noção distorcida de como se tornar uma pessoa famosa. Este segundo tópico se deve há influencia errônea dos pais sobre o assunto, em especial na relação de Joan com a filha Hanna.


O quanto os pais podem controlam o que os filhos acessam ou não nas redes sociais. Como também, estamos todos presos a ela, não conseguindo se desvincular, nem que seja por um segundo. Para uma consulta sobre determinado assunto, ou para ficar ligado 24 horas.

Reitman usa inteligentemente uma metáfora sobre isso. Mesmo que tenhamos um milhão de amigos e / ou seguidores (seja no Facebook, Twitter, Instagram), o sentimento de solidão sempre será constante. Isso reflete no personagem de Engort que se isola de tudo e de todos com o sumiço da mãe. O conto de Carl Sagan, “O Pálido Ponto Azul” é sua referencia pessoal. Ele fala sobre o quanto somos pequenos diante do tamanho do universo. E o que fazemos, seja relevante ou não, pode ter uma importância enorme em nossas vidas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...