Aproveitando a vinda recente do eterno Beatle, sir Paul McCartney, em nossa terra brasilis. Temos nas melhores lojas do
ramo, um tributo musical pela sua excepcional carreira. Seja com os Beatles, os
Wings e solo, ao lado da eterna esposa Linda. Lá vemos e ouvimos uma gama de artistas
dos mais variados estilos. Desde o cowboy Willie Nelson, os cool
jazz Corinne Bayley Rae e Jamie Cullum passando
pelos contemporâneos Yusuf Islam (antes conhecido como Cat
Stevens), Barry Gibb (Bee Gees), Brian Wilson (The
Beach Boys), Roger Daltrey (The Who), o guitarrista Steve
Miller e o mítico poeta Bob Dylan. Chegando até os
bluesman B.B. King e Dr. John, o red rocker Sammy
Hagar (Montrose, Van Halen), Kiss, o rock show horror
man Alice Cooper, Def Leppard, Heart, Billy
Joel e os góticos do The Cure.
A ideia do tributo veio do produtor Ralph Sall que desde 2003, levou a empreitada adiante. Onde disse: “Eu nunca achei que isso fosse levar 10 anos”. Com o nome de “The Art of McCartney” e lançado no último mês de novembro, conta com 34 canções. Sua maior surpresa foi Dylan. Que dificilmente participa desse tipo de projeto, respondeu que sim e escolheu “Things We Said Today” dos Beatles. Sall falou a respeito: “Fiquei surpreso que ele resolveu participar. Essa não é a canção que eu teria escolhido, mas certamente combinou com ele”. Willie Nelson gravou “Yesterday” e disse “Eu a gravei assim que ela foi lançada. Tinha uma banda em Fort Worth e disse para o público: ‘Aqui vai uma música ótima que ouvi de um grupinho country chamado Os Beatles’. Eu acho que McCartney é simplesmente um dos melhores compositores que existe.”
Sall fez questão de escolher o músico e / ou o grupo com a canção que combinasse com seu estilo musical. Por exemplo, “Helen Wheels” e “Hi Hi Hi” gravadas em “Band on the Run (1972)”, aqui ganham uma versão hard rock do Def Leppard e de seu vocalista Joe Elliott respectivamente. Já a faixa título tem como interprete as irmãs Wilson do grupo Heart. Não fugindo muito de suas versões originais. E o medley “Venus & Mars / Rock Show” com Paul Stanley & Gene Simmons tem a máscara musical do Kiss.
Em algumas canções, a banda de apoio é o pessoal que acompanha sir Paul nos shows: Rusty Anderson nas guitarras e violões; Brian Ray no contrabaixo, guitarra e violão; Paul “Wix” Wickens nos teclados e Abe Laboriel Jr. na bateria e percussão. O saldo final é positivo. Mostrando que o legado musical de McCartney é eterno. Ao mesmo tempo, atual. Sendo influente para artistas como Owl City (“Listen to the Man Said”), Perry Farrell (“Got to Get You Into My Life”), Dion (“Drive My Car”), The Cure (acompanhados pelo filho de Paul, James, em "Hello Goodbye") e The Airborne Toxic Event (“No More Lonely Nights”).
Comentários
Postar um comentário